Início / Dicas / Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP)
cachoeira do pimenta em cunha sp
Imagem aérea da Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP).

Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP)

A cidade de Cunha (SP), assim como os demais destinos encravados nas serras da Mantiqueira e da Bocaina, são repletos de cachoeiras, como a belíssima Cachoeira do Pimenta, de fácil acesso e excelente para nadar e tomar banho de cachoeira com água geladinha, diga-se de passagem, direto da montanha.

Ou seja, estamos em uma região onde há centenas de cachoeiras, aliás, Cunha é famosa por conta das quedas d’água. E, apesar de já conhecermos muitos lugares assim no Brasil, a Cachoeira do Pimenta realmente nos surpreendeu. Em especial no quesito visual, o cenário é digno para postar fotos no Instagram.

Leia também: Cerveja artesanal em Cunha (SP)

A Cachoeira do Pimenta – Cunha (SP)

Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP)

Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP).

Para começar, uma das coisas boas da Cachoeira do Pimenta – Cunha (SP), é a sua formação através de uma represa, que fica no topo do relevo. Assim, por conta do terreno montanhoso, as quedas d’água vão formando pequenas piscinas naturais. Ou seja, à medida que a água vai descendo, formam-se quedas d’água, e você consegue aproveitar tanto as duchas para banho quanto às piscinas para o nado e mergulho.

– Viagens perto de SP em 2024

Desse modo, dado o tamanho da Cachoeira do Pimenta, você pode acessar o local da parte superior, onde fica a represa, ou da parte inferior. Em ambos acessos há estacionamento. Além disso, a atração turística conta com lanchonete e espaço gramado para pique-nique, que aliás, é uma boa dica para aproveitar os dias de calor do verão 2023 com a família toda.

Leia também: 31 cachoeiras em Minas Gerais

Piscinas naturais e quedas d’água

cachoeiras em sp

A Cachoeira do Pimenta é, sem dúvida, uma das mais bonitas do interior de SP.

Em nossa opinião, vale a pena acessar o local pela parte superior, logo depois da primeira queda da represa, pois a piscina que se forma é mais aberta. Desta vez (2022), não chegamos nela. Ficamos apenas na segunda queda, porém fomos quando estivémos lá pela primeira vez (2018), e inclusive observamos a usina hidrelétrica desativada que já funcionou na região.

banho de cachoeira em sp

Banho na Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP), a três horas de carro de São Paulo (SP).

Em síntese, a Cachoeira do Pimenta é uma das mais impressionantes no interior de SP. Vale muito a pena conhecer, além disso, a distância para São Paulo é curta, sendo apenas 220 km, feitos em menos de três horas em viagem de carro pela estrada e rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Sem dúvida, é um dos passeio imperdíveis em Cunha (SP), podendo ser feito para quem viaja sozinho, em grupo de amigos, casais e famílias com crianças.

Leia também: Cidades para viagem bate e volta a partir de São Paulo

Como chegar na Cachoeira do Pimenta – Cunha (SP)

A partir do centro de Cunha (SP), é preciso seguir 12 quilômetros em estrada rural (basta seguir as placas). Ou seja, dependendo da época do ano, pode estar em boas ou más condições. Assim, é preciso ir devagar, não tenha pressa, vá contemplando a paisagem natural do interior de SP. Agora, mesmo com chuva não há problema, a questão é ir devagar mesmo, especialmente na metade do trajeto que é estrada de terra batida.

cunha sp

Cachoeira do Pimenta, na cidade de Cunha (SP).

Aliás, um pouco de história, pois o trajeto que nos leva até a Cachoeira do Pimenta é o antigo caminho da Estrada Real, por onde escoavam o ouro e os diamantes, de Ouro Preto (antiga Vila Rica) até o porto de Paraty (RJ), na época do Brasil Colonial.

Ou seja, o turismo contemplativo deve nortear o seu roteiro em Cunha (SP), e a cenário colabora, pois a estrada é repleta de paisagens bucólicas, com casas de campo, fazendas de gado antigas com curral, casarões antigos integrados à visão.

Leia também: Trilha até o mirante da Pedra da Macela, em Cunha (SP)

estrada real

Estrada Real – o antigo caminho do ouro, passa por cidades como Ouro Preto (MG), Cunha (SP) e Paraty (RJ).

Pousada perto da Cachoeira do Pimenta

Em conclusão, uma dica de pousada em Cunha (SP) perto da Cachoeira do Pimenta que recomendamos é a Estância Vip, ideal para grupo de amigos ou famílias com crianças sem muita frescura para interagir em lounge compartilhado, jardim florido e área com churrasqueira, além de wi-fi, claro.

Assim, a pousada dispõe de quartos para família e parquinho infantil para as crianças pequenas. Além disso, o legal é o entretenimento noturno e a cozinha compartilhada. No entanto, para quem prefere mais privacidade, alguns quartos possuem cozinha pequena com geladeira.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.