Para quem tem crianças em casa, a quarentena é um desafio: encontrar atividades para fazer com as crianças, saber como lidar com ansiedades e dúvidas das crianças e dar distração e coisas produtivas para fazer em casa estão entre as coisas para pensar na quarentena por causa do coronavírus.
Selecionamos algumas dicas para quem tem crianças na quarentena e o que fazer com crianças na quarentena.
Uma das dicas dos especialistas para crianças na quarentena é não criar uma rotina muito rígida e ter cuidado com as cobranças sobre si mesmo. “É tempo de curtir o filho, fazer o que tem vontade e pensar o que pode fazer junto com a criança durante esse tempo em casa. Tomar café, trabalhar um pouco, fazer intervalos mais frequentes para estarem juntos e decidir que eles são a prioridade, porque precisam de segurança física e emocional”, sugere a psicologa Raissa Volker.
A Gazeta do Povo criou um bom material para 10 dias de atividade com as crianças, com 30 ideias do que fazer nesse período.
O jornal mineiro O Tempo também fez um bom material em vídeo com atividades e ideias para distrair os pequenos em casa durante a quarentena. São boas ideias para assistir no YouTube.
A Universidade Federal de São Carlos também fez uma ótima apostila on-line com dicas para fazer com crianças desde os bebês até as crianças maiores, de 5 anos.
Entre as dicas, está a leitura de livros, brincadeiras de desenhas, brincadeiras de faz de conta, jogos e outras coisas agradáveis para pais e filhos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou algumas orientações online do que fazer e como conversar com os pequenos durante a necessária quarentena por causa da pandemia de coronavírus.
Ler junto, uma das melhores atividades para pais e filhos fazerem junto na quarentena, ganhou um bom reforço com chancela da Organização Mundial da Saúde durante a quarentena.
O livro infantil Meu Herói És Tu – Como as crianças podem combater a covid-19 é um livro gratuito com belas ilustrações e uma história que ajuda explicar aos filhos do que se trata a doença que está sendo falada em todo lugar.
Não é preciso comprar livros infantis nem brinquedos ou jogos pela internet para distrair e melhorar o clima em casa com crianças durante a quarentena.