Início / Melhores destinos / Aparecida (SP) e a Basílica de Nossa Senhora
aparecida sp
Basílica de Aparecida (SP).

Aparecida (SP) e a Basílica de Nossa Senhora

Aparecida (SP), que tem o Santuário Nacional e a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida como sua principal atração. Alías, é uma cidade perto de São Paulo com energia boa para descansar e inspirar-se.

Situada na região do Vale do Paraíba, a 170 km de distância da capital paulista, a cidade de Aparecida – também conhecida informalmente como “Aparecida do Norte”, é um lugar próximo da capital. O destaque fica por conta do turismo religioso.

No feriado de 12 de outubro de 2023 são esperados milhares de fiéis para as celebrações das missas na catedral de Nossa Senhora Aparecida, a “Padroeira do Brasil”.

Onde ficar em Aparecida – SP: Hotel Rainha do Brasil. A Pousada do Bom Jesus também é boa opção.

Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida

O Santuário Nacional e a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, “a padroeira do Brasil”.

A primeira igreja, construída em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida, era feita de taipa e ruiu, a chamada Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida. A construção é um marco na história da cidade, e ainda hoje recebe romeiros e peregrinos que visitam a cidade turística.

aparecida sp

Basílica de Aparecida (SP).

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, foi construída em 1888, e ligada por uma passarela de 500 metros à Basílica Velha, em estilo barroco. Assim, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi consagrado em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil.

O que fazer em Aparecida

Para começar, podemos começar o passeio em Aparecida (SP) pjustamente pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Como dissemos, a catedral foi construída em 1745, abrigou a primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida. Atualmente a Basílica dispõe de um centro comercial dentro do seu estacionamento, com lojas de diversos tipos, além de uma praça de alimentação bastante completa para atender os turistas.

Há também no local o Aquário de Aparecida, que possui tanques com espécies de água doce e salgada, uma boa atração para quem visita a cidade com crianças.

Porto de Itaguaçu

O Porto de Itaguaçu, localizado no Rio Paraíba do Sul (SP), foi construído com ponto de visitação para os romeiros, no local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.

No porto, é possível chegar até a beira do rio, por meio de um local asfaltado. Também é possível realizar um passeio de barco pelo rio. O entorno do porto de Itaguaçu possui diversos restaurantes, lojas de roupas e artigos religiosos, além de infraestrutura (iluminação, sanitários, água potável).

Para chegar ao Porto de Itaguaçu, vale a dica do passeio romântico de charretes, que saem do centro da cidade de Aparecida (SP), proporcionando um roteiro bastante agradável. Com capacidade para 60 pessoas, composição percorre trajeto de 1,4 km e passa por 20 cenários do Caminho do Rosário, pertinho de Aparecida do Norte.

Leia também: Santa Tereza – Roteiro no ES

Como chegar em Aparecida

Agora, os turistas de Aparecida (SP) têm uma nova possibilidade de transporte para percorrer o Caminho do Rosário. Trata-se do Trem do Devoto inaugurado no início de julho de 2019, vai percorrer o trajeto turístico em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do Rosário, em um total de 128 esculturas famosas.

Vale a pena acessar o site oficial do município para saber mais informações sobre eventos na catedral e outros atrativos culturais na cidade de Aparecida (SP).

Caminho do Rosário – Trem do Devoto

Ou seja, este trem em Aparecida – SP, com capacidade para 60 pessoas, traz um conceito mais retrô baseado em uma locomotiva antiga do século XIX, o que acaba oferecendo uma experiência diferenciada ao visitante, levando os peregrinos da Cidade do Romeiro, um Centro Comercial localizado próximo ao Santuário Nacional, até Porto Itaguaçu, local onde começa toda a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

Assim, correndo sobre trilhos elevados, apresenta-se como uma opção de retorno para todos que realizaram o Caminho do Rosário a pé, meditando os mistérios do terço, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

Desse modo, o novo atrativo para turismo em Aparecida – SP incrementa o fluxo turístico religioso no interior de SP, que recebe mais de dez milhões de pessoas por ano movidas pela fé. Aliás, vale ressaltar que o trajeto do Trem do Devoto é feito com duas locomotivas e cinco vagões e todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

O preço do bilhete para o percurso é baratinho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 16h.

Leia também: Roteiro – Rota das Emoções

Por fim, para não errar nas próximas férias, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.