fbpx
Home / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Arraial do Cabo-RJ e suas praias paradisíacas no litoral do Rio de Janeiro

Arraial do Cabo-RJ e suas praias paradisíacas no litoral do Rio de Janeiro

Apenas uma pequena faixa de areia branquinha separam as matas  que escorrem, pelas montanhas, quase até as transparentes águas cor de esmeralda da praia do Forno, uma das mais bonitas de Arraial do Cabo, cidadezinha do litoral fluminense a 160 km do Rio de Janeiro.

Arraial do Cabo, na região dos Lagos, é perto de destinos conhecidos do litoral do Rio de Janeiro, como Cabo Frio e Búzios. Entre as melhores praias de Arraial do Cabo estão as inspiradoras Prainhas do Pontal do Atalaia, praia do Forno e praia de Massambaba, que se estende desde Araruama pela restinga e é uma praia com trechos desertos fora da temporada.

– Booking: Pousadas em Arraial do Cabo

Há hotéis no centro e hotéis com mais privacidade em Arraial do Cabo - RJ

Arraial do Cabo vista da subida para o Pontal do Atalaia

Na região central, perto da praia do Forno, estão hotéis e pousadas em Arraial do Cabo como a bela Canto da Canoa, com suítes com vista para o mar,  a Pousada Caminho do Sol, a Pousada da Prainha e a Pousada Arraial Caribe.

Entre as coisas para fazer em Arraial do Cabo, além das praias, estão mergulho (é uma das melhores regiões turísticas do Brasil para mergulhar), passeios de barco (as excursões de barcos de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, não raro param visitam as praias da região) e stand up surf, nas praias de águas calmas e transparentes que motivam o apelido de Caribe Brasileiro.

Outros destinos do Brasil que recebem o apelido de Caribe Brasileiro são Alter do Chão e as praias da Costa dos Corais, entre Maceió e Recife.

– O que fazer em Búzios

Praia do Forno

Perto da Praia do Forno tem bons hotéis e pousadas em Arraial do Cabo

A Praia do Forno é uma das mais bonitas praias de Arraial do Cabo

Para por os pés na areia fina da praia do Forno, é preciso fazer uma pequena trilha, com subida e descida, de nível médio de exigência física, mas o cenário da praia do Forno é um dos que valem a pena em Arraial do Cabo.

Se for de carro para a praia do Forno, prepare-se: o GPS pode indicar errado o caminho da entrada da trilha. A entrada da trilha fica ao lado da praia dos Anjos, no Porto do Forno, e não é fácil (ou barato) estacionar o carro por ali nos dias mais cheios.

Consulte em seu hotel em Arraial do Cabo agências de mergulho ou de turismo

Entre as coisas para fazer em Arraial do Cabo estão surf e mergulho

Além da trilha –um passeio em Arraial que vale a pena pela vista–, dá para ir para a praia do Forno dos barcos de passeio e também de barcos que fazem às vezes de táxi. Na região da praia dos Anjos/Porto do Forno é possível encontrar pessoas para contratar o passeio de barco.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Vale a pena visitar o Pontal do Atalaia saindo de Arraial do Cabo e até para quem está em um hotel em Cabo Frio ou uma pousada em Búzios

O Pontal do Atalaia é um dos melhores passeios de Arraial do Cabo e dá para fazer passeio de barco até lá

O Pontal do Atalaia é uma das mais belas regiões de praias perto do Rio de Janeiro. Há diversas formas como ir para as prainhas do Pontal do Atalaia: passeio de barco, carro ou táxi.

Para ir de carro sem maiores problemas, vá bem cedo, principalmente em épocas de férias de verão ou alta temporada de final do ano e feriados como Réveillon ou Carnaval. Isso porque existe um limite de carros para entrar na região do Pontal do Atalaia –é preciso pagar uma taxa de R$ 20 para estacionar.

 

Outra motivo para ir para o Pontal do Atalaia cedinho é estacionar o carro próximo da famosa escada que leva as prainhas: quem demora para ir para o passeio pode ser obrigado a fazer uma caminhada cansativa para ir e voltar do carro.

O melhor é guardar as pernas para percorrer as prainhas de ponta a ponta e, claro, descer e subir as escadarias do Pontal do Atalaia, um dos cartões postais dessa região de praias do Rio de Janeiro.

– Paraty: Pousadas e onde ficar na cidade histórica do RJ

Praia de Massambaba

No Monte Alto, perto de Massambaba, há pousadas baratas, como a Pousada Ninho da Gaivota

O pôr do sol em Massambaba, praia com trechos de praia deserta em Arraial do Cabo

Praia de mar aberto a 15 minutos de carro do centrinho de Arraial do Cabo, no bairro Monte Alto, há algumas boas opções de lugares para ficar em Arraial do Cabo, como a Pousada Ninho das Gaivotas, pousada onde nos hospedamos que tem uma boa relação custo-benefício –e a pousada é perto do mar.

Para quem se hospeda na região do Monte Alto, perto da praia de Massambaba, há algumas opções de restaurantes e bares para comer à noite, mas as opções mais sofisticadas estão no centro de Arraial do Cabo –ou mesmo Cabo Frio, que não fica distante dali.

As águas da praia de Massambaba são geladas e com ondas, bem gostosa de nadar. Um dos destaques dessa bonita praia na região dos Lagos é o pôr do sol, que cai no mar, tingindo de dourado as águas cor de esmeralda desse trecho do litoral do Rio de Janeiro.

Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*