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O comissário de voo é responsável pela segurança e bem-estar de todos à bordo

Comissário de bordo: Requisitos para trabalhar como tripulante de cabine

O curso de comissário de bordo em 2023 pode encorajar quem busca um emprego como tripulante de cabine. Para quem deseja conhecer escolas e os requisitos para se tornar comissário de bordo e escolas de formação no Brasil, recomendamos fortemente a leitura do artigo abaixo.

Primeiramente, um dos primeiros passos na escolha em seguir na Aviação e fazer um curso de comissário de bordo é determinar se você está qualificado para seguir na profissão e carreira.

Afinal o que é ser tripulante de cabine e o que é preciso para ser aeromoça ou comissário de voo? Nesse sentido, cada companhia aérea — Azul, Gol, Latam, tem um conjunto de requisitos mínimos de contratação.

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Como ser comissário de bordo

Nesta série sobre a profissão e como ser comissário de bordo, vamos abordar alguns dos requisitos mínimos para que você saiba quais suas chances em trabalhar como tripulante comercial. Isto é importante antes de fazer um curso de comissário de bordo.

Portanto, se você não tiver os requisitos mínimos de contratação, especialmente em relação a idade, altura, educação e idiomas – inglês, espanhol, alemão, dificilmente você será contratado.

Idade para ser comissário de bordo

 comissário de bordo

O comissário de voo é responsável pela segurança, serviço de bordo, vendas e entretenimento à bordo

Para começar, antes de iniciar um curso de comissário de bordo, é importante saber que a idade é uma das exigências das empresas aéreas.

Assim, a idade mínima permitida para ingressar na aviação é de 18 anos. No entanto, em relação à idade máxima, as companhias aéreas não dispensam simplesmente por isso desde que a pessoa tenha outras qualificações/experiências e condições físicas saudáveis.

Nesse sentido, a idade considerada será após a formatura na escola ou aeroclube, ou seja, se você ainda não está na idade mínima no momento de sua matrícula no curso de comissário de bordo, mas vai chegar a essa idade durante o treino, tudo bem!

Os cursos de comissário de bordo

Com o aumento da necessidade de contratação das companhias aéreas, as áreas de recursos humanos e recrutamento estão constantemente ampliando o intervalo entre idade mínima e idade máxima a fim de aumentar o número de potenciais candidatos. Por isso, escolher um bom curso de comissário de bordo também é importante, em breve falaremos mais.

Agora, se o seu sonho é trabalhar no setor aéreo mesmo que a empresa não lhe contrate para a posição de comissário de voo, você deve tentar uma vaga em outro setor da empresa aérea.

Assim, como ser comissário de bordo pode ser questão de tempo na companhia. Contudo, é sempre bom já ter feito o curso de comissário de bordo em escolas credenciadas.

Afinal, como funcionário suas chances de conseguir um emprego no futuro por meio de migração interna aumentam muito uma vez que as empresas preferem promover seus colaboradores ao invés de consultar o mercado. Ou seja, como dissemos é uma forma como ser comissário de bordo com a senioridade.

Aeromoças da Azul Linhas Aéreas

Curso de comissário de bordo: Aeromoças da Azul Linhas Aéreas

Você também pode usar este tempo a seu favor para melhorar suas chances de como ser comissário de bordo, fazendo cursos extracurriculares, novos idiomas ou ampliar experiência em atendimento ao cliente.

Portanto, nunca pense que você está velho demais para se candidatar a uma vaga de tripulante. Cada vez mais as empresas contratam comissários de bordo com idade acima de 40 anos.

Tudo vem na hora certa!

Altura do comissário de bordo

Boa parte dos comissários de bordo estão entre 1,57 e 1,75 de altura. Por isso, é um outo requisito importante para se atentar antes de iniciar um curso de comissário de bordo, e assim saber como ser comissário de bordo na teoria.

Contudo, fora deste intervalo normal, algumas companhias aéreas têm requisitos de altura mínima e máxima, isto porque uma pessoa muito baixa pode ter dificuldade em atingir os compartimentos superiores de um determinado modelo de avião.

comissário de voo

Uma das funções do comissário de voo é organizar as bagagens no bin

Agora, não desista se achar que é muito baixo ou muito alto. Algumas companhias aéreas não têm qualquer requisito de altura mínima, mas exigem que você passe um teste de alcance.

