Início / Dicas / Se viajar para Minas Gerais é bão, com festa então…
Ibitipoca MG
A vila de Conceição da Ibitipoca, em Minas Gerais

Se viajar para Minas Gerais é bão, com festa então…

Festas em Minas Gerais é “bão dimais”. Por isso, elencamos inúmeras cidades mineiras para aproveitar festas típicas e populares, feriados e datas religiosa e tradicionais.

Sem dúvida é muito legal ver as cidades do interior de Minas Gerais, a um tiquim de Belo Horizonte e até longe prá dedéu ou pra incardí divera, enfeitadas para as tradicionais festas em MG, além de muito festival bão, mar bão mermo

Festas típicas, populares, tradicionais e religiosas. Além de quermesses, festa junina, festival de inverno, cultura e gastronomia. Todos são eventos em cidades mineiras que deixam a viagem ainda mais gostosa e interessante em um dos estados mais festeiros do Brasil.

Hotéis e pousadas para o fim de semana

As melhores festas em Minas Gerais

Antes de mais nada, vale lembrar que há muitas festas em Minas Gerais. Por isso, listamos abaixo apenas alguns dos melhores destinos para viagens em diferentes épocas do ano. A ideia foi elencar lugares turísticos de MG, além de Beagá, com festas típicas e populares. Ói sô! Espia só procêvê:

Festival de Quadrilhas do Vale do Jequitinhonha

O Festival de Quadrilhas de Jequitinhonha desde 2005 promove as tradições populares do Vale do Jequitinhonha. A festa acontece na Praça Adelino Barbosa, a “Praça de Eventos”.

Sendo assim, durante três dias, quadrilhas de várias cidades do Vale do Jequitinhonha disputam o prêmio de melhor quadrilha da região. Por isso, criatividade, marcação, tempo, coreografia e figurino são os quesitos analisados pela comissão julgadora do festival.

Desse modo, barracas com comidas típicas, danças e bandas de forró fazem parte do festival, que faz a alegria dos turistas e habitantes há mais de 10 anos. A grande festa junina de Jequitinhonha costuma acontecer no início de junho. Para mais informações acesse Site oficial da cidade.

Arraial de Belô

Em 2023, a Belotur prepara a tradicional festa junina de Belo Horizonte, criando uma verdadeira “Festa de São João” em BH entre junho e julho. Faz parte do festival junino o Anarriê de Santê, uma Quermesse no Viaduto Santa Tereza.

O evento principal costuma ter concurso de quadrilhas – com apresentações em regiões da cidade, shows de artistas locais e renomados. Para mais informações acesse Site da cidade.

Festa de Santo Antônio de Roças Grande, em Sabará

Há quase 300 anos acontece a festa junina de Santo Antônio, em Sabará, a 20 km de BH. A vila de Roça Grande é considerada o “centro de peregrinação dos devotos de Santo de Antônio”. Milhares de pessoas do Brasil vão à cidade religiosa de MG para cumprir promessas e agradecer as graças alcançadas.

A programação inclui a trezena e distribuição do pão de Santo Antônio, procissão com a imagem do padroeiro e barraquinhas de comidas típicas. Assim, as romarias são realizadas sempre no dia 13 de junho, com missas durante todo o dia na matriz de Roça Grande. Para mais informações acesse Site da atração.

Arraiá do PIC, em Belo Horizonte

festas em minas gerais

A Pampulha é um dos lugares mais bonitos de Belo Horizonte

A festa junina já é tradição no Pampulha Iate Clube. A festa é longa e costuma ter grandes nomes da música sertaneja, além de animação por conta de DJ’s comandando as picapes após os shows.

Forró do Regaço, em Pavão

Há mais de uma década é assim. A popular festa junina do interior de MG acontece em Pavão, a 550 km de BH. São tradições religiosas, o saber popular, as crendices e superstições, os causos contados por cumpadres e cumadres, passados de geração para geração.

Por isso, resgatando um costume rural, o evento traz da roça a fogueira, o pau-de-sebo, o casamento caipira, as quadrilhas, o levantamento de mastro, o foguetório, delícias da culinária mineira e forró, dançado na praça central.

