Nesse texto, continuamos o relato da Rota das Emoções, agora a partir de Barreirinhas e a travessia de barco pelo rio Preguiças até os Lençóis Maranhenses
Antes de mais nada, os Lençóis Maranhenses têm muitas atrações além da imensidão de dunas branquinhas e lagoas que fazem a fama da região no Maranhão. Desse modo, a partir de Barreirinhas, cidade que é porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, existem outras opções de passeios interessantes, com paisagens que rivalizam em beleza com as dunas.
Entre as idas e vindas do meu mochilão pelas praias do nordeste, resolvi ir de pau de arara até a vila de Barreirinhas, e de lá fazer o passeio de barco pelo rio Preguiças, no Maranhão.
Guia com roteiro pela Rota das Emoções:
O interior do Maranhão na Rota das Emoções
Primeiramente, vale saber que a cidade de Barreirinhas é a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, para Paulino Neves, uma pequena cidade do Maranhão que também faz parte da Rota das Emoções.

O Bandeirante que cruza os quase 40 km entre Barreirinhas e Paulino Neves
Queria saber como era usar o transporte das pessoas da região em um duro percurso de cerca de 40 km que foi vencido em quase de três horas pela Toyota Bandeirante adaptada para transportar pessoas na carroceria –o pau, como chamavam.
Nesse sentido, para se ter uma ideia da dificuldade: em alguns trechos, dá para caminhar ao lado do carro. De qualquer forma, é um roteiro de viagens pelo nordeste muito legal para fazer no Brasil em qualquer época do ano, especialmente a partir do segundo semestre do ano.
Leia também: O que fazer em Jericoacoara, Ceará
Barreirinhas e a Rota das Emoções

O motorista tem que saber andar nas estradas de areia em Barreirinhas, interior do Maranhão.
Por R$ 50,00, vi uma coleção de paisagens impressionante –veja o mapa do roteiro acima. E a dura rotina de quem mora no Maranhão profundo. Nesse sentido, foi ótimo para valorizar ainda mais cada copo de água gelada que tomei no interior do Maranhão, do Piauí e do Ceará, cada vez que eu consegui conexão com a internet e valorizar, claro, todas as pessoas que vivem ali.
A vida é árdua, muito árdua, no meio da areia, do vento e do sol dessa região do nordeste brasileiro.
“Este caminho é osso”

O campinho de futebol estava tomado por cabras e bodes em Barreirinhas, Maranhão.
Essa foi a fala de um guia de turismo da Rota das Emoções. Concordo, — “Este caminho é osso”, como disse o guia com quem conversei pouco antes de começar a viagem entre Barreirinhas e Paulino Neves, duas cidades no interior do Maranhão ladeadas pelos Lençóis Maranhenses e que fazem parte da Rota das Emoções.
Para provar que ele não estava errado, na hora de subir no pau-de-arara, minha bermuda rasgou. Antes de sair de Barreirinhas, o pau de arara para aqui e ali para pegar pessoas, volumes, recados.
A caminho de Paulino Neves

Uma escolinha em uma vila perto de Barreirinhas, no interior do Maranhão.
E no caminho também para: tive que descer para ajudar a desatolar o carro em um trecho de muita areia. Uma professora desceu em uma vila em que eu vi apenas quatro ou cinco casinhas. Em outra vila, o motorista parou para pegar alguma coisa.
Entre uma chacoalhada e outra é precico cuidado com a cabeça e muito cuidado ao tirar a mão do apoio.

