Início / Feriados em 2021 / Onde passar o Natal: cidades enfeitadas e festas natalinas no Brasil

Onde passar o Natal: cidades enfeitadas e festas natalinas no Brasil

O ano passa cada vez mais rápido, e logo nos damos conta das ruas, shoppings centers, monumentos e praças das cidades enfeitadas para o Natal, ganhando vida com as luzes natalinas, iluminando e colorindo os nossos sonhos. E apesar da pandemia e isolamento social, os apelos comerciais continuam, e certamente em 2020 o que mais vale é justamente a essência da data.

E, às vésperas de darmos adeus a este ano fora de qualquer imaginário, esperamos ansiosos o primeiro dia do calendário 2021, e elencamos dicas de lugares para viajar no Brasil para passar o Natal 2020.

A grande festa do calendário cristão desperta nas pessoas o altruísmo e a esperança. E nada melhor do que comemorar o Natal em lugares com luz e magia, desfiles natalinos, árvores decoradas e até mesmo com a presença do bom velhinho, suas renas e duendes.

Elencamos a seguir 10 cidades no Brasil com as melhores festas natalinas para roteiros de viagem em dezembro. Escolha onde passar o Natal e boa viagem!

Reserve pousadas no interior de SP para o Natal

Onde passar o Natal em SP

Natal 2021 no interior de SP

Cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão | @obadenbaden

Em São Paulo, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, dá espaço para a decoração natalina, entre outras atrações de final de ano.

O Natal dos Sonhos em Campos do Jordão, a Suíça brasileira, encanta pela decoração, pelas luzes, pela vila de Natal –e tudo harmoniza com a arquitetura europeia de pousadas e casas em Campos, além do clima ameno de noite, tudo em um ambiente cercado de montanhas e verde.

As melhores cidades enfeitadas para o Natal

A bonita Gruta do Anjo de Socorro-SP

Para quem procura um lugar onde passar o Natal no interior de São Paulo sem gastar tanto como nas duas cidades acima, Socorro, a Cidade Aventura no interior de SP, perto do sul de Minas, também é uma ótima opção para famílias com crianças.

Banhada pelo rio do Peixe, que oferece atividades como rafting e boia cross, Socorro conta com alguns dos melhores hotéis-fazenda do interior de SP, com arvorismo para crianças, tirolesas e outras atividades.

O charmoso centrinho de Socorro, cujos casarões remetem à época do café em SP, também ganha decoração de Natal e agrada às crianças e famílias.

Natal em Olímpia

Quem quer calor e água, no interior paulista, pode ir para o Oeste, em Olímpia. A cidade conta com um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Thermas dos Laranjais, que faz a alegria da criançada e tem brinquedos e piscinas para várias idades.

Olímpia é pontuada de bons resorts, hotéis e pousadas e muitos realizam atividades especiais nas férias de verão.

Outro bom destino no estado de São Paulo onde ir no Natal e aproveitar o calor das férias de verão é Brotas, com suas cachoeiras, trilhas de ecoturismo e muito contato com a natureza. Um bom lugar para se hospedar com a família em Brotas é o hotel-fazenda Areia que Canta, um dos melhores do interior paulista.

Natal em Socorro

Socorro130 km de São Paulo

A Cidade Aventura realiza já há bons anos uma das festas natalinas mais bonitas do Brasil.

Quem vai à Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – com certeza terá várias opções. Isso porque a cidade tem mais de 10 pontos decorados com mais de 1 milhão de luzes, 60 quilômetros de cordas iluminadas e o inédito Papai Noel com 12 metros de altura e revestido com mais de 100 mil fundos de garrafas pet, o que lhe confere o título de maior da região sudeste, no quesito material utilizado e tamanho.

A parte de baixo da enorme poltrona do Papai Noel – instalado na praça da igreja matriz – foi transformada em um lindo túnel de luzes, o lugar mais concorrido para uma foto, na edição 2020/2021 do Socorro Luzes de Natal.

