Há dois jeitos de chegar na Praia do Sancho – uma das praias mais bonitas do Brasil.
Como o local é uma baía, a primeira opção é pelo mar. Dessa forma, fazendo o passeio de barco, que atraca lá pertinho, você pode fazer o mergulho livre com snorkel. Outra forma, e diria que muito mais divertida, é seguir via terrestre até a entrada do Parque Nacional Marinho para então caminhar pela passarela em madeira que te leva até o Mirante do Sancho.
A Praia do Sancho
Há duas maneiras de ir até a praia mais bonita do mundo — a Baía do Sancho. A primeira opção é fazer um passeio de barco que atraque por lá, permitindo que os turistas nadem e mergulhem.
Como chegar na Baía do Sancho?
Antes de mais nada, este primeiro trajeto é melhor para pessoas de idade e crianças, pois a outra forma exige certo esforço físico e também uma boa dose de coragem! Isto porque o modo mais emocionante de se chegar até a Praia do Sancho é por meio de uma escada vertical com 208 degraus encravada em uma fenda no meio de uma rocha.
Importante pagar as taxas de preservação. Saiba detalhes em nosso artigo sobre Fernando de Noronha.
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Entrada do Parque Nacional de Noronha que dá acesso à Baía do Sancho.
Deixa eu explicar como chegar!
Para quem vai via terrestre até a Baía do Sancho, primeiro deverá chegar até a entrada do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha com buggy alugado, receptivo de turismo ou pegando um ônibus e descendo no acesso terrestre à praia do Sancho.
Trilhas na Praia do Sancho

Você sabia? A madeira utilizada na trilha é ecológica, feita de plástico reciclado!
Logo após passar pela lojinha do Ibama, o turista tem 3 opções de trilhas com conexão com as outras. A primeira leva até o Mirante dos Golfinhos (1 km). A segunda, diria a mais bonita para curtir a praia do Sancho, que leva até a Baía do Sancho propriamente dita, e é a mais curta delas (500 m). Por fim, a última leva até o mirante Dois Irmãos (1,2 km).
Todas as 3 trilhas têm rampas e acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, que podem assim, admirar a praia mais bonita do mundo de um dos pelo menos 5 mirantes espalhados por entre as trilhas.
Acesso à Praia do Sancho

Guias do ICMBio controlam o acesso dos turistas à Baía do Sancho.
Após chegar no principal mirante da Baía do Sancho, é preciso enfrentar uma pequena fila para descer 208 degraus de uma escada tipo de bombeiros para ter acesso à areia da praia do Sancho. Prepara! Agora é hora de aguardar até que os guias do ICMBio tenham a certeza de que ninguém está voltando da praia a fim de permitir o acesso do pessoal que deseja descer.

O início da descida! Cuidado com a cabeça!
E assim, após suar muito, você chega até a faixa de areia da praia eleita como a mais linda do mundo por diversos anos. O esforço vale a pena, mas como é difícil voltar não esqueça de levar água, protetor solar e uma toalha para aproveitar esta deliciosa paisagem!

Cena de cinema!
depois sobe para ir embora… e dizer adeus a uma das praias mais bonitas do mundo, a baía e praia do Sancho, em Fernando de Noronha – PE.
Mirante da Baía do Sancho

Trecho da trilha que vai do Mirante dos Golfinhos até a Baía do Sancho. | Foto: Muita Viagem
A trilha é bem fácil, inclusive para pessoas idosas e cadeirantes.
Estou falando da trilha até o Mirante dos Golfinhos, por exemplo, onde o turista faz o trajeto até a entrada do Parque Nacional de carro e pode seguir uma trilha com pouco mais de 2 km de extensão em passarela bem firme e segura, feita com material reciclado, sem obstáculos.
A mesma coisa para ir até os mirantes da Baía dos Porcos e da Baía do Sancho, a praia mais bonita do mundo, Para fazer estas trilhas você precisa apenas ter o passaporte para entrada nos parques de Fernando de Noronha (R$75 com validade de 10 dias), não precisa de guia e pode fazer em qualquer horário.
Em conclusão, para ver golfinhos em Fernando de Noronha você precisa ir lá bem cedinho. Recomenda-se a partir das 06:30, quando é liberado o acesso à trilha. Depois das 8:00 já fica mais difícil vê-los. Não esqueça de levar material fotográfico e de mergulho. É possível descer a fenda na rocha que leva à praia do Sancho, como elencamos acima no vídeo.
Para estas trilhas você não precisa de guia, pode ir by yourself.