Início / Destinos / As praias capixabas mais bonitas estão em Guarapari
A Enseada Azul, região das praias capixabas mais bonitas.

As praias capixabas mais bonitas estão em Guarapari

Apesar de menos urbanizadas do que as praias de Vitória e Vila Velha, as praias de Guarapari e Manguinhos, regiões tão diferentes quanto distantes, são, em minha opinião, os dois melhores roteiros capixabas do litoral para a viagem de férias, seja sozinho, casal ou família com crianças.

Viajar pelas praias de Guarapari, no Espírito Santo, acaba sendo uma viagem barata no ES porque come-se bem pagando pouco, existem pousadas baratas com diárias a partir de R$60 e as passagens aéreas para Vitória não são tão caras, além da possibilidade de ir de carro pela proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fomos à Guarapari pela manhã e ficamos para comer no restaurante Moqueca do Irmão. A parada do ônibus foi na Praia de Meaípe, em Guarapari.

Os capixabas brincam que as praias de Guarapari estão sempre repletas de banhistas mineiros, mas os paulistas e cariocas também viajam para conhecer as belezas naturais do Espírito Santo.

Visitamos algumas das dezenas de praias e enseadas que formam Guarapari. Praia das Virtudes, Areia Preta, Meaípe, Peracabanga e Bacutia. Todas praias de Guarapari, no ES. Estas duas últimas certamente estão entre as praias mais bonitas do litoral Sudeste do Brasil.

Guarapari – Espírito Santo

Praia de Meaípe

praia-de-meaipe-guarapari

Uma das melhores praias para relaxar e uma das mais bonitas do ES

O bom da Praia de Meaípe, em Guarapari, é que há diversos restaurantes na beira mar e opções de pousadas baratas a poucas quadras da areia. Fomos para lá num sábado à tarde deste fim de ano, agora em Dezembro, e a praia estava assim, vazia.

Por vezes o Espírito Santo parece mesmo um dos segredos mais bem guardados do Brasil.

Praia de Bacutia

Para chegar até a Praia de Bacutia pode-se caminhar até as pedras da Praia de Peracanga, sair da praia, atravessar a rua e pronto! Isso mesmo, as duas melhores praias capixabas são separadas por uma pequena distância e uma passarela bem exótica.

Dica legal para quem curte esportes radicais e mergulho. Ali perto a cerca de 300 metros da costa há um navio cargueiro alemão naufragado em 1942. A água cristalina favorece os mergulhadores. A areia branca os banhistas!

praia-de-bacutia-guarapari-es

A vegetação nativa dá ar paradisíaco à Praia de Bacutia.

Praia de Peracanga

praia-peracanga-guarapari

Praia de Peracanga, menção honrosa entre as praias mais bonitas por onde passamos em 2013.

Este é o meu canto no Espírito Santo. As duas melhores praias capixabas são, de fato, paradisíacas. Poderiam facilmente ter entrado na lista de melhores praias brasileiras.

Os prédios de alto padrão seguem o contorno da orla, mas esse cantinho da foto é o mais aconchegante!  Vale chegar cedo e aterrar o guarda-sol perto das pedras. É possível ver recifes e apreciar a cor de verde das águas com opções de lanchonetes e bares em toda sua extensão.

Logo depois de praia de Peracanga, ainda em Nova Guarapari, passamos pela praia de Guaibura. Na rodovia do Sol a caminho do centro de Guarapari passamos pelas praias do Ipiranga e Riacho.

Praias de Guarapari, ES

Praia das Virtudes

praia-das-virtudes

A Praia das Virtudes é um segredinho guardado em Guarapari

O litoral de Guarapari tem contornos que privilegiam a existência de cantinhos como este, a Praia das Virtudes, pequena extensão de areia com circulação de moradores e alguns turistas, que escalam a pedra para tirar foto, como eu fiz!

