Início / Melhores destinos / Esquiar nos Alpes franceses pode ser bem barato…

Esquiar nos Alpes franceses pode ser bem barato…

Os alpes franceses no inverno 2023 são a dica do texto de hoje, com viagem por pequena e charmosa estação de esqui entre a França e a Suíça.

Para começar, se você pensa que esquiar nos Alpes franceses é uma atividade cara, elitista e até meio esnobe, está enganado.

É possível, divertido e fácil encontrar estação de esqui na França próximo à Paris. Nesse sentido, o ambiente de uma estação de esqui parece uma praia gelada de morros brancos, com um público variado, descontraído e barulhento.

Desse modo, há desde crianças que mal aprenderem a andar brincando de “esquibunda” até vovôs e vovós com seus curiosos sapatos de raquete fazendo caminhadas na neve.

Alpes franceses no inverno

Um bom ponto de partida para aproveitar uma temporada de inverno é a simpática e belíssima cidade de Annecy, incrustada num vale no meio dos Alpes franceses, um dos lugares mais charmosos da França, a 500 km de distância da capital francesesa. Ou seja, uma estação de esqui na França próximo à Paris.

Annecy – estação de esqui próximo à Paris

alpes franceses

Pequena e charmosa estação de esqui entre a França e a Suíça.

Chamada de “Veneza dos Alpes” por causa dos seus canais e pontes, a cidade possui uma ótima infraestrutura turística de inverno, com muitos hotéis (dos super luxuosos aos mais baratos), casas de aluguel, albergues e ônibus municipais (alguns gratuitos) para as várias estações de esqui em seu entorno.

Sendo assim, para chegar em Annecy, a maneira mais fácil e rápida é ir para Genebra, na Suíça. Além da proximidade – a cidade francesa fica a menos de 50 km de Genebra –, no próprio aeroporto há grade oferta de traslados que te levam para Annecy ou direto para as estações de esqui.

E, para quem quer economizar, procure o balcão na Frossard, empresa de ônibus que mantém linhas regulares entre Annecy e o aeroporto de Genebra.

Hospedagem

Primeiramente, você pode gastar uma pequena fortuna e ficar em um dos muitos hotéis de luxo de Annecy ou para quem está com grana curta, a pedida é hospedar-se no bom e velho albergue da juventude de Annecy.

No entanto, não descarte também a possibilidade de alugar um quarto ou mesmo uma casa ou um apê (via o próprio escritório de turismo da cidade ou Airbnb). Afinal, muitas vezes, essa forma de hospedagem acaba sendo a mais cômoda e barata, principalmente se você viaja com acompanhantes.

Hotéis em Annecy – Alpes franceses pelo Booking.com

Pesquisar hotéis aqui

Estações de esqui na França, próximo à Paris

Para começar, a estação de esqui na França, mais próxima de Paris e mais econômica é a estação de Semnoz.

Assim, do centro da cidade (e em outros pontos) saem ônibus em diversos horários para a estação, por apenas € 5,50 ida e volta. Uma vez na estação, você pode alugar todo o material esportivo por apenas um dia ou por períodos maiores.

Os Alpes franceses merecem estar no roteiro de um mochilão pela Europa

Pôr do sol em estação de ski nos Alpes Franceses

Nesse sentido, há muitas opções de pacotes para esquiar em estações de esqui na França, mas é possível alugar o material por um custo relativamente barato. Sendo assim, para os esquiadores de primeira viajem, é bem aconselhável pagar uma aula particular ou, de preferência, em grupo.

É sempre mais divertido e estimulante aprender com outros debutantes. E uma aula basta para sacar as noções básicas e sair se arriscando pela imensidão branca.

Dica local

Fique atento às redes fast food da região, pois muitas delas, como a Subway, Quick e McDonalds simplesmente vendem combos com direito a um dia de esqui em alguma estação. Você faz uma refeição e ainda ganha, por exemplo, um forfait (passaporte para um dia) em alguma estação bacanuda, como La Clusaz.

Alpes franceses no inverno

A estação de La Clusaz, ao lado de Chamonix e Courchevel, formam a santíssima trindade dos esportes alpinos na França. São as melhores e mais chiques estações de esqui no país.

La Clusaz – Alpes franceses

alpes franceses

Estação de esqui La Clusaz, na França, próximo à Paris.

A vantagem de La Clusaz é que ela fica a menos de meia hora, apenas 32 km, de Annecy, com ônibus urbanos frequentes entre as duas cidades. Já para visitar as estações de Chamonix e Courchevel, não tem outra escapatória a não ser se hospedar nas cidades homônimas, megaturísticas e com preços bem salgados nas temporadas de inverno.

Com uma população de pouco mais de 1.800 pessoas — isso mesmo, mil e oitocentas almas. Por isso, La Clusaz vive do turismo e de sua gigantesca e luxuosa estação de esqui. Assim, são mais de 130 km pistas espalhadas em cinco montanhas diferentes.

Leia também: Valle Nevado: dicas para esquiar no Chile

estação esqui europa

Estação de esqui nos Alpes franceses.

O mapa da estação dá uma boa medida da grandiosidade do complexo. Aliás, se você ficar uma semana lá, dificilmente será capaz de ver tudo e andar em todos os teleféricos.

Sendo assim, o forfait de um dia custa caro e no de uma semana você economiza. Garanto que vale cada centavo. Além do cenário incomum e surpreendente para nós brasileiros, esquiar é muito divertido (e muito cansativo).

Estação de esqui na França, próximo à Paris

viagem europa inverno

Estação de esqui para temporada de inverno na França.

A pequena vila de La Clusaz, que fica praticamente dentro da estação, é super aconchegante e oferece simpáticos cafés e convidativos restaurantes. Assim, para todos os lados que você olha e anda, tem lojas de aluguel de material esportivo. Pesquise bem, pois a concorrência é grande e os preços mudam muito.

Uma vez lá em cima, você olha para os lados e vê muitas crianças – algumas bem pequenas, tipo 3 ou 4 anos – subindo, descendo, se divertindo. E aí você pensa: “é fácil”. Ledo engano. As pernas tremem, a cintura trava, o equilíbrio vacila e não há breque.

Leia também: Inverno em Banff e Canmore, em Alberta, no Canadá

neve paris

Os Alpes franceses é puro charme.

Os tombos são inevitáveis, porém valem a pena. Aliás, é indescritível a sensação de descer de uma montanha de mais de 2 mil metros em cima de um esqui.

Por isso, vá preparado a cair, pois não é um esporte fácil. Mas, é como andar de bicicleta, uma vez que você aprende, não mais desaprende.

Em conclusão, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.