Início / Souvenir / Como é a seleção para tripulantes da Azul Linhas Aéreas?
Avião da Azul Linhas Aéreas

Como é a seleção para tripulantes da Azul Linhas Aéreas?

Na Azul Linhas Aéreas todos colaboradores e funcionários são chamados de tripulantes. A companhia aérea busca colaboradores e funcionários com os seguintes valores: segurança, consideração, integridade, paixão, inovação, exemplo, profissionalismo, qualidade, dedicação, alegrias e excelência. Ademais, cordialidade e receptividade.

Será em busca de candidatos com estas características que a Azul irá selecionar profissionais para todos os cargos dentro da companhia, sejam eles comissários de voo, pilotos, co-pilotos, agentes de aeroportos, despachante operacional de voo, mecânico de manutenção aeronáutica, etc.

Desde que entrou no mercado de aviação brasileiro, a Azul tem foco na segurança operacional. À época da escolha do nome da nova empresa aérea, David Neeleman comentou a escolha: “Azul inspira sentimentos como pureza, segurança, serenidade, lealdade, qualidade e, claro, remete ao céu, a voar”.

O idealizador da aérea, David Neeleman considera a Azul a empresa aérea mais feliz do Brasil, que leva a sério o bem estar e o compromisso que assumiu com os seus clientes de se tornar a melhor empresa aérea do Brasil. A escolha do mapa do Brasil como marca é a representação do orgulho em servir e integrar o país com alegria.

Dicas e curiosidades sobre Aviação

Quer trabalhar na Azul como comissário de voo?

Aeromoças e comissários de bordo da Azul Linhas Aéreas

Valores Azul: Segurança, consideração, integridade, paixão, inovação e exemplo.

Visão: Fazer das viagens aéreas algo mais humano, fácil e econômico.

Missão: Focando nos clientes, construiremos juntos a melhor companhia aérea, gerando crescimento dos Tripulantes, retorno aos investidores e benefícios às comunidades servidas.

Na sede da empresa, em Azulville, em Barueri (SP) acontece a seleção e treinamento dos tripulantes da empresa – pilotos, comissários e técnicos de manutenção. Para capacitar seus tripulantes a Azul possui também centro de treinamento, a Universidade Azul, incluindo um simulador de voo para treinamento dos tripulantes da Azul e de outras companhias aéreas.

Para a Azul, as informações pessoais, profissionais, conhecimentos e habilidades é o maior patrimônio de seus funcionários, por este motivo a empresa valoriza toda experiência profissional e vivência pessoal, cursos de qualificação e atividades extracurriculares que o candidato possua.

Bom, agora que você já sabe quais são as qualidades que a Azul busca para selecionar seus tripulantes, que tal saber um pouco mais sobre cada um desses valores?

SEGURANÇA – Segurança é o primeiro valor da Azul. A segurança operacional é considerada um pilar fundamental, balizando todas as demais políticas empresariais. Para quem almeja trabalhar na Azul é preciso mostrar maturidade e inteligência, tendo a consciência de que na aviação a segurança é primordial. Todos tripulantes são responsáveis pela segurança. É a preocupação com pequenos detalhes, observar tudo que está à volta, refletir sobre o nível de segurança e raciocinar para trazer melhorias.

CONSIDERAÇÃO – Sinônimo de trabalho em equipe, todo Tripulante-Azul deve ter consideração pelas pessoas que estão a sua volta e considerar colaborar para o desenvolvimento da empresa. É fazer um exame atento às coisas, refletindo na melhor solução para a situação. É respeitar o próximo, dar importância à todos independente da função, cargo, etc. É ter estima para com demais colegas, com a empresa, clientes, meio ambiente, o diferente, enfim é estar disposto a somar e não apenas ser mais um.

INTEGRIDADE – É a qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível. O Tripulante-Azul deve ter como característica a seriedade. Uma pessoa em que se possa confiar. Ao representar a empresa, é dever do funcionário passar essa imagem de modo natural. A Azul ganhou a confiança dos brasileiros por ser uma empresa de respeitabilidade e isso tem que se refletir nas atitudes e ações de todos os colaboradores.

PAIXÃO – É ter amor pelo que se faz, amor pela empresa em que trabalha, amor pela aviação e tudo que envolve o setor aéreo – aeroportos, aeronaves, serviço de bordo, atendimento ao cliente, etc. e mostrar isso com gestos e atitudes. Ser pontual, estar sempre alegre, não reclamar ou falar mal à tôa, ter desejo em crescer dentro da empresa, enfim é algo que só de olhar nos olhos é possível perceber.