Festa de São João, em Paula Cândido

A festa de São João da cidade era uma festa popular em MG, porém em meados de 1960 acabou, porém desde 2013 a festa foi resgatada e vêm fazendo sucesso na região. Dessa forma, há danças tradicionais, brincadeiras e comidas tradicionais, levantamento do mastro e passagem nas brasas da fogueira. Eita!

Aliás, o clima da festa é bem familiar, com a presença de violeiros locais e banda de forró. A festa junina de Paula Cândido, a 230 km de BH, acontece em junho.

Festa Junina de Teófilo Otoni

A festa junina de Teófilo Otoni, a 450 km de Belo Horizonte, preserva, valoriza e fomenta as tradições culturais do município, oferecendo momentos de cultura, entretenimento e lazer para turistas e moradores.

Assim, a festa junina será realizada de entre junho e de julho, na Praça Tiradentes, oferecendo comidas típicas, shows musicais, e o já tradicional Concurso de Quadrilhas, com grupos representantes dos bairros e distritos da região. Para mais informações acesse Site oficial da cidade.

Festas em Minas Gerais em 2023

Tiradentes Vinho & Jazz Festival

festas em mg - tiradentes

Tiradentes-MG é uma das cidades históricas mais visitadas do Brasil

O festival cultural de Tiradentes, a 190 km de Belo Horizonte, promete agitar a cidade histórica. É uma ótima dica pata tomar um bom vinho escutando música de qualidade em uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais.

O evento costuma acontecer no Largo das Forras em junho. Para informações acesse Site oficial do evento.

Festa do Divino, em Diamantina

A Celebração do Divino Espírito Santo é uma mistura de fé e tradição, na véspera do início das novenas, os sinos convidam e anunciam a alvorada com a distribuição do famoso bolo de arroz além da procissão da bandeira para o levantamento de mastro, banda e música e a procissão dos milagres.

Assim, no domingo de manhã a festa tem seu ponto alto com o Cortejo do Império acompanhado por grupos folclóricos como os Caboclinhos. Desse modo, o imperador e sua família são levados com grande entusiasmo de sua residência para a celebração festiva na igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Em 2023, a a maior festa do divino de MG acontece no começo de junho na Paróquia Santo Antônio, em Diamantina, a 300 km de BH.

Festa Italiana, em Belo Horizonte

O evento comemora o Dia da República da Itália, 2 de junho, data mais importante do calendário italiano. A proposta da festa é unir italianos, ítalos-descendentes e brasileiros numa grande confraternização e apresentar um pouco das tradições, hábitos e belezas da Itália como música, dança e gastronomia.

A festa italiana de rua em BH acontece na Av. Getúlio Vargas, entre Av. Cristóvão Colombo e a Rua Professor Morais Savassi, das 10h às 22h. A entrada é a doação de 1k de alimento não perecível, exceto sal, fubá e farinha. Para mais informações acesse Site oficial.

Zé do Mato, Lagoa Dourada

No roteiro da Trilha dos Inconfidentes, o Festival Zé do Mato vem se consolidando como um importante evento cultural da cidade e como maior festival de música popular e sertaneja da região das Vertentes.

Aliás, o festival acontece entre maio e junho na Rua Ernesto Queiroz, no centro histórico de Lagoa Dourada, cidade próxima 150 km de Belo Horizonte. Portanto, nessa festa regional se apresentam apenas artistas do município e cidades próximas. Assim, é um importante meio de divulgação e proteção da cultura local. Para mais informações acesse Site oficial da cidade.

Festa de Nhá Chica, em Alagoa

A famosa Festa de Nhá Chica completa 61 anos em 2023. A devoção chegou em Alagoa, a 425 km de BH, pela fé de fiel, que construiu inicialmente um pequeno oratório, onde convocava a população para vir rezar o terço em honra da alma de Nhá Chica. O encontro cresceu e virou uma grande festa religiosa em MG, a maior da região.

