Início / Viagens pelo Brasil / Sudeste / Bertioga, a primeira praia legal do litoral norte de SP
Praias de Bertioga
A charmosa Praia de São Lourenço, em Bertioga.

Bertioga, a primeira praia legal do litoral norte de SP

Bertioga é o portal de entrada para o agitado e bonito litoral norte de SP.

A Estância Balneária possui algumas das praias mais bonitas de São Paulo, com a facilidade de ser a primeira cidade legal do litoral paulista e fácil acesso pela Rodovia Mogi-Bertioga ou via balsa a partir do Guarujá.

A proximidade com a capital, transforma Bertioga em um dos melhores destinos com praia para viagens curtas de fim de semana nas férias e até um bate-volta do surfe pra pegar altas ondas em Itaguaré, Riviera e Enseada.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

O que fazer em Bertioga?

Forte São João

Forte de São João, em Bertioga | Foto: Luiz Coelho

Forte São João, em Bertioga | Foto: Luiz Coelho

O Forte São João é um ótimo passeio para as crianças. Construído em 1547, foi a primeira fortaleza erguida no país e trás uma viagem de volta tempo colonial.

A visita é grátis. Aberto todos os dias das 9:00 às 17:00, no Centro de Bertioga.

As Melhores Praias de Bertioga

Quem faz uma viagem à Bertioga, no litoral norte de SP, é agraciado com boas praias para ir com crianças, tomar banho de mar, surfar, relaxar ou paquerar.

Guia com dicas de viagens para Ilhabela – SP

Praia do Indaiá

Cantão do Indaiá - Bertioga

Praia do Indaiá – Bertioga, litoral norte de SP.

Conhecido como Cantão do Indaiá é o final da Praia da Enseada e uma praia mais deserta, porém um pouco mais suja do que a fina, charmosa e bem cuidada Riviera de São Lourenço. De qualquer forma é uma praia bonita e boa para crianças. O mar é calmo e quase sem ondas.

Praia de São Lourenço

Riviera São Lourenço - Bertioga

A Riviera de São Lourenço é a melhor praia de Bertioga, limpa e conservada.

Conhecida como Riviera de São Lourenço por conta de um dos empreendimentos mais bacanas do litoral paulista, a Praia de São Lourenço é legal para paquerar, surfar e curtir com a família por conta da ampla faixa de areia, boa infraestrutura turística e preservação do meio ambiente.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

Praia de Itaguaré

Praia Itaguare - Bertioga

Itaguaré é uma praia selvagem com vegetação nativa e mar agitado.

Consideramos a praia mais bonita de Bertioga. O lugar é bastante preservado e apresenta uma praia deserta e selvagem, com vegetação quase intocada. A praia tem o mar bastante agitado. É indicado apenas para surfistas desde que tenha salva vidas na praia (costuma ter).

Praia de Boracéia

Praia de Boraceia - Bertioga-sp

A Praia de Boracéia é uma das mais urbanas de Bertioga.

A Praia de Boracéia tem 5 km de extensão e excelente infraestrutura turísticas, com restaurantes, bares, pousadas e hotéis do outro lado da estrada à beira da praia. É uma das praias mais procuradas do litoral norte de SP.

É importante preservar e manter as praias brasileiras limpas. Sempre que visitar uma das praias do litoral paulista não deixe lixo na praia. Jogue lixo no lixo e mantenha nossos oceanos vivos.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

Reserva Indígena Rio Silveiras

Em Bertioga é possível ter contato com a cultura caiçara local visitando a Reserva Indígena Rio Silveiras. A comunidade com centenas de índios Guarani fica localizada na divisa de Bertioga com São Sebastião.

Para se chegar até a reserva não é difícil, mas as ruas de terra são bastante esburacadas e apesar das placas, é recomendável entrar em contato com uma agência de turismo antes de ir. Nós não chegamos a ir, pois tinha muita lama na rua. Confira o vídeo acima e leia a reviews no TripAdvisor sobre a aldeia.

Dica de viagem: Ayahuasca com Xamã na Amazônia

Trilhas em Bertioga

Há duas trilhas para atividades de ecoturismo em Bertioga: – uma delas, a mais longa, com 4 km, é a Trilha do Guaratuba. Outra, com 3 km, é a Trilha d’Água. Ambas são de nível médio de dificuldade e devem ser feitas com guias credenciados. Procure uma agência de turismo.

Dica de viagem: trilha para o Bonete, em Ilhabela-SP

Sesc Bertioga

A Colônia de Férias do Sesc Bertioga, além de ser uma opção de hospedagem para quem é trabalhador do comércio, também oferece diversas atividades para o público em geral.

Vale a pena conferir a programação do Sesc Bertioga no site oficial caso o seu destino nestas férias seja o litoral norte de SP.

Festivais gastronômicos

Na década de 90, um empreendedor começou a vender pastéis durante os engarrafamentos nas margens da Rodovia Rio-Santos, na entrada de Bertioga. O Pastel do Trevo tornou o vendedor milionário e deram fama à cidade.

Mas esqueça o pastel, quem quiser desfrutar de uma boa comida no litoral norte de São Paulo, a dica é viajar para Bertioga também durante o Festival da Tainha, que acontece no mês de julho, ou o Festival do Camarão na Moranga, em agosto.

Fotos: Muita Viagem (exceção do Forte São José – Wikimedia Commons)

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

3 comentários

  1. Muito lindas as praias! Mesmo morando em Niterói- RJ quase não vou a praia.
    Que saudades de tirar umas férias!
    Parabéns pelo blog, cheio de ótimas dicas! Se te interessar dá uma passadinha lá no meu também!
    Beijos!

  2. Agradecemos a visita e elogios, Bianca.

    Dê uma conferida em nosso guia com as melhores e mais bonitas praias do mundo:

    http://muitaviagem.com.br/b/praias/

  3. Realmente estas praias são belas ,pretendo um dia conhecer essas regiões

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*