Início / Dicas / 7 vinícolas chilenas para degustação de vinhos

7 vinícolas chilenas para degustação de vinhos

Quem viaja para o Chile não pode deixar de conhecer ao menos uma das inúmeras vinícolas perto de Santiago. Aliás, visitar um vinícola em Santiago é um tour quase que obrigatório no país andino, ao menos para os maiores de idade, visto que os roteiros não são permitidos para crianças.

Leia também: Melhores vinícolas em Santa Catarina

Melhores vinícolas perto de Santiago

Há ao menos 7 vinícolas perto de Santiago interessantes para visitar na região próxima da capital chilena. Recentemente visitamos uma delas, a Undurraga, uma das mais antigas vinícolas nos arredores da cidade de Santiago (Chile).

Concha Y Toro (Pirque)

Sem dúvida, uma das vinícolas perto de Santiago mais conhecidas por brasileiros muito por conta do vinho Casillero del Diablo, bastante vendido nos supermercados e casas de vinhos no Brasil.

Aliás, visitar a vinícola Concha Y Toro é muito fácil e vale a pena! O Concha y Toro Resort fica localizado na região de Pirque, a apenas uma hora do centro de Santiago.

Como chegar? Para visitar a vinícola Concha Y Toro basta pegar a linha azul do metrô de Santiago, descer na estação de Las Mercedes, e de lá, pegar um táxi (3.000 pesos) ou um ônibus (500 pesos), sendo muito fácil o trajeto por conta própria, utilizando transporte público metro + ônibus ou táxi.

O próprio site da vinícola dá dicas de como chegar lá!

Para terem uma ideia, o roteiro feito com a Turistik sai por 29.000 pesos chilenos, incluindo a entrada na fazenda. Já, fazendo o tour por conta própria, você irá gastar de 9.500 a 12.000 pesos chilenos. (A entrada na vinícola custa 9.000 pesos).

Santa Rita (Maipo)

Uma outra vinícola próxima de Santiago, localizada na mesma região do Valle del Maipo, a Viña Santa Rita fica pertinho da Concha Y Toro, sendo possível fazer o roteiro em seguida. Ao visitar esta vinícola no Chile, você saberá mais sobre a história da “Bodega 1”.

Como chegar?  Siga as mesmas dicas de direção e transporte dadas acima. A agência de turismo Turistik oferece o tour Concha Y Toro + Santa Rita por 49.000 pesos chilenos.

No entanto, você consegue fazer o tour de ambas por menos de 25 mil pesos utilizando o metrô + ônibus ou táxi. Dessa forma, fazer o roteiro por conta, utilizando metrô + ônibus ou táxi fica bem mais barato. Atente-se apenas em agendar a sua visita com antecedência.

Faça a reserva no site da Viña Santa Rita.

Undurraga (Maipo)

Foi a vinícola perto de Santiago que decidi visitar quando estive na cidade. Aliás, acho bem melhor conhecer vinícolas mais tradicionais para fugir dos brasileiros que costumam visitar no Chile a Concha Y Toro.

A melhor época para visitar é entre fevereiro e março, quando as viñas estão carregadas. Visitar em abril é legal, você pode até provar as uvas.

Leia também: Visita à vinícola Undurraga em Santiago, Chile

Montes (Colchagua)

Assim como Valle del Maipo, o Valle Colchagua concentra boa produção de vinho chileno também. Há diversas vinícolas nessa região, localizada a 180 km de distância de Santiago, um destaque fica por conta da Viña Montes. Assim, a vinícola Montes foi a pioneira na produção de vinhos premium no Chile. Aliás, Montes é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos vinhos que produz.

Como chegar? Depende do seu roteiro pelo Chile. Para quem pretende conhecer Colchagua, visitando não apenas a Montes, mas outras vinícolas do vale próximas de Santiago, acredito que a melhor forma de chegar lá é alugar um carro para ir e ficar alguns dias fazendo a rota dos vinhos de Colchagua com mais tranquilidade.

Por fim, outra opção é fazer o passeio em excursão ao valor de 85.000 pesos por pessoa com a Turistik. A duração da rota do vinho de Colchagua é de aproximadamente 12 horas.

Para fazer a reserva para ir por conta, acesse o site da Viña Montes.

Santa Cruz (Colchaga)

Uma vinícola perto de Santiago que atrai muitos turistas em Colchagua por conta do teleférico que leva o viajantes ver do alto as plantações de uvas e deliciar-se com o enoturismo.

Como chegar? Segue a mesma dica dada acima.

Portanto, caso opte por passar alguns dias em Colchagua, não deixe de visitar também o Museu de Colchagua, um dos melhores museus privados do mundo.

Emiliana (Casablanca)

A Emiliana é uma vinícola relativamente nova. Contudo, em 1.990 seus fundadores começaram a perceber as mudanças no mercado de vinhos e criaram uma produção 100% orgânica com a ideia de ser uma das melhores vinícolas do mundo com este produto.

Os vinhos Emiliana são de qualidade e ainda preservam a natureza. Aliás, a vinícola possui diversos rótulos premiados e com reconhecimento nacional e internacional. A Emiliana possui vinhedos em diversas regiões do Chile. Vale a pena visitar a vinícola em Casablanca.

Sem dúvida, Casablanca é o vale mais importante para uvas brancas. A composição dos solos altamente permeáveis e principalmente franco-arenoso com pouca matéria orgânica e a influência das brisas marinhas da costa do Pacífico geram um vinho sauvignon Blanc excelente para quem gosta de vinhos aromáticos e de sabor delicado.

Como chegar? Siga as dicas de alugar um carro se pretende conhecer outras vinícolas próximas de Santiago, como na cidade de Casablanca, a 90 km de distância da capital chilena. Ou ainda, faça a excursão com a Turistik. Aliás, um roteiro legal é fazer a Viña Emiliana com Valparaíso e Viña Del Mar. O pacote sai por 58.000 pesos.

 

Matetic (San Antonio)

Finalmente, uma das melhores vinícolas perto de Santiago para quem gosta de lugar que recebe bem os visitantes. Além do trabalho que realizam com enoturismo, os vinhos da vinícola Matetic, localizada ao lado da Emiliana (citada acima), são produzidos seguindo os princípios biodinâmicos, com 100% de uvas orgânicas.

Portanto, ao visitar a Matetic Vineyards você tem uma experiência bem legal ao vivenciar o dia-a-dia do campo. É possível passar o dia por lá. Assim, você pode almoçar, beber e degustar vinho, fazer passeio a cavalo ou andar de bicicleta dentro da propriedade, que conta com hotel para quem desejar um lugar para passar a noite.

Como chegar? Siga as dicas para conhecer as vinícolas em Casablanca (90 km de de distância de Santiago) ou faça a excursão com a Turistik. Aliás, um roteiro legal é fazer Isla Negra com a visita à Matetic. O pacote sai por 55.000 pesos com duração de 9 a 10 horas.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.