Home / Souvenir / Fundo da Mala / Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego
Cachoeira do Espelho MG
Cachoeira do Espelho, no roteiro das águas, em Ibitipoca-MG

Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego

As cachoeiras em Minas Gerais são um espetáculo à parte. Berço de nascentes, riachos, rios e corredeiras, o estado mineiro concentra algumas das maiores e mais belas quedas d’água do Brasil.

Elencamos a seguir 31 cachoeiras em Minas Gerais.

Há destinos românticos para casais, lugares roots com cachoeiras para acampar, trilhas perto de BH para viagens curtas, regiões turísticas como Capitólio e Ibitipoca, entre outros parques e circuitos.

Confira a nossa seleção de cidades turísticas com cachoeiras em MG, escolha um roteiro e boa viagem!

Resorts em Minas Gerais

Guia de cachoeiras em MG

Ibitipoca – MG

Janela do Céu - MG

Vista para a “Janela do Céu”, no Parque da Serra do Ibitipoca, MG

Para quem é fã de cachoeiras, a charmosa vila de Conceição do Ibitipoca é um desses cantinhos que valem a pena conhecer em MG.

A grande atração do Parque Nacional é a trilha para a janela do céu, cachoeira encravada no alto de uma grande rocha de onde se tem um visual incrível das montanhas que envolvem o estado de Minas Gerais.

Na trilha da janela do céu é possível conferir de perto ao menos 3 cachoeiras – a Cachoeira do Espelho, Cachoeira do Arco-íris e a Cachoeira dos Macacos.

Foto aérea da cachoeira Janela do Céu | Acervo Ecoguia

A dica para quem gosta de aventura é acampar dentro do Parque Estadual, que possui área de camping com restaurante e lanchonete.

Melhores destinos de Minas Gerais

Cachoeiras em Aiuruoca – MG

Quem gosta de descobrir destinos novos, já é hora de conhecer Aiuruoca-MG. Um verdadeiro polo de ecoturismo se desenvolveu nesse simpático vilarejo que faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira.

Localizada entre a Serra do Papagaio e a Serra da Mantiqueira, a pequena cidade mineira presenteia o turista com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Batuque, a Cachoeira Três Marias e a Cachoeira do Tombo.

Vale reservar um dia para fazer a trilha do Pico do Papagaio, excelente passeio romântico neste pedaço do paraíso encravado na Serra da Mantiqueira.

Cachoeiras em Brumadinho – MG

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho é uma pequena cidade mineira que atrai muitos turistas e visitantes para conhecer o Inhotim, o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Quem faz a viagem certamente deverá reservar de 1 a 3 dias para conhecer o parque e museu Inhotim, contudo, especialmente nos dias quentes do verão, vale a pena explorar as cachoeiras da região.

São mais de dez cachoeiras. Todas valem a  visita, especialmente a Cachoeira do Poço Encantado e a Cachoeira da Pedra Furada. Ambas exigem esforço nas trilhas, mas compensam pela beleza selvagem.

Aplicativo para montar roteiro de viagem

Cachoeiras em Capitólio, na Serra do Cipó – MG

Entre as coisas para fazer em Capitólio-MG está o passeio pelos cânions

Capitólio é um dos melhores destinos em MG para quem gosta de trilhas e quedas d’água.

Cachoeiras, cânions e o maior lago artificial do Brasil, o lago de Furnas, estão entre os cenários que atraem os turistas para essa região cada vez mais procurada em Minas Gerais.

A Cachoeira dos Cânions tem queda de 50 metros de altura, formando um grande lago de águas verde esmeralda.

Já a Cachoeira Véu de Noiva forma um belo visual com seus mais de 70 metros de altura. Na trilha que leva à cachoeira ainda é possível apreciar três piscinas naturais, em uma delas é permitido banhar-se.

Por fim, a Cachoeira Grande é a mais procurada por quem busca um refrescante banho de cachoeira. Apesar da queda de apenas 10 metros de altura, a água que cai forma uma lagoa com cerca de 60 metros de largura. É um lugar bacana para passar o dia todo.

— Cachoeira Serra Morena: uma cachoeira fácil de chegar na Serra do Cipó

Cachoeiras em Ouro Preto e Mariana – MG

Além dos roteiros históricos e igrejas centenárias, Ouro Preto é parque de belas cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas, com uma queda-d’água de cerca de 10 metros de altura, situada dentro de uma gruta.

Outra queda impressionante é a Cachoeira dos Namorados, a poucos quilômetros do centro histórico de Mariana-MG.

Por fim, entre subidas e descidas das montanhas da Serra de Ouro Branco encontramos a Cachoeira do Brumado, com queda de cerca de 14 metros de altura. É uma das cachoeiras com área para acampar em MG.

