Início / Dicas / Planeje sua viagem / Guia com dicas para viagem mochilão na Ásia

Guia com dicas para viagem mochilão na Ásia

10 dicas antes de viajar de mochilão pela Ásia!

Depois de ter feito primeiro mochilão com duração de 8 meses pelo Sudoeste Asiático, em 2009, o  blogger português que escreve de Portugal no seu blog 125Azul.com vai voltar agora a esta região, no seu segundo mochilão de volta do Mundo.

Mochilão pela Ásia – orçamento e dicas

Conta-nos aqui tudo que é preciso para planejar primeira viagem mochilão à Ásia:

1) Quando ir? Como é o Clima

No Sudoeste Asiático está sempre quente e húmido. Os países continentais (Myanmar, Laos, Cambodja, Tailândia e Vietnã) partilham o mesmo clima, com o “Inverno”, ou seja, mais fresquinho, de Dezembro a Fevereiro (época alta!) e o “Verão”, mais quente, de Março a Maio.

As monções, com chuvas torrenciais de uma ou duas horas, seguidas dum sol imediato, duram de Junho a Outubro. Não são os meses ideais, mas consegue-se viajar à mesma! (com mais dificuldade no Laos, Cambodja e Myanmar, onde as estradas podem ficar inundadas!)

Na Península Malaia, (sul da Tailândia, Malásia e Singapura) também há duas monsões: de Novembro a Fevereiro, na costa Este. De Maio a Outubro na costa Oeste.

Na Indonésia a melhor época para visitar é de Maio a Setembro, A chuva começa em Setembro na Ilha de Sumatra e dirige-se para Este, onde chega a Timor Leste em Novembro/Dezembro.

A melhor época para visitar Timor é de Abril a Junho.

Janeiro e Fevereiro são os meses secos nas Filipinas, e por isso a melhor época para visitar.

Há uma certa probabilidade de Tufões atingirem as Filipinas e o Vietnã entre Junho e Outubro!

2) Voos diretos e passagens aéreas

O voo do Brasil para o Sudoeste Asiático não vai demorar menos de 24 horas! Não existe voo direto, e a melhor opção é normalmente fazer escala na Europa ou no Oriente Médio utilizando a Turkish Airlines, Qatar, Ethiad ou Emirates, consoante a que tiver melhores tarifas na altura.

O melhor ponto de entrada para uma primeira visita ao Sudoeste Asiático é Bangkok, mas Kuala Lumpur e Singapura também são bons pontos de partida, porque têm muitas passagens aéreas baratas e passagens promocionais com empresas aéreas e voos Low Cost que permitem chegar rapidamente a qualquer sítio da região.

Passagens aéreas! Leia nossas dicas para conseguir encontrar passagens aéreas em promoção relâmpago e passagens aéreas promocionais para Ásia com escalas na Europa ou Oriente Médio para obter os melhores voos para o Sudoeste Asiático.

Tanto país, tão pouco tempo. Onde ir numa primeira viagem?

Como é um região distante e cara para lá se chegar, convém ir no mínimo 3 semanas, idealmente um mês! Para uma primeira visita, os sítios obrigatórios a ir são:

  1. Tailândia

Praia bonita da Tailândia

Koh Phi Phi é a praia mais bonita da Tailândia.

2. Cambodja

Camdodja – Ásia

3. Vietnã

Crianças no Vietnã

Se viajar com um ritmo mais rápido, aproveite para ir ao Myanmar, o sítio menos turístico da região, muito autêntico e diferente de tudo o que já viu!

3) Vistos para Viagem na Ásia – Vietnã, Bangkok, Cambodja, Tailândia

Para Brasileiros, o processo de obtenção de vistos de turismo é relativamente fácil, mas varia de país para país. Traga fotos de passaporte e dolares para pagar as taxas. Estas são os procedimentos por país:

Precisa de Visto Antecipado: Myanmar e Vietnã. Para o visto para o Myanmar, maneira mais fácil é tirar na Embaixada em Bangkok, que demora de 1 a 2 dias úteis.

Para o visto para o Vietnã, pode tirar Online se chegar ao país de avião, num website como http://www.vietnamvisacenter.org/.

Se chegar por terra o mais fácil é tirar no Brasil, na embaixada do Vietnã. Também o poderá tirar facilmente na embaixada do Vietnã em Bangkok ou no Cambodja.

Pode tirar o visto na Entrada: Laos, Cambodja

Não precisa de Visto: Tailândia

– Documentos para mochilão na América do Sul

4) Vacinas

Para viajantes vindos da América do Sul a Vacina Amarela é obrigatória.