Assim, o teste de alcance nada mais é do que uma demonstração de sua capacidade de atingir todos os componentes necessários dentro da cabine de um avião. Ou seja, é preciso ser capaz de alcançar uma altura entre 1,83 m e 1,85 m com pés e braços esticados.

Você pode realizar um teste de alcance na sua própria casa. Para isso, basta pegar uma fita métrica, medir a distância de 1,85 a partir do chão, e marcá-lo na parede.

Assim, se você conseguir alcançar a marca de pés descalços, você tem toda a chance em ser aprovado em testes semelhantes em qualquer companhia aérea.

 comissário de bordo gol

Comissários de voo da Gol Linhas Aéreas

Se você achar que não conseguirá cumprir a exigência de altura mínima para as companhias aéreas que têm em suas frotas aviões maiores, como o Airbus e o Boeing, não deixe isso desanimá-lo.

Aviação executiva

Você pode tentar carreira em companhias que operam com aviões menores, como o Embraer, Fokker, ATR e outros aviões executivos. Afinal, aviões de transporte regional e executivo são bem menores.

Por outro lado, se você for alto demais, ou seja, ter uma altura acima de 1,85, tenha em mente que você estará trabalhando em galleys bem reduzidas e pode ter dificuldades para trabalhar em um ambiente tão apertado. Geralmente nas escolas de Aviação no curso para comissário de bordo temos exames práticos em mock-ups.

Contudo, esteja sempre preparado para responder perguntas relativas a sua altura nas seleções, sendo que geralmente as escolas que oferecem cursos de comissários de bordo ajudam nesta preparação.

Lembrando que são apenas os requisitos mínimos.

A seleção de comissários de bordo

Para começar, a concorrência pelas vagas é grande, portanto é preciso destacar-se dos demais candidatos com diferenciais, aumentando suas chances de conseguir um emprego na aviação civil.

Por isso, a necessário que você tenha algo mais a oferecer, além do curso de comissário de bordo.

Ou seja, mostre uma sólida experiência na área de atendimento ao cliente, curso superior ou cursos técnicos relacionados a área, excelente habilidade de comunicação, ou a capacidade de falar um segundo e até terceiro idioma.

Em geral as companhias aéreas utilizam o bom senso para contratar seus funcionários, independente da escola que fez o curso de comissário de bordo, atribuindo-lhe uma pontuação baseada em seu nível de qualificação.

Sendo assim, a dica é que mesmo que você ache ou até tenha certeza que não cumpre com os requisitos mínimos de contratação de comissários de bordo em uma determinada companhia aérea, não desista de concorrer a vaga e envie o seu currículo. Afinal, o máximo que pode acontecer é você ser desclassificado logo na primeira entrevista.

Sim, é possível ser comissária e mãe

Quem tinha dúvida se seria possível conciliar o casamento e a maternidade com a profissão de comissária de bordo não tem mais.

A profissional tem algumas regrinhas. Por exemplo, quando uma aeromoça fica grávida, por lei, não pode voar durante toda a gestação. A aeromoça grávida deve ficar afastada e só volta ao trabalho após a licença maternidade, em um ritmo bem diferente.

“Tem a escala-mãe, que permite que a comissária faça voos curtos. Ela sai de casa pela manhã e volta no fim do dia, como um emprego normal”

A escala com horário fixo também pode ser negociada para os funcionários que fazem faculdade à noite. Se a comissária preferir, pode voltar à rotina de viagens mais longas quando o bebê estiver maior, que ajudam no complemento do salário por causa dos adicionais de voo e refeição.

Portanto há apenas esta pequena diferença entre um comissário de bordo e uma aeromoça.

Leia também: Salário de um piloto de avião

O que faz um comissário de voo

A história da função de comissário de voo passou por uma evolução ao longo dos anos, aliás, no início da aviação comercial, somente mulheres, bonitas, podiam ser aeromoças.

Frequentemente eram confundidas com “enfermeiras” ou “garçonetes”, mas jamais perdiam o glamour, que sempre andou junto à profissão. Sendo assim, com o passar do tempo, os homens começaram a se interessar pela carreira e o nome precisou ser alterado para comissário de voo.