Mas, lindas árvores de Natal, anjos, bolas, estrelas, por exemplo, também atraem a atenção de moradores e turistas, espalhados pela avenida Coronel Germano, Palácio das Águias, Portal Colonial, Praça da Delegacia, Praça do Fórum, Rua 13 de Maio, Rua Campos Salles, Rua Padre Antônio Sampaio, Trevo dos Imigrantes e Trevo e Portal Lions.

Já com uma proposta sustentável das edições anteriores, a decoração do evento – que fica até dia 10 de janeiro de 2021 – é feita com garrafas pets coletadas durante todo o ano. De acordo coma organização, desde o início do projeto em 2013 até agora já foram utilizadas mais de um milhão de garrafas pet.

O que fazer em Socorro?

Natal em Campos do Jordão

Campos do Jordão – 160 km de São Paulo

Cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão | @obadenbaden

O “Natal dos Sonhos” traz ainda mais charme e magia para a cidade serrana. Dentre as atrações estão apresentações musicais e iluminação especial na “Vila de Natal”, um espaço lúdico na praça central. As crianças ficam encantadas, especialmente com a “Casa do Papai Noel”. Está entre as mais belas cidades enfeitadas para o Natal em SP.

Campos do Jordão e cidades próximas

Natal em São Paulo

São PauloAv Paulista

A capital de SP oferece inúmeros lugares para quem gosta dos enfeites e luzes do Natal. Alguns dos pontos mais iluminados e decorados são os prédios da Av. Paulista e os shoppings, em especial os localizados nas regiões nobres da cidade como o Pátio Higienópolis. Este ano, por conta da pandemia, para evitar aglomerações a tradicional árvore de Natal foi montada na Marginal Pinheiros. As luzes podem ser vistas a uma distância de até 10 km.

Lugares no Brasil onde passar o Réveillon 2021

Natal perto de SP

Itu – 100 km de São Paulo

A cidade dos exageros faz jus ao título e ergue árvore de Natal gigante, com mais de 80 metros de altura e milhares de luzes pisca-pisca. É um destino barato, que costuma atrair visitantes do interior do Estado de São Paulo.

O que fazer em Itu-SP

Guararema – 80 km de São Paulo

Pela proximidade, torna-se uma viagem barata, rápida e divertida para passar visitar uma das cidades enfeitadas para o Natal em SP. A pequena cidade do interior paulista realiza uma festa animada que agrada especialmente as crianças.

— Confira também outras dicas de lugares para viajar em dezembro.

Lugares para viajar no Natal no Brasil

onde passar o natal no Brasil

Há diversos destinos legais para celebrar o Natal no Brasil | CC

Natal em Penedo

Penedo – 200 km do Rio de Janeiro

A pequena comunidade finlandesa que reside em Penedo garante aos turistas que visitam a cidade durante o Natal, uma grande festa. Esqueça as famosas cachoeiras, a Casa do Papai Noel é o ponto turístico mais visitado no fim de ano. É a casa de veraneio de Santa Claus, que dizem morar na Lapônia.

12 lugares para viajar com as crianças nas férias

Natal em Curitiba

CuritibaParaná

Uma das capitais mais bonitas do Brasil, Curitiba fica ainda mais divina em dezembro. Há presépios, guirlandas, luzes e enfeites de Natal em diversos prédios. A grande atração, no entanto, fica por conta da apresentação do tradicional coral de crianças do alto das janelas do Palácio Avenida, no centro da cidade.

O que fazer em Curitiba?

Natal em Blumenau

Blumenau150 km de Florianópolis – Santa Catarina

Além da capital Florianópolis, que também possui um bela festa de Natal, Blumenau também destaca-se com o evento “Magia de Natal” e vasta programação na Weihnachtsdorf (Vila de Natal, em alemão), no parque Vila Germânica, no centro turístico da cidade.

véspera natal feriado

Gramado é palco do Natal Luz, com uma vasta e colorida programação no final do ano | CC

Natal Luz, em Gramado

Gramado / Canela – 100 km de Porto Alegre

Por fim, as duas cidadezinhas mais charmosas da serra gaúcha, repletas de encanto e magia entre os meses de novembro e janeiro.

