Após listar os 10 melhores destinos (2014), onde elege apenas cidades turísticas, das clássicas Paris, na França, às novas sensações do turismo como Tinidad, em Cuba, e Rïga, em Latvia, a Lonely Planet Brasil (2019), também elencou os 10 melhores países para viagens nos próximos anos.
A falta de destinos brasileiros na lista anterior, nem ao menos menção honrosa ao Rio de Janeiro, sede da final da Copa do Mundo de 2014.
Contudo, neste ranking o Brasil aparece no topo da lista como o melhor país para viagens. Segundo especialistas, um dos critérios para eleger os países são os eventos e festas no calendário dos mesmos.
Brasil
Para o Lonely Planet, o país sede da Copa do Mundo de 2014 oferecerá aos visitante e turistas muito mais do que jogos de futebol. Segundo o guia, o clima tropical e a diversidade da geografia brasileira favorecem o turismo histórico, aventuras e praias desertas.
Alguns dos passeios turísticos sugeridos são as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, as igrejas coloniais e cidade histórica de Ouro Preto, além da natureza exótica de rios de águas cristalinas de Bonito.
– Viagem à Floresta Amazônica – Norte do Brasil
Antártica
Com um mundo cada vez mais voltado para a conscientização ecológica, uma viagem ao país-continente faz o viajante sentir-se estrela ou mero coadjuvante dentro dos melhores programas televisivos sobre a vida selvagem, brinca de certa forma o guia.
Em 2014 celebra-se o centenário dos primeiros passos da travessia da Antártida pelo explorador Ernest Shackleton. Então, a dica é curtir a viagem para brincar com pinguins e tentar a sorte com leopardos velozes e baleias assassinas. Sem deixar de apreciar a beleza das aves marinhas e rasantes nas águas geladas e azuis do Oceano Antártico.
Escócia
O ano de 2014 será agitado no bucólico e irregular terreno escocês. Além de Glasgow sediar um tipo de olimpíada entre as nações da Rainha – XX Commonwealth Games, que ocorre durante o verão no hemisfério norte, o ano que ainda promete comemorações da cultura escocesa – The Year of Homecoming e o famoso Spirit of Speyside Whisky Festival em Maio.
Ou seja, há muito 12 anos para beber na Escócia. A questão política deverá atrair os holofotes do mundo com a questão da independência do país.
Suécia
Segundo o Lonely Planet, a Suécia tem somado aos comuns adjetivos de país lindo, frio, elegante, agora com forte turismo cultural, que ganha destaque na cena turística sueca contemporânea. Tanto que a maior cidade ao Norte da Suécia, Umeå, será a Capital Europeia da Cultura em 2014.
A culinária sueca também tem encorajado muitos viajantes a conhecerem melhor o país. Um público em especial de visitantes são chefs de todo mundo. A comida sueca tem muitas carnes de caça, frutos do mar, ervas e queijos regionais.
— Dicas de viagens em Estocolmo
Malawi
O país tem atraído muitos turistas, viajantes e aventureiros em busca de experimentar roteiros com safáris que nos fazem mergulhar de perto a vida selvagem nas savanas. É possível chegar bem perto de rinocerontes, leões, búfalos e até montar e pegar carona no dorso de um elefante africano.
O país ainda reserva lindas vistas da parte montanhosa – Monte Mulanje e as caminhadas que parecem ir além do fim no deserto nebuloso de Viphya Plateau.
México
Que tal passar o dia torrando no sol em alguma linda praia do Caribe? Além das praias paradisíacas, o México oferece ótima experiência de compras ao turista com artesanatos coloridos e muita comida boa, barata e bem apimentada!!
Na lista de dicas de passeios turísticos no país latino estão o museu do Maya, em Cancún e Mérida, onde terá uma das maiores tirolesas da América Latina em uma imagem estonteante na borda do Copper Canyon.
Ainda segundo o guia, viajar para o México ainda é barato, portanto, é preciso aproveitar os preços para uma viagem barata antes que comecem a subir com a procura cada vez maior por pacotes de viagens para lá!
— Viajar para o México não precisa de visto
Seychelles
Foto – luisete
“Um paraíso ao seu alcance”, é assim que o Lonely Planet define o destino. Formado por 115 ilhas paradisíacas espalhadas na imensidão azul do Oceano Índico. Mesmo que o próprio guia coloque Seychelles como destino para conhecer “uma vez na vida, outra na morte”, a reputação de destino de milionários já não faz mais jus ao local.
O aumento da concorrência mudou radicalmente a situação ao longo dos últimos anos.
Atualmente as ilhas do arquipélago começam a ter opções de pousadas baratas e não apenas dos luxuosos resorts refugiados em ilhas exclusivas. Além destas opções de hospedagens mais baratas, as passagens aéreas para Seychelles já não são assim tão caras.
— Roteiro de lua de mel em Seychelles
Bélgica
Uma “joia subestimada” na Europa, é assim que o guia de viagens Lonely Planet define este pequeno país europeu. A paisagem plana da Bélgica é adornada de lindos palácios, e a capital Bruxelas, com grandes museus e edifícios góticos, é rodeada de cidades pitorescas de arquitetura medieval, como Bruges, Antuérpia e Ghent.
A Bélgica também é um país que vale conhecer pela comida e bebida. O país detém o título de uma das melhores cervejas e chocolates do mundo.
A paisagem plana é adornada de lindos palácios A partir de 2014 , a Europa espera atrair visitantes com o 100 º aniversário da eclosão da Primeira Guerra Mundial – um festival de reflexões e se estende até 2018.
— Roteiro em Bruges, cidade medieval perto de Bruxelas
Macedônia
Segundo o guia, 2014 marca a conclusão de uma série de reformas políticas no país, especialmente na capital Skopje.
O turismo no país tende a crescer com todas estas mudanças. A Macedônia torna-se um dos melhores destinos 2014 e ambiente amigável para os visitantes, que contam com novas opções hostels, bares, bistrôs, além de muitas baladas.
Os tradicionais pontos turísticos como o Lago Ohrid e estação de esqui Mavrovo e Stobi, têm dado lugar para novas atrações como Berovo, na fronteira com a Bulgária, vinícolas de qualidade na região de Tikveš e Kratovo.
Malásia
— Relato com dicas do mochilão 3 meses na Ásia
Destino pouco lembrado no Sudeste Asiático, as autoridades deste país têm estimulado o turismo com novas atrações. Os destaques são Melaka, um enorme parque com mais de 6 mil aves de 400 espécies diferentes, a Legolândia e um parque temático da Hello Kitty, em Nusajaya.
Para atrair mais viajantes, um segundo terminal foi construído no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur e as passagens aéreas mais baratas da Malaysia Airlines, AirAsia , Firefly e Malindo Air. O destino fica mais fácil de conhecer e começa a atrair os mochileiros na Ásia que viajam em voos de conexões para Istambul e Pyongyang.