INOVAÇÃO – É preciso seguir o exemplo de David Neeleman, que ousou e inovou. Quando muitos acreditavam que o Brasil não tinha espaço para mais uma empresa aérea, o empresário foi além e criou uma das melhores companhias aéreas do país. Todo Tripulante-Azul deve buscar ser criativo, criar e inovar formas a fim de otimizar recursos, melhor o atendimento e a eficiência das operações. Busque sempre se aperfeiçoar, seja dinâmico, pense expansivamente, inove!

EXEMPLO – O funcionário da Azul Linhas Aéreas deve ser exemplo de coisas boas, referência. Algo que outros profissionais queiram imitar. É possível ser exemplo apenas com pequenos gestos, utilização de algumas palavras de gentileza, falar corretamente o português, seguir as regras da empresa, etc.

Colocando em sua rotina esses valores, o funcionário Azul estará pronto para agir com profissionalismo, qualidade, dedicação, alegrias e excelência, sabendo a importância de que suas ações individuais podem afetar o desenvolvimento e crescimento da empresa. Isto é importante para que a Azul possa aprimorar, cada vez mais, os seus processos, estabelecendo-se como a melhor empresa da aviação brasileira.

Livros em inglês para comissários de voo

Trabalhar na Azul Linhas Aéreas

Tripulantes vestindo novos uniformes da Azul Linhas Aéreas

Os processos seletivos na Azul são 100% informatizados. Para participar dos processos seletivos da Azul, é preciso que o profissional inclua seu currículo no banco de talentos da empresa. A Azul não aceita o envio de currículo via e-mail.

Seleção para comissários de bordo na Azul

A seleção da AZUL é uma das mais difíceis entre as companhias aéreas. Por isso, ao receber a ligação ou mensagem de convocação, prepare-se bem!

Em geral todo o processo é realizado em apenas um dia, porém dividida em etapas com diversas atividades. No período da manhã é feito o preenchimento das fichas de informações pessoais e profissionais, redações (isso mesmo são duas), e depois a entrevista pessoal com três profissionais de recursos humanos e chefia de comissários.

Há quem relate que a entrevista é extremamente rigorosa. As selecionadoras fazem questões que podem deixar alguns aspirantes a comissários em situações delicadas. Alguns não se imaginam à vontade na seleção e até sentem-se oprimidos e deprimidos durante esta etapa. Acostume-se, pois vida de comissário de voo é assim, com altos e baixos.

Por isso é essencial estar preparado, pois o função do RH é exatamente esta. Testar os candidatos de diferentes formas para selecionar os melhores naquele momento. Ou seja, testarão sua paciência, bom humor, entusiasmo, postura, etc.

O momento da redação é o mais importante nesta primeira etapa, pois serão dois temas e o candidato não pode escolher entre um e outro, será necessário escrever, em 30 minutos, dois textos distintos com cerca de 20 linhas cada. No entanto, os temas são interessantes e há muito o que se escrever.

Na AZUL este item é tão importante que a empresa solicita geralmente que os candidatos escrevam duas redações. O primeiro tema sugerido é “Ser Comissário de Voo é…“.

Neste primeiro texto, o candidato deverá dar continuidade à frase “Ser Comissário de Voo é…”Recomendamos que não escreva frases tiradas daquele texto que todos conhecem. “Transformar medo em tranquilidade; mostrar segurança ao desconhecido; receber o estranho como um velho amigo; fazer companhia ao solitário com palavras ou apenas atenção; trocar tristezas por alegrias; irradiar sorrisos sem cobrar nada em troca; (…).”

Se você simplesmente copiar este texto, será reprovado, pois não é de sua autoria, porém o exemplo pode servir de inspiração ao tratar da ambiguidade envolta na carreira, mostrando os lados bons e ruins da profissão.

Outra sugestão é que destaquem valores como o espírito de servir, o bom humor, a flexibilidade e a necessidade de capacitação para agir com eficiência em situações de emergência. Para colaborar confira aqui o perfil do comissário de voo AZUL.

Vale ainda já se imaginar como um comissário de voo da própria companhia, relacionando algo sobre o empreendedorismo e visão de futuro do fundador Sérgio Caprioli ou David Neeleman. Ou ainda, citar a grandiosidade do Brasil e a importância da aviação regional na interligação de dezenas de cidades, bem como as recentes transformações que a companhia passou nos últimos meses. Confira aqui a série perfil da AZUL com diversas informações.

A AZUL privilegia muito comissários com pensamento ágil e bons reflexos, portanto, uma dica é escrever algo neste sentido também. Para exemplificar, segue um modelo abaixo:

“Ser Comissário de Voo é representar a AZUL à bordo de suas aeronaves com muito profissionalismo, dedicação e espírito de servir. O tripulante deve estar atento em todos os detalhes com intuito de garantir aos passageiros conforto e segurança, assumindo ao mesmo tempo uma postura amigável e confiante.