Em Gramado, acontece o “Natal Luz” entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. O evento é considerado o maior do Brasil.

Na programação do Natal Luz de Gramado, há incríveis shows no lago, espetáculos musicais, paradas e desfiles, entre outras atrações nessa bela cidade turística do sul do Brasil.

Já a vizinha Canela encanta com o “Sonho de Natal”, também entre outubro de 2020 e janeiro de 2021.

Alguns desfiles são pagos. É preciso comprar com antecedência o ingresso.

Calor e mar: Natal no Nordeste

A praia de Taípe, em Arraial, é selvagem e quase deserta

O Nordeste, como não poderia deixar de ser, também oferece ótimos lugares onde passar o Natal e curtir o final do ano com muito sol antes do Réveillon.

Para quem gosta de parques aquáticos, vale a pena colocar na lista de destinos de final de ano no Nordeste o Arraial d´Ajuda Eco Parque, em Arraial d’Ajuda – Porto Seguro.

O parque já foi apontado como um dos melhores do mundo e em 2019 ganhou o prêmio de melhor do Brasil. Tem atrações para famílias, para as crianças e também atividades mais radicais.

Para se hospedar, pertinho fica o Arraial d’Ajuda Eco Resort, mas Porto Seguro é perto e acessível, e cheio de lugares para ficar, dos mais baratos aos mais luxuosos.

Além do parque e do resort, esse trecho do litoral sul da Bahia tem muitas atrações onde ir, de lugares históricos a praias paradisíacas e de águas mornas e calmas.

Natal em Fortaleza

Cumbuco é um dos melhores destinos para uma viagem de um dia perto da capital do Ceará

Lagoa da Banana, em Cumbuco, praia próxima a Fortaleza

Outro bom destino no Nordeste para viajar com a família com crianças no final do ano é Fortaleza, que organiza uma das maiores festas de Réveillon na praia do Brasil.

Entre as atrações de Fortaleza, estão as barracas de praia da praia do Futuro, muitas com estrutura para receber famílias com crianças, e também o Beach Park, em Aquiraz, uma viagem rápida a partir da capital.

Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Nordeste e tem uma boa rede de hotéis, como o Croco Beach Hotel, hospedagem quase pé na areia ligado a uma das melhores barracas de praia da região.

Outro lugar legal onde viajar no Natal com crianças no Natal é Maragogi, o Caribe Brasileiro no litoral alagoano.

As águas calmas formam piscinas naturais divertidas e gostosas para crianças e a praia mais conhecida de Alagoas conta com Salinas Maragogi, resort que já foi apontado como um dos melhores hotéis do Brasil para ir com a família.

Feliz Natal em Natal

NatalRio Grande do Norte

Para fechar a lista de destinos mágicos, a capital brasileira que faz aniversário no dia 25 de dezembro dá as boas-vindas ao turista e ao Ano Novo com imponente presépio e árvore de Natal, além de celebrar a data com shows e animação nas praias e pontos turísticos da Cidade do Sol.

O que fazer em Natal, no nordeste do Brasil

Natal em Minas Gerais

Cidades históricas de MG

A Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes-MG

Tiradentes, a bucólica cidade histórica mineira, é famosa pelas igrejas e pelas apresentações de música sacra, além de trilhas, cachoeiras, boa gastronomia e lugares para se hospedar como o Santíssimo Resort, no centro histórico da cidade. Para quem gosta da tradição cristã no feriado religioso, é uma boa opção de destino no Natal.

Divinópolis é outra cidade do interior de Minas que vale a pena considerar para viajar no Natal. O Natal dos Sonhos de Divinópolis acontece há três décadas com decoração e programação. Este ano deve ser diferente, com algumas restrições e seguindo protocolos de segurança e higiene, mas certamente o Papai-Noel vai passar por lá para alegrar as crianças em férias pós pandemia do COVID-19.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*