Início / Viagens pelo Brasil / Sudeste / Minas Gerais / Rio Acima, a Cidade das Águas e cachoeiras perto de BH
Em Rio Acima, próximo de BH, a Cachoeira do Viana é uma das atrações
Próxmo de BH, a Cachoeira do Viana é uma das atrações de Rio Acima

Rio Acima, a Cidade das Águas e cachoeiras perto de BH

Rio Acima e a Cachoeira do Viana, próximo de BH. Foto em destaque: Tais Correia/ICMBIO

Rio Acima, pertinho de Belo Horizonte, é um dos lugares mais perto da capital mineira com uma boa quantidade de cachoeiras de médio e pequeno porte.

A cidadezinha no interior mineiro tem cerca de 10 mil habitantes e é agraciada pela natureza, protegida pela área de proteção ambiental Sul, que guarda 14 cidades da Grande BH.

– Pousadas românticas perto de BH

Cachoeiras exuberantes, tradições religiosas e passeio de trem perto de BH estão entre as coisas para fazer em Rio Acima.

Rio Acima faz parte da região metropolitana de BH e fica pouco depois de Nova Lima, pela estrada MG-030. É um destino fácil de visitar estando em um hotel em Belo Horizonte, Nova Lima ou Itabirito, ou alguma pousadinha ou chalé de Rio Acima e região.

Passeio de trem e cachoerias próximos a BH estão entre as atrações de Rio Acima-MG

Trem das Cachoeiras, um passeio perto de BH legal para famílias – foto: Setur/Mariana Salazar

A estrada que leva a Rio Acima tem muitas curvas, mas está em boas condições para viajar, seja para passar um final de semana perto de BH ou mesmo para uma viagem bate e volta da capital.

Grande parte das atrações naturais de Rio Acima são guardadas pelo Parque Nacional da Serra do Gandarela, que protege belas paisagens do interior de Minas Gerais próximo a BH.

Muito procurado o ano inteiro, Rio Acima conta com boas pousadas perto de BH, como a confortável Pousada do Canto, gostosos restaurantes de gastronomia regional e brasileira, como o Na subida do Morro e o Canto da Saracura e outras atrações e pontos de interesse.

Além de cachoeiras como a Cachoeira Chica Dona, a Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana, Rio Acima tem atrações como o Mirante da Serra do Gandarel e o Trem das Cachoeiras. É muita coisa para fazer próximo de BH!

Partindo da simpática Estação Ferroviária de Rio Acima, o trem é uma Maria Fumaça de 1924, a primeira em operação na Grande Belo Horizonte, e, além de apresentar as atrações de Rio Acima, conta às vezes com artistas e a viagem pode incluir, a parte, um delicioso café colonial.

Além disso, a cidadezinha no interior mineiro integra o Caminho Religioso da Estrada Real, uma das maiores rotas de turismo religioso do Brasil. História, cultura e belezas naturais, além de pousadas românticas, passeios para família e bons restaurantes recebem os viajantes em Rio Acima, um dos melhores destinos turísticos perto de BH.

Cachoeiras em Minas

Entre as montanhas do interior de Minas Gerais, correm rios e cachoeiras. Algumas das mais bonitas cachoeiras de MG ficam perto de BH, guardadas pela mata e pela geografia única da Serra do Cipó, destino turístico perto de Belo Horizonte que tem boas pousadas e lugares para ficar.

Além das cachoeiras dentro do parque na Serra do Cipó, há belas quedas d’água em áreas privadas, como a cachoeira Serra Morena, uma das mais bonitas próximas de BH.

Entre Belo Horizonte e São Paulo, quase no meio do caminho, a São Tomé das Letras tem muitas cachoeiras entre as atrações. O destino também é conhecido pelas festas místicas e pelo clima religioso das suas ruazinhas de pedras. De bons campings a pousadas charmosas, há bons lugares para se hospedar em São Tomé e conhecer cachoeiras como as do Vale das Borboletas.

Há outros destinos lindos no interior de Minas Gerais para quem gosta de água, trilhas e natureza.

Ibitipoca é um dos mais legais para fazer ecoturismo no interior de Minas. As múltiplas facetas da Serra de Ibitipoca agradam quem ama entrar em contato com a natureza.

Outro destino que tem atraído os amantes de água e cachoeira é Capitólio, conhecidos por muitos como o Mar de Minas, e que merece estar nos roteiros pelo interior mineiro e pela Serra da Canastra.

Se a ideia é aproveitar o clima de interior caipira de Minas Gerais, vale a pena ficar em um chalé em Minas. As montanhas e matas guardam deliciosos chalés e pousadas românticas em cidades turísticas ou lugares calmos para relaxar no interior.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. ainda nao tenho o comentar

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.