As paisagens da praia do Gunga não decepcionam quem chega para ver uma das mais famosas praias de Alagoas, que é sempre apontada como uma das mais bonitas praias do Brasil.
Já a invasão de barracas e de um turismo explorador do ambiente pode irritar.
Localizada a 40 km de Maceió, várias agências e vans fazem passeios diários para o Gunga.
Na praia de Pajuçara dá para agendar uma dessas viagens e também para outros destinos perto da capital de Alagoas.
– Pajuçara, a melhor praia de capital do Brasil
O acesso à praia do Gunga é pela Barra de São Miguel, pequena cidade perto de Maceió. Dá para ir de carro (tem que passar por uma área particular gratuitamente) ou de barco, a partir da Barra.
O caminho até o Gunga reserva lindas paisagens. Quem vai de carro ou van tem que cruzar uma fazenda de coqueiros.
Antes, pode parar para ver do alto, do Mirante do Gunga, a ponta de areia branca quase engolida pelo imenso coqueiral da fazenda, a Barra de São Miguel e a Lagoa do Roteiro.
É uma visão espetacular e obrigatória.
O passeio é meio escroto e as lanchas param para que os turistas possam andar por cima dos arrecifes, alimentar os peixinhos das piscinas naturais, tirar fotos. Não tem instrução ecológica nenhuma. De resto, a travessia da Barra de São Miguel para a praia do Gunga é bem tranquila.
A praia do Gunga é uma ponta de areias brancas e mar verde-azulado e em um dos lados tem um barranquinho entre a areia e o mar, bem legal sentar perto para aproveitar a paisagem.
O Gunga tem barraquinhas em excesso, não é um paraíso intocado | foto – José Oliveira
Ter onde sentar não vai ser um problema: o Gunga é um shopping de barracas de praia, um pouco exagerado até. Os preços eram tão salgados quanto o mar e as barracas não aceitavam cartão.
[ads2]
A natureza da praia do Gunga é linda, mas a ocupação humana já é bastante invasiva. É um típico destino de excursão, fui em uma terça-feira besta de novembro e tinha muita gente. Dizem que no fim de semana é filme de terror de multidão.
O mais legal da praia do Guunga é o passeio de bugue até as falésias. Não deixe de fazer com calma, para poder andar entre as coloridas argilas das falésias e aproveitar a lagoa que fica ao pé de um dos paredões.
O passeio de bugue até as falésias é a melhor coisa para fazer no Gunga | foto – Ana Paula Hirama
– Viagens legais pelo Nordeste
Post publicado em 17 de setembro de 2013 e atualizado em 2021.