Durante 10 dias são celebradas as missas e, depois da novena, os convidados se descontraem com shows musicais, forró e degustação nas barraquinhas de iguarias da culinária local. O festival acontece no início de junho. Para mais informações acesse o site oficial.

ExpoCachaça, Belo Horizonte

Um dos eventos mais jóias de BH é a Feira da Cachaça, a maior e mais importante do setor. A Expocachaça é uma mistura de feira e festival. Além de promover a cachaça, produto tipicamente mineiro, o festival traz ainda a gastronomia de Minas Gerais no pacote.

O evento costuma acontecer em junho, na Av. Amazonas, 6200 – Gameleira. Para mais informações acesse o site oficial.

Feriado de Corpus Christi em MG

festas em minas gerais

Os tapetes de Corpus Christi são destaeu nas festas religiosas em Minas GeraisG

O feriado de Corpus Christi, celebrado no dia 08 de junho de 2023, movimenta as cidades turísticas de MG com a tradicional confecção de tapetes com serragens coloridas com desenhos religiosos. Nas ruas de Ouro Preto, Sabará, Mariana e Passa Quatro acontecem missas e procissões do Santíssimo Sacramento.

Todas as festas em Minas Gerais ocorrem no dia 16 de junho, com exceção da cidade de Passa Quatro, que também tem procissão pelas ruas das cidades turísticas de MG.

Leia também: O que fazer em Capitólio, MG

Festa do Peão de Extrema

Para quem gosta, a Festa do Peão Boiadeiro de Extrema, a 480 km de BH e apenas 100 km de São Paulo, é uma tradicional festa no sul de Minas, que conta com shows de artistas da música sertaneja. Além disso, campeonatos de montaria em touros, desfile de cavaleiros e show pirotécnico fazem parte da programação do evento. A festa acontece no Parque Municipal de Eventos em junho.

Leia também: O que fazer em Extrema, MG

Festival da Linguiça de Formiga

O sabor da linguiça de Formiga, a 200 km de BH, é reconhecido e está em cardápios e restaurantes por todo o país. Essa festa em Minas Gerais promove o produto e espetáculo com artistas, músicos, instrumentistas e dançarinos regionais. Assim, o festival acontece entre em junho no Terminal Rodoviário, e tem a renda revertida às associações filantrópicas da cidade.

Festa do Milho, em Santana dos Montes

O evento movimenta a região e conta com desfile de carros de bois enfeitados, concurso da princesa do milho, concurso da produtividade do milho, apresentação de pratos à base de milho, shows e barraquinhas todos os dias. Assim, o evento costuma ocorrer em junho na cidade a apenas 150 km de Belo Horizonte.

Festa do Café, em Nova Belém

A festa é uma tradição na cidade do interior de MG, a 450 km da capital, e conta com visitantes e turistas de cidades próximas. Entre as atrações, o Concurso Rainha do Café, shows, barracas de artesanatos e comidas típicas. A festa resgata a cultura local e valoriza o produto pioneiro da região.

Assim, o evento costuma acontecer entre junho e julho no bairro Morada Feliz. Para mais informações acesse o site oficial.

Festa da Panela de Pedra, em Mariana

Comida boa, música animada e diversão. Essa festa em Minas Gerais atrai moradores e turistas que buscam conhecer mais sobre a confecção das panelas de pedra e experimentar o sabor dos alimentos. Sendo assim, são três dias de atrações, comidas típicas, diversão para as crianças e torneio de futebol.

Todos os anos um restaurante a céu aberto serve comidas típicas – como feijão tropeiro, frango a molho pardo e com quiabo. Além disso, há apresentações de grupos folclóricos como o Congado e a centenária Sociedade Musical VIII de Dezembro. A festa costuma acontecer em julho, no distrito de Cachoeira do Brumado, a 130 km de distância de Belo Horizonte.

Festas em Minas Gerais para todos os gostos

festas típicas mg

Além das atrações históricas, Ouro Preto é palco de programações especiais em feriados e festas em MG

Festival de Inverno de Ouro Preto

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das duas cidades mineiras, colocando-a entre as maiores festas em Minas Gerais. O festival acontece entre os dias de julho. Para informações acesse o site oficial.

