Início / Antes da Viagem / 10 Dicas para comprar voos em promoção relâmpago

10 Dicas para comprar voos em promoção relâmpago

Apesar da retração da economia brasileira em 2015, o mercado de aviação civil continua acumulando alta na demanda de passageiros nos voos domésticos e nos voos internacionais.

A oferta de assentos em viagens para destinos no Brasil, bem como as viagens internacionais vêm crescendo mês a mês desde o ano passado.

Contudo, a taxa de ocupação caiu, forçando as linhas aéreas anunciarem voos em promoção e passagens promocionais com mais frequência (até mesmo na alta temporada).

Quem pensou em desistir de alguma viagem programada em 2015 não precisa adiar os planos para 2016, seja roteiro de férias ou até mesmo viagem a negócio, basta aproveitar as promoções de passagens aéreas que as companhias têm realizado para encher os voos que tiveram queda na ocupação.

Você sabia? Passagens aéreas podem ser mais baratas em voos de madrugada.

Como encontrar voos em promoção?

Já falamos aqui no blog inúmeras dicas para você encontrar passagens aéreas mais baratas, voo promoção relâmpago e passagens aéreas promocionais.

Leia também:

– Passagens aéreas baratas 2015: dicas para encontrar o melhor preço

– Momondo: buscador de passagens e hotéis

10 dicas para viagens baratas

Abaixo segue resumo e as principais dicas e links para outros posts sobre o tema:

1. Compare o preço das passagens aéreas

Algumas dicas de buscadores são o Skyscanner, Momondo, Mundi e o Kayak.

2. Confira o preço da passagem no site da companhia

Explore bem o site das companhias aéreasAvianca, Azul, GOL e TAM.

Muitas divulgam promoções apenas via newsletter (então assine via e-mail no site de todas as linhas aéreas que fazem o trajeto da sua viagem), bem como possuem promoções pontuais, programa de milhagem, voo de madrugada corujão, ofertas em finais de semana, etc.

3. Seja flexível com as datas da viagem

A maioria dos sites de companhias aéreas oferecem a opção de data flexível do voo. Utilize esta opção e veja quais dias da semana ou horários você poderá ir e voltar do destino pagando menos. Verifique também se você alterar o tempo de permanência no destino o preço se altera.

Alguns meses costumam ter mais ofertas, como Agosto, Setembro e Outubro. Para economizar, a dica é sempre evitar as datas de alta temporada como Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho.

4. Pontue nos programas de milhas aéreas

Se você ainda não tem um cartão de fidelidade de companhia aérea e gosta de viajar está perdendo dinheiro. Veja as dicas sobre programas de milhas aéreas – Azul, Avianca, Azul, Gol e TAM.

5. Pesquise ofertas com milhas aéreas

Com certa frequência, especialmente na baixa temporada, há promoções em programas de pontos de fidelidade e milhas aéreas. E estes pontos você vai juntando em compras do dia-a-dia no supermercado, abastecendo o carro com gasolina, comprando produtos cosméticos, pacotes de viagem, aluguel de carro.

6. Veja as últimas ofertas em blogs de passagens aéreas

A Internet é, sem dúvida, um dos maiores aliados de quem busca passagem aérea barata ou um voo em promoção relâmpago 2015-2016. Não compre a sua passagem aérea sem antes navegar e acompanhar por pelo menos um mês as ofertas de voos nos blogs Melhores Destinos (Submarino Viagens) e Passagens Imperdíveis (Viajanet).

7. Comece a pesquisar os preços bem antes da viagem

A regra é clara! Só viaja barato quem planeja todo o roteiro com antecedência e isto não diz respeito apenas na hora de comprar o bilhete aéreo, mas também reservar o hotel, comprar os passeios, arrumar a mala (evitar excesso de peso e levar tudo o que vai precisar para não precisar comprar itens como adaptadores, cachecol, gorro, luva, protetor solar, pasta de dente, etc.)

Checklist de viagem: arrumar a mala, hotéis, passagens e documentos

8. Pesquise o preço de pacotes com aéreo + hotel

É uma opção viajar ou não em excursões ou pacotes comprados em agências de viagens, mas muitas vezes é possível fechar um bom negócio no Hotel Urbano, CVC, Decolar. Pesquise queixas e reclamações no Google.

9. Participe dos leilões de passagens aéreas

Você sabia que é possível comprar trechos aéreos em leilão pela Internet? Sim, isso é possível toda terça-feira no site da Milan Express. A empresa realiza o leilão de passagens aéreas da GOL. O cadastro é simples e funciona!

10. Pesquise outras aéreas / busque rotas alternativas

Esta dica também é fundamental para garantir o melhor preço na hora de comprar o voo. Vale a pena deixar de lado aquela sua companhia aérea favorita para fazer uma viagem curta mais barata pela concorrente.

Ou então, buscar rotas alternativas, voos com mais tempo de conexão, trechos mais longos e até destinos semelhantes que estejam com passagens em promoção relâmpago para fazer uma viagem barata e legal.

Na hora de planejar a viagem de avião

Por fim, dica extra e valiosa na hora de planejar a sua viagem de avião.

É importante pesquisar quais são as empresas aéreas que realizam voos para o destino e se há opções de aeroportos na cidade.

Alguns destinos no Sudeste do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, possuem dois aeroportos na região metropolitana. Em geral, os voos para um deles é sempre mais baratos do que para o outro.

Nesta lógica, você pagará mais caro se comprar passagem aérea para São Paulo via Aeroporto de Congonhas do que voo para o Aeroporto de Guarulhos.

Do mesmo modo, pagará mais caro quem preferir desembarcar no Rio pelo Aeroporto Santos Dumont ao invés de pousar no Galeão.

O preço das passagens aéreas para alguns destinos também sofrem muita alteração com a alta estação, férias de fim de ano, réveillon e/ou carnaval.

Logo, é preciso planejar com muita antecedência viagens para o Nordeste em épocas movimentadas, como carnaval (Salvador e Olinda) e Réveillon no Rio.

Infelizmente a infraestrutura aeroportuária no Brasil ainda tem muito a melhorar, e algumas cidades possuem poucos voos regulares, o que torna mais difícil a oferta de passagens aéreas. Assim, alguns destinos raramente entram no radar das ofertas de voos das linhas aéreas.

Voos para Teresina, São Luís, Imperatriz, Santarém, Juazeiro do Norte, Palmas, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco, João Pessoa, Campina Grande, Ilhéus, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Londrina, Ribeirão Preto são alguns dos trechos com poucos voos promoção relâmpago.

Já as grandes cidades, como Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Fortaleza, Brasília e Salvador, até mesmo pela grande oferta de assentos, muitas vezes são premiadas com voos em promoção relâmpago e passagens aéreas com valores bem baixos. Por isso, vale a dica do “buscar alternativas de rotas”.

Enfim, explore as dicas de viagens baratas do blog Muita Viagem e veja quantas opções de roteiros são possíveis com pouco dinheiro! E se quiser viajar de carro por cidades turísticas do interior de SP, espie o Rota Interior.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*