Alter do Chão é chamado de o Caribe Brasileiro, o que é um belo elogio… também para o Caribe.
A vilinha no Pará, a 33 km de Santarém, é mais charmosa, mais limpa e com mais atrações da floresta do que Manaus. É a verdadeira porta de entrada do turismo na Amazônia.
Para quem pergunta onde ir na Amazônia, sempre respondo: Alter do Chão, o Caribe brasileiro.
— Hotel perto de Manaus, no Amazonas
Alter do Chão, o Caribe da Amazônia
A vila fica às margens das águas transparentes e de cor esmeralda do rio Tapajós.
Alter do Chão é um dos inúmeros destinos de ecoturismo na Amazônia
Da pracinha principal de Alter, sem se aventurar de barco ou em caminhadas, já dá para ver um cenário à altura da imensidão amazônica: a imensidão do rio Tapajós (às vezes, a impressão é de estar olhando o mar), a praia de areias branquinhas, os barcos para lá e para cá.
Alter é especialmente deslumbrante entre agosto e dezembro, quando as águas dos rios baixam e, no Tapajós, surge uma faixa de areia branca e finíssima, a Ilha do Amor.
Ao ver a Ilha do Amor, entendi porque essa é considerada uma das melhores praias do Brasil.
A Ilha do Amor, em Alter do Chão, surge no chamado verão amazônico, quando as chuvas dão (um pouco) de trégua e os rios metros mais baixos. Mas não se preocupe: a chuva não deixa esquecer que estamos na Rain Forest, a floresta que chove.
Setembro é, normalmente, o mês em que a Ilha do Amor mais se destaca. Neste mês, também ocorre uma das festas populares mais tradicionais da Amazônia e do Brasil, a Festa do Sairé.
Festa do Sairé – Alter do Chão
A mais tradicional festa popular da Amazônia
A Festa do Sairé, em Alter do Chão, mistura elementos religiosos católicos com expressões da cultura local e enche os olhos dos moradores e dos turistas: é alta temporada em Alter do Chão.
Durante dias, a Festa do Sairé apresenta procissões, grupos de cairibó, dramatizações de lendas amazônicas, como a do boto homem que seduz a índia…
O auge da Festa do Sairé é a simpática disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi, grupos com alegorias, músicas e fantasias, como as escolas de samba.
Quem não gosta de praia cheia, deve evitar Alter durante a Festa do Sairé e especialmente aos finais de semana.
A vila vira destino de gente de toda a região, incluindo Santarém, e, sinceramente, a praia fica lamentável: jets skis não respeitam banhistas, banhistas não respeitam o rio com sujeira…
Minha sugestão: fuja para algum passeio distante ou vá dar uma volta por Santarém – e tirar dinheiro.
O ônibus entre um lugar e outro demora apenas 45 minutos.
— Festas populares pelo Brasil
Turismo em Alter do Chão
Uma das principais atrações naturais de Alter do Chão é o Lago Verde, cercado pela Floresta Encantada.
Encantado. O adjetivo se justifica. O Lago Verde verde possui mais de uma dezena de nascentes e águas cristalinas.
Do barco (é facinho alugar na praça principal de Alter), é possível ver o fundo colorido por plantas do Lago e fotografar cardumes que parecem fazer coreografias, tão rápidos e sincronizados são os movimentos. E é muito bom para banho.
A Floresta Encantada, a mata de Igapó pela qual dá para passear entre as árvores de barco, surge com mais força entre os meses de janeiro a julho, mas o Lago Verde também é… encantado no resto do ano.
A gigantesca árvore amazônica na Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará
— Ecoturismo na Amazônia: a Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará
À noite, a vila de Alter do Chão fica bem tranquila, mas na pracinha principal dá para comer, beber sucos de frutas amazônicas e até uma caipirinha.
Também dá para ouvir histórias e combinar com outros turistas aventuras de ecoturismo: caminhadas na Floresta Nacional dos Tapajós, visitas a comunidades ribeirinhas, pôr do sol (com botos, espera-se) na Ponta do Cururu…
Alter do Chão: dicas de viagem
Dicas para viagens baratas e legais pela Amazônia
- Onde fica Alter do Chão – a vila fica a 33 km de Santarém e a apenas 15 km do Aeroporto de Santarém.
- Quando ir para Alter do Chão – entre setembro e dezembro, às aguas do rio Tapajós baixam e forma-se a Ilha do Amor, considerada uma das melhores praias do Brasil. E é de rio.
- Setembro também é o mês da Festa do Saité, celebração centerária que envolve milhares de pessoas.
- Atrações de Alter do Chão – A natureza ao redor de Alter é um belo exemplo das belezas da Amazônia: Ilha do Amor, Lago Verde, Floresta Nacional dos Tapajós, Ponta do Cururu, Serra da Piroca.
foto: Idobi
Gostei das dicas de viagem deste site. Conheci o Gustavo na subida do Rucu no Ecuador, quando ele me falou do tal do Alter do Chão! Está no topo da lista de lugares para conhecer…
qual os dias e qual os barcos que sai os barcos de Manaus para Santarém ou vai direito pra Alter do Chão
Legal Axel!
Avise quando for pra lá!