Uma dica para quem planeja conhecer estas cidades, é fazer a viagem no começo do festival, pois dia 16 de julho é celebrado o aniversário de Mariana (Dia de Minas). Em ritmo de festa, Minas Gerais e a sua primeira capital celebram a data com programação variada.

Leia também: O que fazer em Ouro Preto, MG

Festival de Inverno de Itabira

Uma lugar diferente para conhecer em MG é a cidade de Itabira, cidade próxima 100 km de Belo Horizonte. Aliás, no Festival de Inverno há oficinas e cursos de dança, música, artes cênicas, literatura e artes plásticas, além de diversos espetáculos culturais, concertos e exposições. É uma das festas em Minas Gerais para aproveitar o interior de MG. O evento costuma acontecer nos meses de julho.

Festa do Vinho, em Andradas

A Festa do Vinho de Andradas (MG), a 485 km da capital mineira, conta com shows, barracas de alimentação, além de exposição e comercialização de vinhos e suco de uva de vinícolas locais.

Dessa forma, como herança da imigração italiana, essa festa em Minas Gerais acontece desde 1954, pois as famílias se dedicavam ao cultivo das vinhas e à fabricação do vinho. A festa italiana acontece em julho no Clube Rio Branco.

Festa do Queijo e do Doce de Leite, em Ipanema

Desde 2011 Ipanema-MG, a 370 km de BH, vem superando os próprios limites na produção do maior queijo minas do país.

Um grande recorde dessa festa em MG ocorreu em 2016, quando foram utilizados mais de 18 mil litros de leite para produzir um queijo gigante, com 76 cm de altura, 1,75 m de diâmetro e 1.910 kg. O lactício foi distribuído gratuitamente na Praça Coronel Calhau. A população desfrutou não apenas do famoso queijo, mas também de um doce de leite de 568 kg e um bule gigante com mil litros de queijadinha.

Além disso, acontece a produção, cursos de culinária e apresentações de bandas regionais. Essa festa em Minas Gerais acontece no final do mês de julho.

Agosto com Gosto

É uma das festas em Minas Gerais para mais se comer bem. Isso porque o festival de gastronomia da Lapinha da Serra é um dos maiores eventos na região do Parque Nacional da Serra do Cipó. Acontece em todos os finais de semana de agosto.

Savassi Festival, em Belo Horizonte

O mega festival de música da Savassi dedica-se ao jazz e a música instrumental desde 2003. Além disso, há shows em espaços públicos lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, obras inéditas, fomento a colaborações, recolhimento de alimentos não perecíveis e parcerias com comerciantes locais.

A festa costuma acontecee no começo de agosto em vários pontos da cidade. Para mais informações acesse o site oficial.

Festival de Teatro de Juiz de Fora

O Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, a 275 km de BH, é realizado em vários pontos da cidade em uma semana de interação com as diversas manifestações artísticas. O festival busca dar estímulo à produção teatral na cidade de Juiz de Fora, a formação de público teatral, a promoção de intercâmbio cultural entre artistas locais, etc.

Aliás, essa bela festa em Minas Gerais conta com mostra de espetáculos, teatro local, oficinas e mesas de debates. O festival acontece em setembro. Para mais informações acesse o site oficial.

Festa de Nossa Senhora da Penha, em Itamarandiba

O Distrito de Penha de França, pertencente a Itamarandiba, fica a 470 km de BH. Parte de uma natureza exuberante possui a expressiva “Lapa Santa”, onde há sinais rupestres, representando figuras indígenas e animais. A região também é conhecida pelos mistérios que cercam sua história.

A aparição de Nossa Senhora Aparecida em troncos de árvores fez com que seus moradores edificassem, em sua devoção, a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Desde então, iniciaram-se romarias pela fé em Nossa Senhora da Penha. Durante as celebrações há missas, procissões, hasteamento do Mastro, fogos de artifício e marujada. A Festa da Penha em MG acontece em setembro.

As programações de festas em MG podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Com informações da Secretaria de Turismo de Minas Gerais.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.