Início / Melhores destinos / Amsterdam, o que fazer em roteiro de 4 dias
Dicas de Amsterdam
Museumplein, local onde está o Rijksmuseum, Museu Van Gogh e um dos I AMSTERDAM

Amsterdam, o que fazer em roteiro de 4 dias

Descubra o que fazer em Amsterdam, e cidades próximas em roteiro pra lá de especial nos Países Baixos.

Viajar para Amsterdam sempre foi um sonho. Imaginava toda beleza da cidade, com baladas, parques e os bondinhos passando por downtown até a Central Station, como em alguns filmes que já asssiti no cinema. E foi assim mesmo quando viajei para Amsterdam pela primeira vez, no mochilão pela Europa.

Quantos dias em Amsterdam

Depende, um dia é pouco, dois dias é bom, quatro dias é melhor ainda!

Percebi que você sempre vai querer um dia a mais na cidade. Há muitas coisas legais para fazer de dia e à noite em Amsterdam, com boas baladas e os melhores DJ´s. A primeira que estive em Amsterdam, lembro que foi legal e curti todas as noites, mas durante o dia era só bagaceira. Não lembro de muita coisa da primeira viagem à Europa, faz um bocado de tempo, aliás.

Já da última vez, a viagem foi mais turísticas, aproveitando o que a cidade de Amsterdam tem de melhor. O relato a seguir é especial para você aproveitar o que a Holanda e os Países Baixos têm de melhor.

O que fazer em Amsterdam

Elencamos dicas para roteiro de dois ou quatro dias com tudo o que fazer em Amsterdam + dois dias para fazer viagens bate-volta saindo da Central Station. Você vai gostar!

Esqueça o tripé drogas, sexo e rock´n´roll

O que fazer em Amsterdam vai muito além do quarteirão da luz vermelha, coffee shops com maconha, balas e raves after hours.

Caminhe olhando para cima, você ficará fascinado com a arquitetura. | MV

Caminhe olhando para cima, você ficará fascinado com a arquitetura – o que fazer em Amsterdam.

Sim, tem tudo isso, mas se você também tem interesse por arte, arquitetura, atividades ao ar livre e ter contato com uma cultura incrível, continue lendo e anote as dicas dos passeios para curtir Amsterdam durante o dia e à noite.

1.º dia – um dia romântico pelos canais e museus

Passeio de barco pelos canais

Comece o dia navegando. Charme indiscutível dos Países Baixos, um passeio de barco pelos canais de Amsterdam lhe darão uma visão 360.º da capital da Holanda. Há várias empresas que realizam os cruzeiros. Fizemos o tour dos pontos turísticos, com duração de 1h. Custou 16 Euros com a Holland International.

Canais de Amsterdam

Os canais são um dos charmes dos Países Baixos no roteiro de viagem em Amsterdam, Holanda.

Uma dica para pagar o ticket mais barato é comprar pela Internet. Ingressos online têm 10% de desconto. Você paga 12 Euros. Aliás, uma outra dica é comprar o bilhete para o dia inteiro. Custa 23 Euros e você pode embarcar quantas vezes quiser ao londo do dia. Há barcos a cada 15 minutos das 9:00 às 18:00. (No verão até às 22:00, a cada 30 min.)

No entanto, usando ou não o day ticket, reserve de duas a quatro horas para visitar o Museu Nacional (Rijksmuseum) na sequência.

O que fazer em Amsterdam

Museu Rijksmuseum

O Museu Nacional de Amsterdam (Rijksmuseum) é gigantesco. Você levará uma tarde lá, e se gostar mesmo de arte, passa o dia inteiro. Isso porque o museu tem obras raras de Rembrandt, dentre as quais a tela The Nightwatch. Vale muito a pena. Recomendo caminhar de uma a duas horas pelas galerias principais e depois curtir o jardim, que é lindo.

Amsterdam a dois

Rijksmuseum é o maior museu da Holanda – o que fazer em Amsterdam.

Como chegar? O museu fica localizado na Museumplein, na mesma praça onde está o Museu Van Gogh. Aliás, é um dos lugares mais bonitos da cidade, sempre lotado de pessoas tirando selfie diante de um dos pontos com as letras I AMSTERDAM. O ingresso custa 18,50 Euros. O horário de funcionamento é das 9:00 às 17:00 (todos os dias).

Heineken Experience

O alegre museu da cerveja de gosto autêntico é grande e bem legal. É possível conhecer mais sobre os ingredientes, a história e a logomarca da cervejaria. Há ainda workshop de barman, interação com mídias sociais, publicidade e discoteca com bar e música.

Você ainda ganha dois copos de cerveja

Durante a visita guiada, o monitor faz umas perguntas sobre o processo de fabricação da cerveja, coloração e translucidez e, se não me engano, uma das respostas é “gold” (a cor da cerveja). Você acerta a pergunta e ganha um chopp a mais.

