Início / Mundo: viagens internacionais / América do Norte / Aurora Boreal no Canadá: onde ver e a melhor época
Aurora Boreal - As luzes do Norte direto de Churchill - Manitoba, Canadá

Aurora Boreal no Canadá: onde ver e a melhor época

Há pelo menos 20 lugares no Canadá onde é possível ver a Aurora Boreal, fenômeno onde o céu ganha colorações esverdeadas e brilhantes.

Aurora boreal é um evento gerado do encontro de ventos solares com o campo magnético da Terra que emana na atmosfera luzes dançantes de cores verdes.

Acredita-se que o nome Aurora Boreal foi dado ao fenômeno por Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (amanhecer).

Uma curiosidade acerca do fenômeno é que o poder magnético é tão forte que é capaz de tirar do ar satélites GPS e, em 1989, fez cair a transmissão de energia no Québec.

Uma das coisas que estão em nossa bucket list na viagem é ver a Aurora Boreal Canadá. Pesquisamos e conferimos os melhores lugares e épocas para observar um dos fenômenos mais lindos da natureza.

Como morar no Canadá?

Onde ver Aurora Boreal no Canadá?

O melhor lugar para ver a Aurora Boreal no Canadá

O lugar mais incrível para ver a Aurora Boreal no Canadá é na cidade de Whitehorse (foto em destaque), território de Yukon, localizado logo acima da província de British Columbia, já pertinho do Alasca (EUA).

Whitehorse desenvolveu-se entre o final do século XIX e início XX em função da exploração do ouro na região. Ainda hoje há muita exploração de ouro. Muita gente foi pra lá trabalhar nas minas para ganhar dinheiro com ouro.

Mas o ecoturismo está em alta com turistas atrás de trilhas e caminhadas em lindos cenários de montanhas e rios e claro, por conta da aurora boreal.

– Acesse o site do Northern Lights Space & Science Centre 

O Viaje na Viagem (VnV) esteve em Yukon para ver a Aurora Boreal no Canadá. Confira aqui o post da Natalie.

Outros lugares para ver a Aurora Boreal no Canadá

As montanhas de Alberta, no Canadá, formam alguns dos cenários naturais do país

Além destes, há dois pontos de observação em British Columbia: Muncho Lake Provincial Park e em Dawson Creek; Outro lugar é na província de Saskatoon, em Northern Saskatchewan.No centro do país, na província de Manitoba, outro ponto que parece ser bem legal é na cidade de Churchill.

Três cidades em Alberta: Edmonton, Fort McMurray e Athabasca. Nesta última, o centro de estudos geofísicos da Universidade Athabasca estudam o evento.

Em Toronto é possível ver a aurora boreal em North shore of Lake Superior, o maior do 5 Grandes Lagos, em Moose Factory. Se você curte ver fotos, veja no twitter @AuroraMAX

Onde ver a Aurora Boreal no Québec?

No Quebéc é possível observar o evento em Kuujjuaq, região nordeste da província. Kuujjuaq é a maior vila à oeste do Rio Koksoak, visitada por amantes de esportes de aventura como caça e pesca, mas também para gosta de olhar para o céu e ver ele todo colorido.

Melhores destinos para conhecer no Canadá

Lugares de difícil acesso

Em Yellowknife, nos territórios do norte (Northern Territories) é um dos pontos possíveis de mais difícil acesso. Já na longínqua cidade de Igaluit, na província de Nunavut, além de raro, é difícil de se ver.

Uma dica é conferir o projeto de estudantes que permite a observação online da Aurora Boreal no Canadá.

Aurora Boreal ao vivo na Internet

Melhor época para ver a Aurora Boreal?

A dica para conseguir ver a aurora boreal no Canadá é fazer a viagem para um destes lugares citados acima entre os meses de Setembro a Abril. Ou seja, durante todo o Outono, Inverno e parte da Primavera você consegue ver, mas a chance maior é nos meses de Setembro e Outubro e Março e Abril.

Além do Canadá, a Aurora Boreal também pode ser vista em países como Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, entre outros. Por fim, vale conferir a reportagem do Portal Terra, com lista dos 10 países onde é possível observar a aurora boreal no planeta.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.