As montanhas de Minas Gerais convidam a uma temporada de inverno.
Com boas pousadas para casais, restaurantes charmosos e comida de fazenda farta, cachacinhas, diversos lugares no interior de Minas aparecem como opção para uma viagem de inverno.
A alta temporada de inverno, nas férias de julho, agitam cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes, que recebem boa programação cultural e gastrônomica em seus festivais de inverno.
Veja abaixo cidades de Minas Gerais para viajar no inverno ou em junho, quando os preços de pousadas costumam estar mais baratos.
– Interior de SP – Onde viajar perto de São Paulo
Roteiros em cidades de Minas Gerais
Turismo em Tiradentes
Tiradentes-MG é a mais charmosa das cidades históricas de Minas
A mais bela das cidades históricas mineiras tem muita coisa para fazer em junho e nas férias de julho.
Tiradentes é um ótimo lugar para viajar para celebrar o dia dos namorados; 12 de junho é, ainda, palco da Festa para Santo Antônio, o padroeiro da cidade.
Com igrejas coloniais e restaurantes que passam pela culinária mineira, claro, mas também oferecem gastronomia contemporânea e internacional, Tiradentes, além de ficar perto da bucólica Bichinho, a cidade de ruas de pedra convidam os casais em viagem romântica a passear a pé ou de charrete, comer bem e curtir ótimas pousadas ou até o Santissimo Resort, hotel muito charmoso localizado em pleno centro histórico.
Nas últimas semanas de junho o romântico destino recebe ainda o Bike Fest, o tradicional Encontro de Motos de Tiradentes.
E durante as férias de julho, a cidade oferece uma programação especial que valoriza ainda mais as viagens durante a temporada de inverno.
– Cidades românticas para viagens curtas em SP
Turismo em Ouro Preto
Além das atrações históricas, Ouro Preto é palco de programações especiais em feriados e festas populares
A mais conhecida cidade histórica mineira fica próximo da capital Belo Horizonte e oferece muitas atrações nas férias de julho, quando celebra o Festival de Inverno de Ouro Preto.
A temporada de inverno convida à boa mesa de lugares como o Escadabaixo, que cultiva o jazz em seu rústico e charmoso ambiente.
Localizado na boêmia rua Direita, é uma boa opção para jantar a dois.
Para casais que procuram um clima bucólico de interior no inverno e a privacidade de um chalé em meio à natureza, Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, se destaca, com lindos chalés para o inverno e pousadas para aquecer a viagem de inverno de casal.
– Dica de hotel bom e barato em Ouro Preto – MG
Turismo em Monte Verde
Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer
Nas montanhas da Serra da Mantiqueira fica um dos mais charmosos destinos de inverno do Brasil: Monte Verde. Vila bucólica com estilo europeu, cercado de verde que mistura Mata Atlântica e imponentes Araucárias, Monte Verde é um dos lugares no interior de Minas mais procurados para viagens a dois.
Entre os destaques gastronômicos de Monte Verde estão os restaurantes de fondue, as lojinhas com muitos doces e queijos, cervejarias artesanais e até uma fábrica de chocolate.
Monte Verde, na mesma região de Campos do Jordão, conta com pousadas especialmente pensada para viagens românticas, além de chalés em meio à natureza e às montanhas, tudo cercado de muito verde.
Em julho é alta temporada na cidade, que tem programação especial ao longo do mês de férias com o Festival de Inverno de Monte Verde.
– Chalés românticos em Monte Verde – MG
Turismo em Macacos
A Pousada Pico do Sol é uma opção barata de lugar para ficar em Macacos-MG
São Sebastião das Águas Claras, ou Macacos, é uma boa opção de destino para ir no inverno pertinho de BH.
É um lugar para fazer uma viagem bate e volta –conta com ótimos restaurantes e bares– ou passar um final de semana em uma pousada isolada em meio à natureza com banheira de hidromassagem entre outros mimos.
– Pousadas baratas em Macacos, pertinho de BH
Turismo em Extrema
Pôr do sol na represa do Jaguary, na região de Extrema-MG
Na fronteira com o interior de São Paulo, vizinha a Joanópolis, Extrema é um destino bucólico, mas que conta com um agradável centrinho onde eventualmente acontecem eventos.
Extrema é um bom lugar para quem quer fazer ecoturismo, como nas trilhas do Pico do Lopo, ou relaxar alguns dias no sul de Minas Gerais.
– Chalés para viagens no inverno
Turismo em São Lourenço
São Lourenço tem opções de voo de balão foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação
Bem cuidado, o Parque das Águas em São Lourenço convida a passeios familiares a pé.
Outro bom passeio nessa cidade do sul de Minas Gerais é conhecer a Fazenda Centenária e o cultivo de café no local, cuja qualidade conquistou o título de melhor café do mundo.
Turismo em Poços de Caldas
A cachoeira Véu de Noiva é uma das atrações de Poços de Caldas
Um dos mais tradicionais destinos turístico do sul de Minas Gerais, a agradável Poços de Caldas tem cachoeiras turísticas de fácil acesso, balneários com águas termais e boas lojinhas e restaurantes para comprar lembranças.
Além de conhecer bons restaurantes e cafeterias, vale a pena passar no Mercado Municipal de Poços de Caldas. Queijos, cachaças e doces de ótima qualidade abrem o apetite para quem quer comer bem –e barato– no inverno.
Poços de Caldas também é um bom lugar para renovar o armário de roupas de inverno. As malharias no centro da cidade e feirinhas tem bons produtos, como gorros, cachecóis e luvas, para aquecer e embelezar.
Existem muitas boas opções de hotéis e pousadas em Poços de Caldas, mas quem pretende viajar em julho para o destino no sul de Minas Gerais deve olhar com antecedência os melhores lugares.