Em alguns trechos, a vegetação lambe os dois lados do Bandeirante
Cuidado com a máquina fotográfica pendurada no pescoço, você vai bater tudo. Assim, vi, mais de uma vez, casinhas que, acredito, representam bem o Brasil de Lula e Sarney: do lado de fora das casas, uma de pau a pique, outra só no reboco, antenas parabólicas para alimentar a TV de tela plana que tinha do lado de dentro, dividindo a sala com uma moto.
Na porta das casas, porquinhos pretos passeavam tranquilões como se fossem cachorros.
Leia também: O que fazer no Jalapão, Tocantins
Barreirinhas e o interior do Maranhão

A casa de pau-a-pique tem antena parabólica na região de Barreirinhas, Maranhão.
Eu recomendo muito essa trajeto para quem estiver na região dos Lençóis Maranhenses, mas ele não está entre as principais atrações da Rota das Emoções. Aliás, quando você passa de carro beirando as dunas dos Lençóis Maranhenses, sem ser como turista, tudo vira outra coisa.

E três horas depois: Paulino Neves
Dá até para lamentar por causa da areia, do vento, do calor, da dificuldade de tudo. Eu fiz a viagem entre Barreirinhas e Paulino Neves em novembro, mês distante da época das chuvas nos Lençóis (o chamado inverno, entre janeiro e maio). Sem dúvida, uma das melhores épocas para fazer a viagem e o roteiro completo da Rota das Emoções.
Por fim, quando o caminho tem água, a coisa fica ainda mais chapante, todo mundo disse.
Leia também: O que fazer em Porto Seguro (Bahia)
Pequenos Lençóis Maranhenses
Quem quer desbravar o interior do Maranhão, a sugestão é o caminho até Paulino Neves, uma estrada de areia de 38 km cheia de aventuras, descobertas e algum desconforto.
Barreirinhas, Vassouras e Caburé
Assim, um passeio mais turístico pelos Lençóis Maranhenses é descer o rio Preguiças, que banha Barreirinhas, até Caburé, na foz do rio, o encontro das águas com o mar.

O passeio pelo rio Preguiças até Caburé sai manhã de Barreirinhas
O passeio sai pela manhã e passa por Vassouras, Farol do Mandacaru e Caburé. Algumas pessoas seguem para dormir em Atins – Maranhão, outras voltam para Barreirinhas. Por fim, leve dinheiro, em alguns lugares não tem maquininha, em outros a máquina de cartão de crédito não funciona.
Passeio de barco pelo rio Preguiças
O passeio de barco pelo rio Preguiças é emocionante. Fiz o tour com apoio da Rastro Nordestino, empresa de turismo especializada na Rota das Emoções — Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba/Piauí e Jericoacoara, no Ceará.

A lancha passa por um canal artificial no rio Preguiças feito para cortar caminho
As agências de turismo de Barreirinhas cobram em torno de R$ 100,00 o passeio e vale muito a pena! Assim, o passeio de barco começa do porto do rio Preguiças em Barreirinhas, e logo chegamos a Vassouras, um pequeno povoado.
O passeio de barco em Barreirinhas atraca próximo de um restaurante em que os viajantes são recebidos por macacos-prego. Aliás, os macaquinhos são bem simpáticos e circulam numa boa entre os turistas para ganhar comida –fique atento, porque eles são safados e roubam comida.
Macacos prego em Vassouras
A grande atração não são os macacos: o que é marcante em Vassouras, no Maranhão, são as dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses que desembocam no rio Preguiças, formando uma praia bem diferente de qualquer outra praia que já vi. Certamente, uma das praias mais bonitas do nordeste.

Macaco-prego em Vassouras, nos Pequenos Lençóis Maranhenses
Praias em Barreirinhas
Assim, as melhores praias de Barreirinhas estão localizadas no interior do Parque dos Lençóis Maranhenses. São protegidas por imensas dunas de areia fina e lagoas de piscinas naturais. Merecem destaques a Praia do Alazão e a Praia de Atins, ali no começo do parque nacional.
Além destas, há ainda a Praia Rio, Praia Bonzinho, Praia do Guajiru, Praia Canto do Atins, Praia de Caburé, Praia das Moitas, Praia do Morro do Boi, Praia do Espadarte e Praia das Vassouras.
Lagoas Azul, Bonita e Boa Esperança são lugares únicos dentre as paisagens naturais brasileiras. Vale muito a pena conhecer e colocar no radar de viagem para os próximos anos.
O turismo até estas lagoas é feito com veículo de tração 4×4, percorrendo trilhas durante duas horas de rolê. A paisagem nos pontos turísticos recompensa o “rally“. Há uma parada na Lagoa Azul, lugar lindo e ótimo para banho nas suas águas cristalinas. Já a Lagoa Bonita fica um pouco mais longe. Aproximadamente 30 km.
Já para chegar até Lagoa de Boa Esperança, segue pelo Rio Negro, também fluente do rio Parnaíba. O rio nasce e desemboca no Oceano Atlântico depois de cruzar todo o Parque dos Lençóis Maranhenses.
Leia também: O que fazer em Olinda – PE
As dunas dos Lençóis Maranhenses