Heineken Experience 2015

Degustação de cerveja no Museu da Heineken – o que fazer em Amsterdam.

A entrada custa 18 Euros. Eu consegui economizar 1 Euro com flyer que peguei no hostel. Antes de terminar a visita é possível encomendar uma garrafa da Heineken personalizada com seu nome (fica pronta na hora). Não lembro o preço exato, mas era caro, algo em torno de 15 euros.

Do lado de fora há uma lojinha com vários produtos, bem carinhos também. O museu fica aberto todos os dias do ano, de segunda a quinta das 10:30 às 19:30; E de sexta a domingo até às 21:00. No verão, entre Julho e Agosto, fecha mais tarde todos os dias (entradas até às 19:00).

Como chegar? É fácil achar o museu, fica perto da parada Stadhouderskade. Saindo do Rijksmuseum siga pela rua de mesmo nome, acompanhando o canal, em sentido contrário à entrada do Vondelpark.

2.º dia – fila, reflexão e alugar uma bike

Casa Anne Frank, em Amsterdam

O que fazer em Amsterdam em dois dias? É um dos lugares mais visitados do mundo, e muito concorrido. Mesmo que você tenha ingresso, enfrentará uma longa fila. A média é ficar de duas a três horas aguardando. Talvez não vale se você tiver pouco tempo na cidade.

Filas imensas para visitar o esconderijo da garotinha que escapou do holocausto

Fila para visitar o esconderijo da garota que escapou do holocausto – o que fazer em Amsterdam.

Para ser sincero nós não fomos, mas fiquei com vontade. Assisti um documentário no voo da KLM que falava sobre a quantidade de turistas de todas as partes do mundo que visitam a casa onde a menina judia escondeu-se para escapar do holocausto.

Como chegar? O museu fica na rua Prinsengracht 267, ao lado de Westerkerk. É fácil achar, basta ver uma fila imensa! Aliás, a dica é comprar o ingresso com bastante antecedência (dois meses pelo menos). Além disso, outra dica é chegar bem cedo no dia da visita, pois costuma ser bem disputado. A entrada custa 9 Euros e não está incluída no IAmsterdam Card.

Vale a pena adquirir o IAmsterdam? O cartão dá descontos em museus e no sistema de transporte. Eu não comprei. Acho que só vale se você comprar o cartão de 1 dia e ir em todos os museus, o que seria bem cansativo. Veja no site os valores do cartão para cada período.

O que fazer em Amsterdam

Passeio de bicicleta

o que fazer em Amsterdam

O Vondel Park é um ótimo lugar para fazer um passeio de bicicleta e o que fazer em Amsterdam.

Na terra das bicicletas, um passeio de magrela pelas ruas pitorescas de Amsterdam é uma boa pedida para levantar o astral depois de ir à Casa Anne Frank.

Certamente é bem fácil alugar bicicletas em Amsterdam. Uma dica é procurar pelas “bicicletas laranjas”. O preço do aluguel é mais barato na Orange Bike (6,50 Euros por 3 horas). Pelo mesmo período, a Yellow Bike e a Black Bike saem por 8 e 9 Euros, respectivamente. Além de andar de bike pelas ciclovias da cidade, vale a pena ir pedalar no Vondel Park. O parque é uma imensa área verde e muito bonita de Amsterdam.

3.º dia – o expressionismo de Van Gogh

Museu Van Gogh

o que fazer em amsterdam Holanda Keukenhof 2023

Exposição no Keukenhof (2015), em homenagem aos 125 de morte do pintor.

Ah, se você tiver apenas mais um dia, não pense e vá visitar o Museu Van Gogh. Na minha humilde opinião, é o museu mais bonito do mundo e tudo o que você precisa fazer em Amsterdam. Sou fascinado pela biografia do artista holandês, e é uma oportunidade perfeita para conhecer a vida, obra e relação do pintor com seu irmão Téo.

Portanto, alugue o áudio-guia em português e faça o roteiro sugerido. O tour leva cerca de duas horas. Considere uma meia hora na fila, que também costuma ser grandinha, já o ingresso custa 17 Euros. Para saber mais sobre Vincent Van Gogh (1853-1890), confira 70 obras e artigos sobre o artista na galeria Artsy.

Leia também: Roteiro na Bélgica

O que fazer em Amsterdam à noite

O que fazer em Amsterdam em 4 dias? Se tiver um dia extra, reserve uma noite para caminhar pela zona da luz vermelha. Aprecie as belas mulheres com roupas sensuais nas vitrines mais cobiçadas da noite de Amsterdam. Eu disse – aprecie. Só tente conversa se realmente estiver a fim de contratar os serviços ou a garota der muita abertura.