O que fazer em Ouro Preto – MG

Cachoeiras em Diamantina – MG

Parque Estadual do Biribiri em Diamantina MG | CC

Localizada no Parque Estadual do Biribiri, a Cachoeira dos Cristais é pequena, mas com águas calmas, é possível nadar nas piscinas que se formam. Fica a apenas 15 km do centro de Diamantina, sendo boa dica para sair do tradicional roteiro histórico e extravasar com um pouco de adrenalina.

Já no Parque Estadual do Rio Preto, ainda na região de Diamantina, vale conhecer a Cachoeira do Crioulo. A cachoeira forma um cenário com prainha, perfeita para relaxar e entrar em contato com a natureza. Para chegar até a cachoeira é necessário esforço e longa caminhada. São mais de 6 km de trilha.

Cachoeiras na Serra da Canastra – MG

A região das Nascentes de Minas e da Serra da Canastra guarda muitas cachoeiras

Com trilhas, cachoeiras e belíssimas atrações naturais, o Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de uma hora de Capitólio, é um dos principais cartões-postais do Brasil.

O parque guarda a nascente de um dos principais rios do país, o rio São Francisco. Portanto, para quem gosta de cachoeiras, o local conta com uma das mais bonitas cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira Casca D’Anta, com 180 metros de altura, está entre as 5 maiores cachoeiras do Brasil.

Sul de MG: destinos com cachoeiras

Cachoeira Casca D’Anta, no Parque Estadual da Serra da Canastra – MG | CC

Por fim, vale conhecer a Cachoeira do Fundão, eleita a mais bonita da Serra da Canastra. Contudo, devido às dificuldades de acesso é pouco frequentada, e por isso mesmo habit de inúmeros animais silvestres. A cortina d’água que se forma com a queda de 80 metros revela um arco-íris quando o sol reflete.

Cachoeiras em Uberlândia – MG

A região de Uberlândia se destaca pelas dezenas de cachoeiras. Duas delas valem a pena conhecer – A Cachoeira de Sucupira e a Cachoeiras das Irmãs.

A Cachoeira de Sucupira fica a 17 km do centro. Pelo fácil acesso é bastante frequentada aos finais de semana por moradores de Uberlândia e cidades próximas.

Já a Cachoeira das Irmãs ou Cachoeira das Freiras fica a 35 km de Uberlândia – MG. A cachoeira fica dentro do sítio onde funciona o Convento de Freiras de Araguari. A queda d’água é bem alta, com mais de 40 metros de altura. O acesso também é fácil acesso, e por isso bastante procurada por turistas e mineiros da região.

O que fazer em Uberlândia

Cachoeiras em São Tomé das Letras – MG

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade

As cachoeiras são uma das grandes atrações da famosa cidade mística de MG. A facilidade de acesso e a beleza das nascentes tornam o passeio espetacular.

Dentre as principais cachoeiras de São Tomé (MG), vale a pena conferir a Cachoeira do Flávio – 6 km do centro da cidade; a Cachoeira Vale das Borboletas – 3 km da cidade; a Cachoeira Shangri-lá – 20 km do centro; a Cachoeira Véu da Noiva – 9 km da cidade; a Cachoeira da Lua – 6 km do centro; e finalmente, a Cachoeira Eubiose – 3 km da cidade.

O que fazer em São Tomé das Letras – MG

Cachoeiras na Serra do Espinhaço – MG

A mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil | Fabiano Zig

Ao norte de Minas Gerais, algumas atrações turísticas merecem destaque no circuito de cachoeiras da Serra do Espinhaço: a Cachoeira do Tabuleiro, a Cachoeira Rabo de Cavalo e a Cachoeira do Cerrado.

A Cachoeira do Tabuleiro é a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São quase 300 metros de queda. Apaixonados dizem que o formato lembra um coração. Olha que fofo! Já fica dica de destino para o dia dos namorados.

Já a Cachoeira Rabo de Cavalo, com queda de 170 metros e poço de 50 metros de largura, é boa dica para altos mergulhos e refrescantes banhos de cachoeira.

Finalmente, a Cachoeira do Cerrado. Encrustada em enorme paredão na cadeia montanhosa da serra do Espinhaço, dentro do município de Conceição do Mato Dentro, está a mais alta cachoeira de MG e a terceira maior do Brasil.

Minas Gerais possui dezenas de outras cachoeiras. Uma dica para incluir no roteiro algumas delas é acessar o aplicativo “Cachoeiras da Estrada Real“. Com ele é possível saber informações detalhadas da queda d’água e como chegar nas melhores cachoeiras de MG.

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*