As dunas dos Lençóis Maranhenses desembocam no rio Preguiças e formam uma praia diferente
Depois de Vassouras, o destino do tour é o povoado do Farol do Mandacaru. Os visitantes são recebidos na Barraca do Domingos, que serve sucos, batidas e pingas com frutas locais. Sendo assim, depois de provar duas pinguinhas (com massaranduba e mirim), é hora de subir o farol de 28 metros de altura.
Não tenha preguiça: a escada em caracol apertadinha vai te levar a uma das vistas mais privilegiadas que você já teve, não tenho dúvidas. Segure seu chapéu e óculos (o vento lá em cima é assombroso) e aproveite a paisagem do alto do Farol do Mandacaru, no Maranhão.
Eu me emocionei pra valer!
Farol do Mandacaru

Esse é só um pedacinho do cenário do alto do Farol do Mandacaru, um dos passeios nos Lençóis Maranhenses
Na volta, aproveite as barraquinhas de artesanato do vilarejo. Os preços eram melhores do que Barreirinhas e São Luís. A dica é aproveitar os tradicionais artesanatos feitos de palha de buriti, com preços bem mais baratos do que em outros lugares que pesquisei.
Na sequência, fomos a Caburé, uma praia na foz do rio. É um lugar com poucas pousadas e alguns restaurantes, todos meio parecidos, sem nenhuma atração especial.
Caburé – Maranhão

Barracas tomadas pela areia de Caburé, na foz do rio Preguiças
A praia de Caburé é única, com muito vento e um espaço aberto, plano e sem fim. Dá para ver barracas que foram cobertas pelas areias e muros de palha de buriti erguidos para proteger as poucas construções do lugar. Uma das opções turísticas é alugar um quadríciclo para enfrentar o vento e a areia.
O terreno é plano, deve ser fácil andar, mas achei meio caro. E tinha o problema do cartão de crédito, que não funcionava.

Muros de palha que seguram a areia e protegem as construções em Caburé – Maranhão.
Depois do almoço em Caburé, há duas opções: seguir para Atins, um povoado a beira-mar isolado e bem legal, ou voltar para Barreirinhas. Nesse sentido, recomendo ir para Atins e dormir uma ou duas noites por lá. Foi o que fiz! Mesmo que você não tenha dinheiro, dá para negociar para pagar na volta, em Barreirinhas, ou arrumar outra solução.
Leia também: O que fazer em Palmas (TO)
Povoado de Atins e Mandacaru

Jegues pastam no cenário infinito da praia de Caburé, no Maranhão
Em conclusão, Atins fica bem na foz do Rio Preguiças, um lugar paradisíaco com as águas do rio sendo lançadas no oceano. Já Mandacaru é uma bela vila de pescadores, com farol destacando-se na paisagem nordestina. Aliás, o Farol das Preguiças ou Farol de Mandacaru tem 40 metros de altura e alcance de 19 milhas. Sendo assim, de lá tem-se vista extraordinária dos Lençóis Maranhenses.
Ponta de Buriti
Em resumo, um dos melhores lugares para tirar fotos dos Lençóis Maranhenses. O local é privilegiado por permitir excelentes pontos de vistas do Parque dos Lençóis Maranhenses.
Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!