Uma aldeia hippe chamada Arembepe, há 50 km de Salvador sentido Estrada do Côco – Linha Verde.
Entre o mar da Bahia e um sistema de lagoas, pontilhada por coqueiros e casinhas criativas, cercada por dunas, fica Arembepe, a 50 km de distância ao norte de Salvador – e um pedágio – pela bela e bem cuidada Estrada do Côco – Linha Verde.
A famosa aldeia hippie de Arembepe é cheia de história! A vila de Arembepe, parte da cidade de Camaçari, é daqueles lugares mágicos do Brasil, como a Chapada Diamantina, também na Bahia, a praia de Jericoacoara, no litoral do Ceará, e Alter do Chão, no Pará.
Aliás, por conta das paisagens únicas, da cultura local, da história e de algo inominável, quem caminha entre as belezas de Arembepe e conhece as pessoas que ali vivem sempre quer voltar -ou ficar.
Arembepe, Bahia: a história da aldeia hippie
Arembepe ganhou fama mundial nas décadas de 1960 e 1970, no auge do movimento hippie: a praia no litoral norte da Bahia era ocupada por uma comunidade alternativa que recebeu personalidades como a cantora americana Janis Joplin em uma temporada de rehab no Brasil.
Dessa forma, a comunidade hippie de Arembepe resiste até hoje, com seu modo de vida tradicional, com cerca de 30 famílias. Entre as fontes de renda está o artesanato (de qualidade e com peças únicas) e o turismo comunitário.
Para isso, Arembepe conta com um centro de visitantes e artesanato, onde os hippies expõem seus trabalhos, camping e casas familiares que alugam quartos. Ao lado do centro de artesanato, fica o rústico Restaurante do Roque.
Um lugar paradisíaco na Bahia

Um pequeno braço de dunas separa o mar das lagoas na aldeia hippie de Arembepe
Para quem gosta de contato de perto com a natureza e com a cultura local,a rústica Arembepe é o lugar ideal para ficar na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia.
Aliás, o preço dos lugares para ficar na aldeia hippie são muito mais baratos do que as pousadas da praia do Forte e os resorts da Costa do Sauípe, outras opções na região do lindo litoral norte baiano.
Desse modo, a praia de Arembepe e a região é um belo destino para lua de mel, afinal conta com uma das paisagens mais bonitas do nordeste. Além da comunidade hippie, é possível ficar no centrinho urbano de Arembepe, 2 km para o sul da comunidade.
Nesse sentido, com algumas lojinhas e pousadas baratas, a praia do centrinho urbano tem uma barreira de recife que forma uma piscina natural bem tranquila para banho.
Assim, Arembepe, como algumas praias próximas, tais como a praia do Forte, em Mata de São João, conta com um centro do projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas, uma coisa muito legal para conhecer com crianças -e adultos!
Leia também: Hotel e resort em Porto Seguro, sul da Bahia
Aldeia hippie de Arembepe
A aldeia hippie de Arembepe é a principal referência da região. As praias ao redor da aldeia são de ondas fortes, mas, nas épocas de cheias, é possível se refrescar no rio e em lagos.
O centro de artesanato sempre tem movimento. É lá o melhor lugar para o turista comprar peças únicas de artesanato, se informar sobre preços e lugares para ficar e escolher uma das opções de restaurantes e bares que ficam em torno do centrinho de artesanato hippie.
Por sinal, os moradores da aldeia hippie de Arembepe são muito receptivos e simpáticos; muitos gostam de conversar e apresentar o lugar.
Não raro, é possível sentar sob o barracão para ouvir música ao vivo tocada no final de tarde. Aliás, não deixe de levar uma recordação e ajudar a comunidade local que tem no turismo uma das fontes de renda.
Onde fica a Praia Arembepe, a aldeia hippie na Bahia

Na praia do centro urbano do vilarejo no litoral norte da Bahia, forma-se uma piscina natural
Arembepe está a cerca de 50 km do centro de Salvador e a apenas 25 km do Aeroporto de Salvador, o melhor destino para comprar passagens aéreas para quem quer viajar de avião para Arembepe e para o litoral norte da Bahia – Costa dos Coqueiros.
Para quem comprou passagens aéreas para ir para o litoral norte da Bahia, vale a pena pensar em alugar um carro para fazer uma road trip. Ao lado do Aeroporto de Salvador, ficam várias locadoras de carro com serviço de transfer entre o aeroporto e a locadora.
Linha Verde – Estrada do Coco
Em conclusão, pela Linha Verde – Estrada do Coco, é fácil e rápido de chegar da capital até Arembepe. A estrada, privatizada, está em boas condições e bem sinalizada. Quando viajamos para a Bahia, em julho, a Linha Verde que corta o litoral norte baiano tinha sempre barreiras policiais.
Entre Salvador e Arembepe existe um posto de pedágio, de 6 reais durante a semana e um pouco mais caro aos finais de semana.
Ao longo da Linha Verde ficam algumas das mais bonitas praias da Bahia. Vale muito a pena alugar um carro para explorar o litoral norte da Bahia, como fizemos.
E se você gosta de viagens de carro pelo litoral, a Bahia tem muito o que oferecer. Por fim, não deixe de ver nosso roteiro de carro pelo litoral sul da Bahia a partir de Porto Seguro, quando cruzamos praias como Coroa Vermelha, Trancoso, Santo André, Caraíva, praia do Espelho e outras.