Por Gustavo Villas Boas
“Obrigada, mas eu não quero ver suas fotos de Machu Picchu, vou para lá depois de amanhã.” Na conversa no hostel Pariwana, em Cusco, a Sarah foi direta e eu me senti um pouco inconveniente, como quem conta o final de um filme que está recomendando. Só me restou fechar a tela do computador.
Por outro lado, fiquei feliz que mais gente pensava como eu: existe spoiler de viagem, sim senhor.
Óbvio que ela já tinha visto muitas fotos de Machu Picchu, mas retomando o paralelo com o cinema, ver as fotos um dia antes de conhecer o lugar pessoalmente é como ler o resumo de um filme na Wikipédia logo antes de assistir à película.
Para continuar na comparação com o cinema, considero que as pesquisas anteriores, os detalhes de como chegar em um lugar e as dicas de o que fazer são como as críticas de filmes que saem no jornal: a maioria das vezes é bom saber se você vai ver uma comédia romântica ou um filme de terror. Imagina entrar sem querer em uma praia nudista?
O conceito de spoiler de viagem rondava minha cabeça já fazia uns dois meses, desde uma conversa de bar em Montañita, no Equador.
Na mesa, tinha meia-dúzia de mochileiros que, como eu, estavam rodando a América do Sul por bastante tempo. E a conversa, como é comum nessas mesas de mochileiros, enveredou pelas melhores e piores experiências ao longo do roteiro.
Mas como eu estava descendo do Equador para a Argentina e a maioria dos meus colegas faziam a rota inversa, eles tinham muitos destinos em comum que eu não conhecia –e que começaram a dominar o bate-papo.
Machu Picchu, de novo (claro, é a meca dos mochileiros do mundo), entrou na pauta. Como, onde e porquê eles tinham (ou não, acontece muito) gostado do lugar começou a ser analisado em cada detalhe.
Daí eu decidi que não queria ouvir falar sobre aquilo. Em vez de levantar e ir buscar uma cerveja, abri a bocona. “Gente, vamos mudar de assunto? Eu ainda não fui para Machu Picchu…” “Ah, mas não existe spoiler de viagem”, respondeu uma menina, e todo mundo riu. Foi bom que virou assunto.
Depois, para muita gente, sempre que pintava a chance, eu perguntei sobre isso: a maioria das pessoas nunca tinha pensado no tema, parte me achou maluco (ou bobo) e algumas pessoas concordaram comigo. Até que a Sarah tocou espontaneamente no assunto e tranquilizou meu coraçãozinho.
Ps. Direto eu procuro spoiler de cinema, séries e livros. Já fui daqueles que leem a última página do livro, mas superei.
– Veja as fotos que a Sarah não quis 🙂
– O bar da cocaína de La Paz existe; eu fui
– O dia em que tomei ayahuasca com xamã na Amazônia
– Cinco águas que marcaram minha vida
Post publicado em 29 de setembro de 2014 e atualizado em 2021.
6 comentários
Olá gente
primeiramente parabéns pelo blog.
Aqui alguns pontos turisticos do Peru.
Peru é muito grande com muitas alternativas para escolher, não há dúvida de que o atrativo mais importante no Peru é a visita a Machu Picchu, também não podemos deixar de visitar tanto Cusco e Vale Sagrado.Visitar Arequipa também vale a pena pelo seu valor arquitetônico e calor da cidade. Ir para as Ilhas Ballestas e apreciar a vida marinha, apreciar também as Linhas de Nazca. Passear por Lima e desfrutar da gostosa comida peruana.
Estes são algumas das atrações a comentar, há muitos mais que o Peru tem para oferecer.
Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.