Início / Melhores destinos / Bichinho (MG), vilarejo cultural, refúgio e artesanatos em Prados

Bichinho (MG), vilarejo cultural, refúgio e artesanatos em Prados

Conheça Bichinho (MG) e os artesanatos de Prados, em Minas Gerais.

A cidade de Bichinho (MG), em Prados – Minas Gerais, esconde lugares encantadores que nos surpreendem com a hospitalidade, riqueza cultural, gastronomia, natureza e sossego, próprio de Minas, uai.

Para começar, uma das novas descobertas do Muita Viagem em Minas Gerais foi o distrito de Vitoriano Veloso (escravizado livre que ajudou na Inconfidência Mineira), porém esse vilarejo chamado carinhosamente de Bichinho, em Prados, MG é uma pérola entre as cidades de Tiradentes e São João Del Rei (MG).

Sendo assim, a cidade de Bichinho (MG) desenvolveu-se quando bandeirantes buscavam jazidas de ouro no vale do Rio da Morte. Hoje, Bichinho – Minas Gerais é distrito e atração turística de Prados (MG), um dos povoados mais antigos do interior mineiro, fundado em 1704.

Guia de Turismo em Bichinho – MG

Acesso rápido ao conteúdo:

Como chegar em Bichinho (MG)

Primeiramente, encravada na Serra de São José, a cidade fica apenas a 20 minutos de Tiradentes e 40 minutos de São João Del Rei por estrada de pedra, estreita e muito bonita. Sem dúvida, a cidade de Bichinho (MG) é um destino para passar o dia, fazer compras, contemplar a vida rural e sertaneja, comer, beber algo e voltar, geralmente para Tiradentes (MG).

Uma viagem bate-volta cabe perfeitamente no roteiro de três dias em Tiradentes. Aliás, foi o que fizemos — road trip por cidades históricas de Minas, percorrendo trechos da Estrada Real.

Apesar de sinalizada, é melhor evitar a estrada em dias de chuva ou à noite.

Quando ir?

Faça a viagem no final de semana, entre sexta-feira e sábado, quando há mais movimento de turistas e todas as lojas ficam abertas. No calendário de festas tem destaque o carnaval de rua de Prados, as celebrações da Semana Santa e o festival de música em julho, no inverno.

O que fazer em Bichinho (MG)

bichinho mg

Bichinho-MG é bucólica, com cara de interior de Minas

A partir das últimas décadas do século XVIII, com a decadência das minas de ouro, a economia da região contou com o comércio de artigos de couro, móveis, esculturas e artesanatos para progredir. Hoje, Bichinho, Prados – Minas Gerais, além de importante polo na confecção de móveis rústicos de madeira de demolição. É também cidade turística que chama atenção por sua plácida simplicidade e ofício pela arte.

Leia também: O que fazer em São Bento do Sapucaí (SP)

o que fazer perto de tiradentes

A Casa do Artesanato, no centro de Bichinho-MG

As principais atrações do distrito de Bichinho (Vitoriano Veloso-MG) são as construções coloniais preservadas, artesanato, igreja de Nossa Senhora da Penha, cafés, alambiques e a Casa Torta. Há dezenas de ateliers e lojas de móveis rústicos espalhados ao longo da estrada que liga Tiradentes (MG) ao centro da cidade de Bichinho (MG).

Móveis rústicos e artesanatos em Prados (MG)

Algumas sugestões de parada são o Artesanato Bicho de Terra, o Fuxico da Carmen (loja Ponto & Nó) e a Casa do Artesanato, na Rua Moisés Pinto de Souza; o Empório dos Móveis e a Lumar – Arte em Madeira Antiga, na Rua dos Inconfidentes; e a Oficina de Agosto, na Rua São Sebastião.

Esta última, do artista plástico Toti, famoso pelo trabalho de valorização do artesanato brasileiro em cidades como Embu das Artes (SP), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ).

cidades do interior mineiro

Bichinho é um dos melhores lugares para comprar móveis perto de SP e BH

Em síntese, há diversas galerias e escritórios de todo o Brasil que buscam os produtos das fábricas e ateliers de Bichinho, Santa Cruz de Minas e Prados-MG. Por isso, muitas lojas aceitam encomendas para entregas em Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro. Contudo, é preciso verificar os detalhes com cada fabricante.

Por sinal, alguns móveis rústicos, mesmo direto da fábrica, esculturas e peças podem custar bem caro. No entanto, apenas o passeio e a contemplação das peças já inspiram na decoração de ambientes, mas é possível sair de lá com uma peça pequena sem gastar muito dinheiro.

A Casa Torta, Bichinho-MG

casa torta bichinho

A Casa Torta é criação de 2 artistas plásticos brasileiros | Divulgação

Inaugurada em julho de 2016, a Casa Torta, em Bichinho (MG) é um projeto que visa fomentar brincadeiras, ecologia e a artes para crianças e adultos. Assim, no espaço funciona cafeteria, oficina de teatro, pintura e música, além de apresentações musicais e artísticas.

A atração turística em Bichinho está aberta de quarta à domingo, das 10h às 16h. O ingresso custa R$ 40,00. (preço de 2021) O endereço é Rua São Bento, 637. Difícil deixar de notar.

Capitólio-MG e roteiro pela Serra da Canastra

Onde comer em Bichinho (MG)

O restaurante mais bem avaliado por lá é o Tempero da Ângela, na Rua Deputado José Bonifácio, 54. Assim, o self service sem balança custa um pouco mais barato em dias da semana, e fica tão cheio que muitas vezes é preciso aguardar para conseguir uma mesa.

Por fim, chegue cedo e leve dinheiro, pois assim como muitos lugares do interior de MG não aceitam cartões de crédito ou débito.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.