Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba – interior do estado de SP, faz parte de rotas do turismo religioso no Brasil. A cidade é vizinha à Lorena e oferece contato com a natureza para romeiros e viajantes que escolhem a cidade para descansar no domingo.
Como chegar em Cachoeira Paulista
A distância de Cachoeira Paulista – SP para a capital é de 200 km, sendo possível fazer uma viagem de ônibus saindo do Terminal Tietê, a viação Pássaro Marrom faz o trajeto. Para quem quiser arriscar dá até para ir de metrô e trem. É um rolê, mas dá pra ir… você pega o metrô na estação Sacomã, depois a linha verde da CPTM até São Caetano do Sul. De lá vai até a rodoviária de Campinas para seguir até Cachoeira Paulista.
Santuário
Cachoeira Paulista, na região de Guaratinguetá, é uma das principais atrações turísticas do Vale do Paraíba, e berço do turismo religioso em SP. Para quem busca lugares baratos para viajar em SP, encontra na agradável vila de Cachoeira Paulista-SP um povoado pacato e gostoso para viagem de final de semana e relaxar no domingo.
— O que fazer em Botucatu – SP
[divider]
O que fazer em Cachoeira Paulista?
A cidade turística integra o Circuito Religioso do Estado e tem como um dos destaques o Santuário Nacional de Santa Cabeça. O destino é uma dica de cidade para conhecer em SP.
Para quem gosta de festas religiosas, o feriado de 12 de Outubro é uma boa data. Na semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida há missa no Santuário, e homenagens à padroeira do Brasil pelas cidades da região. No entanto, para evitar aglomerações faça a viagem durante os dias da semana, ou escolha um final de semana pós ou pré feriado.
Por ano, a cidade recebe cerca de dois milhões de pessoas, sendo que um dos pontos de maior interesse é mesmo o santuário em Cachoeira Paulista. Os devotos saem em romaria invocando a santa para interceder e curar enfermidades relacionadas à cabeça. Há uma fonte milagrosa para fazer orações.
Outro ponto bastante visitado na região é o mirante das fontes. Já quem busca cachoeiras em SP, a cidade, claro, tem algumas opções. A melhor dica é a Cachoeira da Bocaina. Com queda de 20 metros, é um passeio legal para com área para piquenique e oportunidade para banho de cachoeira e nas águas que formam uma piscina natural.
— Viagem de carro por cidades turísticas de MG
Parque Ecológico
O Parque Ecológico Nelson Lorena também merece uma visita.
O local possui uma ampla área verde com lago, pedalinho, parque infantil e vagão de trem destinado como espaço cultural. É uma dica de lugar para visitar para quem viaja com crianças. Lá também está localizado o Museu Costa Júnior que abriga um acervo de documentos e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932.
Serra da Bocaina
Já quem quiser fazer uma viagem curta até a Usina Hidrelétrica da Serra da Bocaina vai encontrar construção histórica do início do século XX e até hoje funciona a pleno vapor! O endereço é Estrada Municipal da Bocaina.
[divider]
O que fazer em Guaratinguetá
Guaratinguetá está cravada no Mar de Morros, entre as montanhas da Serra da Cantareira e da Serra do Mar. Alguns lugares para conhecer em Guaratinguetá são a vila das Pedrinhas para passeios de barco pelos ribeirões do Rio Paraíba do Sul.
Por meio da estrada SP-171, o paulista pode incluir no roteiro da viagem de carro pelo interior paulista, as cidades históricas de Cunha, com seus campos de lavanda, trilhas, cachoeiras e cerâmicas, bem como a vila de Paraty, no RJ, que dispensa apresentações, sendo uma das cidades mais bonitas do Brasil.
Uma curiosidade é que Guaratinguetá já ficou conhecida como a “Atenas do Vale do Paraíba“. Isto porque durante o período da crise da economia cafeeira, fonte econômica do Vale do Paraíba na época, a cidade recebeu investimentos para formar escritores. É deste época a construção da Escola Normal durante a década de 1920.
O local deu origem a centro de formação de professores no interior paulista, e os esforços resultaram em um pólo de educação e cultura em SP.
Por fim, vale lembrar que Guaratinguetá, ao lado de Aparecida, compõem o Circuito da Fé em São Paulo. Terra natal do primeiro santo brasileiro – o Frei Galvão, a cidade é uma das mais importantes do Vale do Paraíba. Após a canonização do Frei Galvão, em 2007, tanto Cachoeira Paulista quanto Guaratinguetá ganharam destaque no Turismo Religioso nacional.
Post publicado em 30 de novembro de 2020 e atualizado em 2022.