Desse modo, muito mais do que responsáveis pelo serviço de bordo, hoje como ser comissário de bordo é ser essencialmente um agente de segurança. Os tripulação precisa estar atenta à possíveis irregularidades que possam acontecer durante a viagem e que possam prejudicar o voo, como orientar os passageiros de que é proibido fumar no banheiro, por exemplo.

Por fim, o comissário de voo deve estar preparado para lidar com situações de engasgos, paradas respiratórias e até cardíaca e fazer os primeiros socorros à bordo até que o piloto pouse o avião com segurança.

Vocabulário e termos da Aviação Civil

A1, A2, A3... – São siglas para as diferentes funções e responsabilidades de cada comissário de bordo dentro do avião. O A2, por exemplo, é responsável pela galley e, consequentemente, pela entrada e saída de refeições e bebidas no avião;

Base – Local da apresentação do comissário de voo, ou seja, aeroporto em que se iniciam as jornadas de trabalho;

Briefing – É o momento pré-voo, onde o comandante do voo reforça alguns procedimentos de emergência, seu jeito de comandar o voo (exigências e recomendações), meteorologia, entre outras informações visando o bem-estar da tripulação e dos passageiros;

DO – Local de concentração da tripulação antes do voo. Em geral, são localizados nos aeroportos da base;

Escala – É o cronograma de voos que os tripulantes irão realizar ao longo do mês;

Folga – A alegria do tripulante!

Galley – É a cozinha do avião, onde prepara-se o serviço de bordo.

Os comissários de bordo fazem parte da tripulação comercial

Aeromoça e comissários de bordo fazem parte da tripulação comercial nos voos

Inativo – Período de cerca de 24 horas em que o comissário de voo permanece em uma mesma cidade;

Jornada – Período em que o tripulante permanece fora de sua base com uma mesma tripulação;

Passe – Benefício concedido ao comissário de bordo pela empresa aérea em que trabalha para deslocar-se gratuitamente entre sua cidade de residência e o aeroporto em que possui base;

PA – São os interfones pelos quais a tripulação realiza os speeches e comunicam-se entre si;

Pernoite – Período de repouso do comissário de bordo fora da base, ou seja, é o intervalo de tempo entre o momento em que chegamos no hotel após o voo e a apresentação para o próximo voo;

Reserva – Período de 6 horas onde o tripulante deverá ficar no aeroporto (base) pronto (uniformizado) para assumir um voo;

Speech – Texto falado para os passageiros em diversas situações dentro do avião;

Sobre aviso – Período de 9 horas onde o tripulante deve ficar à disposição da empresa. O comissário de voo pode estar em qualquer local desde que seja localizado facilmente via telefone e esteja preparado para assumir um voo nos próximos 90 minutos;

Sobre aviso curto – Período de 2 horas que o tripulante pode receber alteração de escala para voo, no mínimo 24h adiante.

Trolley – São aqueles “carrinhos” com que realizamos o serviço de bordo;

Tripulação Comercial – Comissários de bordo;

Tripulação Técnica – Comandante e Copiloto

Ser comissário é…

morar no mundo e passar de vez em quando em casa

estar longe dos problemas da Terra

sonhar mais alto

conhecer novas culturas, lugares e pessoas

acordar no Sul e dormir no Nordeste

voar sempre mais alto! Sair dessa rotina!

ter estado ontem em Santiago, estar hoje em Buenos Aires, amanhã em São Paulo, depois de amanhã em casa e sentir saudade

daquelas poltronas lotadas de gente, daquelas turbulências onde tudo pára e os olhares arregalados só focam os seus movimentos

ter bom senso, confiança

ser equilibrado, sério e gentil ao mesmo tempo

ser médico, psicólogo, pai, neto, amigo, central de informações

saber separar a razão do coração na hora de uma emergência

sorrir quando se tem vontade de chorar

poder chegar ao final de um voo e receber de volta o sorriso de cada pessoa durante a despedida no desembarque

deixar do lado de fora do avião as nossas particularidades

fazer de tudo para agradar, ouvir que a sua empresa é uma merda e ainda assim ter pique pra sorrir enquanto seu rosto dói

ter amor ao que se faz

não saber se volta pra casa É lidar com o perigo

sorrir pro passageiro na pior das turbulências

é ter um eterno amante: o céu

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

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