A profissão exige um elevado grau de maturidade e flexibilidade, pois ser comissário de voo é abrir mão de estar junto de familiares e amigos, é saber que será responsável pela segurança e bem-estar de centenas de passageiros e conviver com uma diversidade de culturas e personalidades. (…)

Para terminar, ser comissário de voo é também estar aqui neste momento, fazendo parte do crescimento da AZUL, lutando para conquistar um objetivo traçado por mim.”

Ônibus da Azul Linhas Aéreas faz transporte de passageiros

Como chegar de ônibus nos aeroporto de SP

Atenção! Os exemplos citados devem ser usados apenas como referência para você faça o seu próprio texto, autêntico e original. Há muitas abordagens possíveis, portanto, prepare-se bem e boa sorte!

Conforme já relatamos aqui os candidatos deverão realizar duas redações. O primeiro tema “Ser comissário de voo é…”. Outro tema será: “Você é passageiro e é o seu primeiro voo”. A ideia do Departamento de Seleção neste texto é avaliar o seu poder em se colocar no lugar de um passageiro que pode estar com medo, nervoso, encantado e/ou ansioso em sua primeira viagem de avião.

Portanto, neste texto será necessário escrever como se fosse um passageiro, descrevendo a atitude que gostaria de ver na tripulação do voo caso fosse sua primeira viagem de avião. Vamos a um exemplo:

“Você é passageiro e é o seu primeiro voo, você está nervoso e não consegue sentir-se à vontade. Os demais passageiros parecem achar tudo muito normal e descontraído. Há alguns que parecem se divertir bastante, já outros conversam sobre política, negócios e viagens, porém você só consegue pensar em uma coisa: sair logo daquele ‘troço de lata’ são e salvo.

Ao perceber sua inquietação e suor frio, uma gentil comissária de voo aproxima-se e lhe oferece um jornal para leitura. Ela diz com um olhar cativante: – Gostaria de ler o jornal Sr.?

De tão nervoso que está você mal entende o que a comissária disse. E ela insiste, tentando puxar conversa: – É a primeira vez que faz uma viagem de avião, Sr.? Fique tranquilo, pois nossa equipe de comissários está qualificada e capacitada para garantir sua segurança e conforto durante todo o voo. Gostaria de um copo d’água?.

Você aceita o copo, e ao voltar, a doce e gentil comissária traz também um fone de ouvido, orientando-o a sintonizar uma estação com músicas relaxantes. Feito isso, a comissária pergunta se você está mais calmo e diz que tão logo o avião decole, você ficará encantado com a vista que terá através da janelinha, convidando-o também a visitar a cabine do comandante durante o voo.

Durante o serviço de bordo, a comissária de voo percebe que você está dormindo confortavelmente e prefere não acordá-lo. Ela sorri consigo mesmo e pensa: Adoro meu trabalho, adoro transmitir confiança às pessoas. E ouve ao fundo:

– Ei comissária, onde está o travesseiro que pedi pra você?

– Ei moça, quero mais cerveja!!!

Ela sorri de novo e pensa consigo mesma: Lá vamos nós de novo, trocar reclamação por satisfação e garantir o conforto e segurança de todos. Por isso eu amo o meu trabalho. Em todo voo aprendo ao menos uma coisa nova, ensino pelo menos duas e compartilho outras três.

Ao pousar no aeroporto de destino, você acorda e ao olhar para o lado está a mesma comissária, perguntando: – Fez boa viagem, Sr.? Você sorri e responde: – Sim. Tive um sonho muito bonito. Sonhei que estava com medo de voar, quando uma comissária extremamente gentil me ofereceu um copo d’água e um fone de ouvido para me ajudar a relaxar. Depois disso, só lembro de me sentir voando nas nuvens. Não sabia que voar de avião era tão bom!

A comissária de voo comenta: – Eu sei como é Sr., por isso sou comissária de voo”. Voe sempre AZUL!

Enfim, esta é uma ideia  O texto pode tomar diversos rumos, o importante é que além da organização das idéias, o candidato mostre que realmente é capaz de se colocar no lugar do passageiro e será capaz de lidar com as inúmeras situações que ocorrem à bordo de um avião.

Reforçamos a importância da leitura de livros e revistas, somente assim você poderá evitar erros de gramática e ortografia, tornando a redação uma etapa que poderá o diferenciar dos outros candidatos durante as eliminatórias da seleção não só da AZUL, mas de todas as companhias aéreas.

Finalmente, após a seleção os candidatos passam por uma dinâmica e aguardam a resposta em casa.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Dam-Aura flam Fernanda Martins Souza

    Séria maguinifico seria esta fazendo parte da equipe e vivendo um mundo novo,seria uma esperiencia maravilhosa não tenho muito a deixa pra trás mas buscarias muito a frente, coração aperta de imagina

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*