Nos cinco meses que fiquei mochilando pela América do Sul, abusei das duas câmeras que escolhi levar na viagem: uma Canon da série G15 e uma GoPro Hero White Edition.
No final dos cinco meses, tinha quase 90 giga de fotos da viagem pela América do Sul e alguns vídeos. As duas câmeras fotográficas estão entre as melhores máquinas para levar para viagens: são compactas, fazem bons vídeos e têm bastante recursos, mas só sugiro comprar uma GoPro como segunda câmera.
Leia também: Como escolher um mochilão de viagem
Melhor câmera para viagens – Canon G15

A Canon G15 oferece controles manuais que permitem tirar fotos como essa à noite
Considero a Canon G15 uma câmera ideal para viagens. A máquina digital é considerada como a câmera portátil dos fotógrafos profissionais pela qualidade de imagem aliada a um tamanho compacto e aos controles manuais para as principais configurações da fotografia.
A Canon G15, ou as câmeras da linha G da Canon, está sempre na lista de melhores câmeras digitais compactas. É um pouco maior que um maço de cigarro: a Canon G15 cabe no bolso (7,6 cm x 10,6 cm x 4 cm; 352 g). O zoom ótimo é de 5 vezes.
Assim, uma das características que mais atraem os fotógrafos profissionais na Canon G15 é a capacidade de registrar imagens em arquivos RAW, que oferecem mais possibilidade de edição no computador. No entanto, quando eu comprei a Canon G15, a G16 já estava disponível.
Por fim, entre as principais mudanças está o wi-fi, que é bem útil em viagem, para quem vai usar bastante instagram, por exemplo. A GoPro tem.

Gostei das cores da foto e da qualidade da imagem da Canon G15
GoPro na viagem
A GoPro é excelente para vídeos de ação, fotos em condições climáticas adversas, como em praias, rios etc e fotos de esportes de ação –além de selfies e, claro, fotos e vídeos embaixo d’água.

Uma selfie na água com um pinguim de Galápagos. Tem coisa que só a GoPro faz para você
No meu mochilão pela América do Sul, a GoPro foi muito útil para fazer fotos e alguns vídeos durante meus mergulhos por Galapagos. Também consegui levar ela a uma cachoeira na Amazônia que só dá para chegar nadando. Mas as fotos lá não ficaram tão boas porque não tinha luz suficiente.
Não usei muito a câmera para vídeos de viagens porque não era minha prioridade. Estou aprendendo a editar vídeos e não tinha espaço no computador para guardar muitos vídeos em alta definição que a GoPro pode fazer.
Usei bastante a GoPro para selfies durante o mochilão pela América do Sul. Parece piada, mas essas fotos que viraram moda ficam muito legais com a GoPro.
Se você for comprar uma GoPro para viagem e esportes de aventura, uma dica é investir em acessórios como uma fita para prender a câmera na cabeça ou no peito.
Apesar de tirar fotos interessantes, a GoPro não serve para capturar paisagens com qualidade, não lida bem com baixa iluminação e é difícil de controlar. Nos modelos de GoPro mais baratos, como o meu, você não vê o resultado da foto na hora.
Por fim, para não errar no próximo carnaval, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram. Acompanhe!