Dicas Amsterdam à noite

O que fazer em Amsterdam à noite, tudo pode acontecer…

Red Light District

O passeio é divertido, mas é preciso respeitar as mulheres. Elas são profissionais e qualquer toque e até fala inapropriada pode lhe custar um belo problema com a polícia. Atenção e cuidado com as fotos.

É proibido fotografar as mulheres e até mesmo alguns locais da Red Light. Seja discreto, aja dentro dos limites e evite problemas.

Você pode incrementar o passeio noturno visitando o Museu do Sexo, localizado na Damrak, 18, perto do “Dam” ou o Museu Erótico, na Oudezijds Achterburgwal 54. Os ingressos custam 4 e 7 Euros, respectivamente. E curioso que o mais barato é o menos “pegadinha”, mais engraçado e curioso.

Coffee shop em Amsterdam

coffee shop em amsterdam holanda

Esqueça o Bulldog, é cheio de adolescente

Termine um dos dias com uma experiência no mínimo curiosa para quem não fuma, e extremamente eufórica para quem gosta de fumar cannabis.

Fuja dos coffee shops mais turísticos (Bulldog e Flying Pig) e procure pelo Mellow  Yellow, na Vijzelgracht 33, perto da estação Weteringcircuit. É um dos melhores coffee shop de Amsterdam. Vai por mim.

Como já informamos no artigo sobre a Venice, na Califórnia, existem basicamente duas variedades de maconha, com diferentes efeitos. Uma delas, a cannabis sativa produz um efeito psicológico e te deixa eufórico (boa para fumar durante o dia), já a cannabis indica causa efeito relaxante e letárgico, ideal para dormir bem.

Essa é informação básica que você precisa saber antes de comprar o seu fumo. Se você não estiver acostumado a fumar, peça uma variedade para beginners, se gosta de fumar e quiser experimentar algo mais forte, peça algo.

Dica local

Evite ingerir bebida alcoólica antes e enquanto estiver fumando.

A descriminalização da maconha é discussão cada vez mais em voga e a Holanda é um exemplo de como o comércio legal da marijuana pode movimentar o turismo. Não entraremos no mérito, mas o papel do blog é dar dicas para você vivenciar a realidade do local que visita.

Por fim, além de fumar um baseado e passear pela Red Light District, a noite de Amsterdam é muito boa. Além disso, há casas noturnas e bares bem legais, sendo que balada, a melhor é a Paradiso, na Weteringschans 6-8 – 1017 SG Amsterdam.

Como disse no início, além do roteiro de quatro dias, reservei dois dias para viagens bate-volta – uma delas até o jardim das tulipas, em Lisse (uma manhã ou tarde); e um dia para conhecer as cidades turísticas de Volendam, Marken e Broek In The Waterland, ao Norte do país (dia inteiro).

Quando visitar a Holanda

A melhor época para viajar para Amsterdam é a Primavera e o Verão, entre os meses de maio e agosto. As duas viagens que fiz para a Holanda foram no mês de maio, e recomendo, sobretudo para visitar o lindo parque das tulipas holandesas (Keukenhof Garden), aberto apenas na estação das flores.

parque das Tulipas em Keukenhof

Tulipas em Keukenhof

Laranja Mecânica

Por fim, um outro motivo para visitar a Holanda na Primavera é o feriado de Dia de Reis, comemorado dia 27 de abril. Nesta data, a Holanda se veste de laranja. Há festa por todos os cantos da cidade. Além disso, logo no início de maio também há o Dia da Lembrança (04/05) e o Dia da Libertação (05/05).

No verão, a Europa toda se agita. Há grandes festivais em diversos países europeus, grande movimentação nos parques e as ruas ficam repletas de artistas. Tudo fica mais divertido e caro, obviamente. Por essa e outras razões penso que a primavera é a melhor época para viagens na Europa, especialmente nos Países Baixos.

Dica para deixar a viagem mais econômica é ir no outono, entre os meses de setembro e outubro. Nesta época o clima ainda é ameno e costuma ser mais fácil encontrar promoções em passagens aéreas e ofertas em hotéis em Amsterdam.

E apesar de ser baixa temporada, viajar para Amsterdam no outono ainda é bem gostoso. Dá para caminhar pelas ruas, visitar museus e andar de bicicleta pela cidade. A temperatura Em Amsterdam cai, mas ainda é possível passear ao ar livre. Para ver dicas de eventos e a agenda cultural em várias cidades holandesas, basta acessar o site oficial do turismo.

Gostou das dicas? Agora basta ver fotos e escolher o melhor hotel para você fazer a reserva pelo Booking.

Au Pair na Holanda

Trabalhar como au pair é um outro clássico para quem quer viajar e trabalhar, e nos Países Baixos há oportunidades para brasileiras. Assim, quer saber como é a vida dessas pessoas que vivem com uma família no exterior cuidando de crianças? Nós temos um relato sobre como é a vida de uma au pair na Holanda.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.