Início / Dicas / Planeje sua viagem / Documentos para viajar no Mercosul

Documentos para viajar no Mercosul

Viajar pelo Mercosul é uma viagem internacional fácil de fazer e barata.

Fácil porque não existe burocracia para entrar nos países que fazem parte do Mercosul, basta usar o documento de identidade nacional em bom estado (mas sempre recomendamos levar o passaporte em viagens internacionais).

Barato porque além dos voos para os países do Mercosul serem perto, o câmbio normalmente beneficia o real.

Abaixo, um texto do portal de turismo do governo brasileiro fala sobre os documentos que podem ser usados para viajar para os países do Mercosul. Vale a pena destacar que a carteira de motorista brasileira só é válida como documento de identidade no Brasil: não dá para entrar na Argentina com a carta de motorista, por exemplo.

Mercosul

Documentos para viajar

Desde junho de 2008, os turistas dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, podem apresentar apenas a cédula de identidade nas viagens realizadas nos locais que formam o bloco. Não é preciso levar passaporte nem visto de entrada.

A decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão decisório do Mercosul, tem como objetivo facilitar o trânsito de cidadãos para aprofundar a integração regional. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os países fundadores do Mercosul e Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela integram o bloco como associados. A íntegra do acordo pode ser lida na página de destinos do Mercosul que não exigem passaporte para brasileiros.

Os documentos de identidade devem ter fotografia atual e, caso gerem dúvidas, pode ser solicitado outro tipo de identificação, também com foto. Confira os outros registros aceitos em viagens pelos países do bloco:

Argentina

Documento Nacional de Identidade

Passaporte

Cédula de Identidade Mercosul expedida pela Polícia Federal (utilização válida até seu respectivo vencimento)

Brasil

Registro de Identidade Civil

Cédula de Identidade expedida por cada Unidade da Federação com validade nacional

Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal

Passaporte

Paraguai

Cédula de Identidade

Passaporte

Uruguai

Cédula de Identidade

Passaporte

Bolívia

Cédula de Identidade

Cédula de Estrangeiros

Passaporte

Chile

Cédula de Identidade

Passaporte

Colômbia

Cédula de Cidadania

Carteira de Identidade

Cédula de Estrangeiro

Passaporte

Equador

Cédula de Cidadania

Cédula de Identidade

Passaporte

Peru

Documento Nacional de Identidade

Carnê de Estrangeiro

Passaporte

Venezuela

Cédula de Identidade

Passaporte

Blogs de viagem – América do Sul

Blogs de viagens são ótimas ferramentas para quem está planejando uma viagem. Elencamos abaixo alguns dos melhores sites com dicas e roteiros na América do Sul.

Para traçar o roteiro de mochilão pela América do Sul, comecei a pesquisar blogs de viagens legais e atualizados em 2014 de pessoas que conhecem bem de perto os países. Destaquei 5 blogs de viagens da minha listinha. Pretendo seguir por Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina, então eles estão nesta ordem. 

This is Ecuador – EcuAdore

A vida no centro do mundo por um jornalista inglês. Esse é o mote do This is Ecuador, blog de viagens escrito em inglês.

Gostei muito para ver quais as possibilidades do Equador, país em que vou começar meu mochilão pela América do Sul. A parte de história do Equador do blog de viagens me interessou bastante, já que quero explorar os tesouros arquelógicos dos povos pré-colombianos do Equador.

A Gringos Life in Cusco

Um gringo (norte-americano) conta suas experiências na região de Cuzco, com dicas de viagens e comentários sobre comida peruana, paisagens e, claro, Machu Picchu.

No blog de viagens em inglês descobri algumas relíquias arqueológicas perto de Cusco que não estão nos guias e entraram no meu roteiro de mochilão pela América do Sul em 2014.

Bolivia for 91 Days

Várias dicas de viagens e curiosidades sobre a Bolívia de uma dupla de viajantes-mochileiros que montam vários sites no esquema 3 meses viajando por um lugar. Blog de viagens em inglês.

Gostei muito das fotos e do índice com dicas de viagens para a Bolívia, com vários detalhes sobre o país de uma dupla de mochileiros que encara os cantinhos e a cultura local de perto. Também está ajudando muito a montar meu roteiro de mochilão pela América do Sul em 2014.

Like Chile

Escrito em português por um chileno radicado no Brasil, esse blog é muito bem feito, com muitas dicas sobre viagens no Chile, com muitas coisas para fazer em Viña del Mar, Santiago, Punta Arenas…

O blog de viagens tem dicas bem práticas para quem quer conhecer o Chile de perto, com coisas como transporte no dia a dia, alimentação e destinos legais e baratos.

Buenos Aires para Chicas

O Buenos Aires para Chicas é um impressionante blog sobre Buenos feito pela Amanda, brasileira radicada na capital argentina.
Ela é uma blogueira que conhece bem a cidade e se relaciona bem com a comunidade que criou em torno do Buenos para Chicas. Seja homem ou seja mulher, quem vai para a capital argentina tem que conhecer esse blog de viagens.

Dicas de blogs de viagens

Conhece algum blog de viagem que conta os segredos da América do Sul e pode ajudar um mochileiro? Divida com a gente nos comentários 🙂

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Quanto tem posso permanecer num dos países que fazem parte do Mercosul? (preciso de visto permanente para morar?)

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*