Com alguns meses de antecedência deverá visitar o Centro de Atenção ao Viajante, para ter aconselhamento profissional sabendo que normalmente:

  • Vacinas da Hepatite A e Febre Tifóide são recomendadas.
  • Vacinas da Encefaltie Japonesa é só recomendada para quem vai passar longas temporadas nas zonas rurais (não é o caso do turista normal).

A probabilidade apanhar malária é muito reduzida, especialmente quando não se vai passar muito tempo nas zonas rurais/selva.

A melhor dica para evitar picadas de mosquito são repelente à base de DEET (40% A 50%).

5) Segurança

O Sudoeste Asiático é um lugar bastante seguro, especialmente se compararmos com as grandes cidades da América do Sul! Porém os cuidados normais em todas as grandes cidades, sobretudo com carteiristas, são recomendáveis.

O maior problema do Sudoeste Asiático são os esquemas que visam turistas, ou por cobrar preços mais elevados, ou com agências de viagens e hotéis que são cópias dos verdadeiros estabelecimentos de qualidade!

Tenha especial atenção quando um taxista ou alguém na rua tenta o trazer para uma agência de viagens ou hotel!

Tente escolher com antecedência os seus hotéis e com quem vai fazer as suas tours, utilizando a Internet e verificando as opiniões de outros viajantes!

Ásia – orçamento

6) Custos e dinheiro

Bem vindo a uma das regiões para viagens baratas no mundo. A Ásia é um dos continentes mais baratos para viajar!

Se tiver em modo mochilão, conseguirá fazer um orçamento de 20 a 30$ por dia por pessoa, ficando mesmo em quartos privados com ar condicionado.

Com 50$ por dia por pessoa, conseguirá ficar em hotéis bons, e comer em restaurantes de qualidade acima da média!

É fácil levantar dinheiro nas caixas automáticas, que estão por todo o lado. Mas traga dólares porque é uma moeda de uso corrente.

7) Como viajar

Se chegar a Bangkok, a maneira mais fácil e barata de viajar será de ônibus, ou mini bus.

A indústria do turismo está tão desenvolvida que haverá oferta de transporte no seu hotel ou nas agências de viagem a oferecer viagens entre os destinos turísticos, em mini bus, com ar condicionado e confortáveis, a preços muito bons!

Para trajetos mais longos, utilize companhias aéreas como a AirAsia (a maior companhia low cost da Ásia), Lion Air, JetStar, Vietjet ou Tiger.

Outra dica é o comboio, que poderá ser uma boa opção na Tailândia, ou mesmo no Vietnã para viagens noturnas mais baratas.

8) Onde ficar a dormir/como reservar

Há imensa oferta de hotéis, guest houses, para todas as bolsas no sudoeste asiático.

– Procure hotéis na Ásia pelo Booking

Não tem de se preocupar em reservar com antecedência. Dirija-se às zonas mais turísticas, e visite alguns hotéis, regateie o preço antes de tomar uma decisão. Mais prático e conveniente, é na véspera ir a um website como booking.com e comparar preços, fotos e comentários de antigos clientes e reservar online.

9) O que levar na mochila

O MÍNIMO Possível. O Sudoeste asiático é o paraíso das compras, a preços muito legais, como todo o tipo de oferta, do bom, do mau, do barato, do caro, do original e das falsificações.

Tirando a zona da montanha do Vietnã, não vai ter frio. Traga roupa leve, (calças e mangas compridas leves, se tiver problemas com mosquitos) e um casaco impermeável para quando chove! Traga um “sarong” se fôr preciso para entrar nos templos.

10) Ideia de Roteiro de 25 dias no Sudoeste Asiático

roteiro-sudoeste-asia

Se tiver mais uns dias, não perca a oportunidade de ir ao Myanmar. Se não, corte a parte central do Vietnã, voando direto de Ho Chi Min até HaNoi (procure promoção relâmpago de passagens aéreas) e deixe as praias e o descanso para o Brasil.

Encontre uma promoção e vá ver que o Myanmar vale a pena!

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

4 comentários

  1. Gostei bastante do seu roteiro, mas gostaria de saber quantas noites passou hospedado? Nas viagens de trem pode ser feita a higiene pessoal. Sou mochileiro de primeira viagem, então fico um pouco em duvida qnt a locais para passar a noite.

  2. Viajar pela Ásia é bem barato. Gasta-se menos de US$50 por dia. Dizem que é possível até gastar menos de US$25 por dia com hospedagem, comida e passeios.

  3. Ola pessoal, boa tarde!

    Com esse roteiro de 25 dias, gasta quanto em média, tirando a passagem aérea?

    Obrigada!

    Fernanda

  4. Vietnam Visa Embassy from 15$, Visa to vietnam Eassy and Fast:)

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*