Leia também: Melhores praias do litoral de SP

Praia de Areia Preta

No centro de Guarapari, conhecemos a praia da Areia Preta. Esta é uma dica para quem tem doenças como reumatismo e artrite, bem como pessoas da melhor idade, pois a areia da Praia de Areia Preta, dado seu alto teor de imenita e de sua radioatividade (tório), proporcionam benefícios para o tratamento destas doenças. Dizem que a areia tem o poder de aliviar as dores destes males.

Depois passamos pela Praia das Castanheiras, perto do Planet Sub, aquário e parque aquático marinho, até chegarmos na Praias dos Namorados.

Praia das Castanheiras

praia-das-castanheiras-es

Pôr-do-sol na praia das Castanheiras, em Guarapari (ES). | Foto: Eurritimia

A Praia das Castanheiras é uma das mais procuradas em Guarapari por conta de sua boa infraestrutura, pousadas baratas e opções de hotel para quem está viajando com a família e crianças.

Praia do Morro

A Praia do Morro é junto com a Praia das Castanheiras, as duas praias mais populares para famílias que estão de férias, especialmente no verão, entre Dezembro, com Natal e Réveillon, férias de verão, em Janeiro, até o Carnaval.

Há exatos dois anos a orla da Praia do Morro foi totalmente revitalizada e pode atender os turistas e viajantes com calçadão, ciclovias, quiosques, escadas e acessos para a praia, além de banheiros. Bebemos água de coco na praia do Morro. Custou R$3.

As praias capixabas estão de parabéns pela infraestrutura ao redor. As ciclovias acompanham grande extensão da orla e é fácil encontrar quiosques e bares. A dica é sempre ter dinheiro no bolso da bermuda para comprar coisinhas na praia.

* Confira todos os posts desta viagem para conhecer o turismo no Espírito Santo à convite da Secretaria de Turismo do ES e do Sebrae/ES.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

12 comentários

  1. É EU ESTOU SONHANDO A MUITO TEMPO EM IR MORAR EM VILA VELHA OU GUARAPARI, SE ALGUEM QU TEM RESIDENCIA FIXA NESTAS CIDADES PUDESSEM ME INFORMAR COMO É A VIDA, O CUSTO DE VIDA EU AGRADECERIA MUITO

  2. Boa dica vlw msm

  3. Guarapari é mesmo tudo de bom!!

  4. Olá Gabriel! É uma viagem longa. Fique em Guarapari ou Vila Velha. Pode ser uma boa ficar em um apartamento.

    O Ed. Talita é muito bom. Caso prefira pousadas, a Pousada Chácara Feliz ou a Pousada Mar e Mata são sugestões em Guarapari.

    Em Vila Velha, recomendamos o Apartamento Vila Velha-ES, na Praia da Costa.

    Pense na possibilidade de fazer ao menos uma parada no RJ. Talvez Paraty, Rio de Janeiro, Arraial do Cabo ou Armação de Búzios.

  5. Bom galera vou em Abril 2017 conhecer o litoral capixaba gostaria de dicas de onde me hospedar talvez em 2 lugares um em Guarapari e ou em Vitória ou vila velha o que vcs me indicam vou de carro de sp capital

  6. hulda batista lopes lopes

    SE DEUS ME DER A SORTE DE VIVER MAIS E MAIS COM SAUDE,QUERO MUITO VIVER O RESTO DA MINHA VIDA AI NESTA LINDA CIDADE DE GUARAPARI,E MEU SONHO.
    QUERO MUITO CONHECER ALGUEM QUE TENHA MORADIA FIXA NESTA LINDA CIDADE E VIVER UMA GRANDE JORNADA. ME CHAMO HULDA, E ESSE E MEU DESEJO.

  7. As praias de Guarapari são maravilhosas.

  8. uma pergunta e as praias do riacho sao boas nao ? mauro gostaria de saber pois estou prestes a comprar casa lah obgado

  9. Que linda as praias de Guarapari!!!

  10. CURTI MUITO GUARAPARI………

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*