fbpx
Home / Antes da Viagem / O que fazer em Cancún, um paraíso no Mar do Caribe
A Playa Paraíso ganha um charme especial com as ruínas de Tulum

O que fazer em Cancún, um paraíso no Mar do Caribe

Com mais de 20 km de orla, localizada a leste do Mar do Caribe, Cancún é um paraíso tropical no continente americano.

É um destino novo. A cidade de Cancún foi fundada em 20 de abril de 1970, e foi projetada para ser um paraíso turístico banhado pelos tons de azul turquesa e esmeralda do Mar do Caribe (quando as algas não estragam o cenário).

E desde então é cada vez maior o número de turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Cancún em voos de todos os continentes. Do Brasil, saem apenas voos com ao menos uma conexão Cancún.

Voos com mais de uma conexão podem valer a pena se for uma passagem barata. Quando fomos, fizemos escala em Lima. A dica é avaliar cuidadosamente voos com muitas paradas, pois a chance de ocorrer um atraso aumenta.

O que fazer em Cancún?

Há 3 letreiros em Cancún, um deles na Praia Langosta

Cancún é certamente um dos destinos mais cobiçados do mundo.

A riviera mexicana agrega tudo que há de melhor em uma cidade turística, com praias paradisíacas, natureza exótica, riqueza cultural e impecável infraestrutura hoteleira, que atrai pessoas do mundo inteiro, especialmente brasileiros, colombianos, argentinos, canadenses, norte-americanos e europeus.

Os próprios mexicanos dizem que Cancún não é o verdadeiro México, pois é extremamente seguro e tudo funciona direito.

O exército nacional e a polícia mantém a segurança no balneário. É fácil observar soldados e policiais fazendo rondas nas ruas da cidade e nas praias. Chega a dar medo o armamento que ostentam, mas segundo um taxista que conversamos, os fuzis ficam descarregados.

Na zona hoteleira, há muitos ônibus de transporte público e são razoavelmente conservados. As linhas R1 e R2, que percorrem toda orla da Riviera Cancún, é frequente e os pontos de ônibus são bem distribuídos pelo litoral.

Elencamos a seguir as melhores atrações turísticas e passeios para que você planeje e organize o seu roteiro em Cancún para fazer a viagem de acordo com o seu perfil de viajante.

As praias mais bonitas de Cancún

Tortugas está entre as melhores praias da Riviera Cancún, Caribe mexicano

Já listamos as melhores praias em Cancún. Indicamos a leitura do artigo para que você escolha as praias que mais te agradam e que fiquem próximas do seu hotel.

No entanto, destacamos três praias bonitas em Cancún que valem a pena conhecer e passar o dia todo, seja relaxando numa cadeira de praia ou curtindo o Mar do Caribe.

Em nossa opinião, as praias mais bonitas são Tortugas, Marlin e Delfines. Todas estas são praias públicas e possuem infraestrutura com banheiros, chuveiros e guarda-sóis gratuitos.

Boulevard Kukulkan

O Boulevard Kukulcan contorna todo o litoral da Riviera Cancún

A extensa avenida que corta todo o litoral da Riviera Cancún é toda arborizada e com calçadas bem sinalizadas. É nela que estão localizados shopping centers para compras em Cancún, casas de câmbio, alguns excelentes restaurantes, como o Lorenzillo’s (km 10,5), o Museu Maya de Cancún (km 16,5), o Museu da Tequila (km 13), a Scenic Tower (km 4,5), entre outras atrações turísticas de Cancún.

A avenida concentra resorts, atrações e bons restaurantes de frutos do mar

Como os hotéis e resorts em Cancún são pé na areia, muitas vezes, para chegar de uma praia à outra é preciso caminhar ou tomar um ônibus na Boulevard Kukulkan. Fizemos isso várias vezes em nosso roteiro.

Torre Cênica, no km 4 da Boulevard Kukulcan

Ao lado da Torre Cênica fica o Teatro de Cancún e o navio pirata Jolly Roger. No dia que visitamos a torre conseguimos fotografar um arco-íris.

O navio pirata é dica de passeio com crianças

Isla Mujeres

Entrada para a Praia do Norte, em Isla Mujeres

Vale a pena reservar um dia para conhecer esta linda ilha no Caribe Mexicano. Com fácil acesso a partir da zona hoteleira de Cancún, basta pegar uma embarcação (ferry boat) da empresa Ultramar em algum dos pontos de embarque — Playa Caracol, Playa Tortugas, El Embarcadeiro ou em Puerto Juarez. As saídas deste último local são mais baratas.

O trajeto leva entre 18 e 25 minutos de acordo com o ponto de partida, e custa 23 dólares (lembrando que fica mais barato a saída de Puerto Juarez, apenas 300 pesos).

Chegando em Isla Mujeres é possível curtir a Playa del Norte, uma das mais bonitas da ilha, que fica a uma curta distância a pé do terminal das embarcações, ou explorar outras praias e lugares alugando um carrinho de golfe (é diversão na certa).

Playa Tiburon, em Isla Mujeres

Vale conhecer a Playa Tiburon, onde há um santuário de preservação das tartarugas marinhas, bem como Punta Sur, no extremo sul da ilha, onde há um museu de esculturas a céu aberto e próximo dali o Parque Garrafón, ótimo para quem deseja ter a experiência de nadar com golfinhos em Cancún. É um dos lugares recomendados para tal diversão, especialmente pelo preço cobrado, mais barato do que em outros lugares.

Nadar com golfinhos

Nadar com golfinhos em Isla Mujeres é dica para pagar mais barato

Além das belezas naturais, Cancún possui uma fauna marinha extremamente rica. É fácil avistar tartarugas marinhas, arraias, peixinhos coloridos e golfinhos quando se faz snorkelling em alguns pontos do litoral mexicano.

Alguns lugares para realizar o sonho de nadar com golfinhos são o Parque Garrafon, em Isla Mujeres; o Parque Xcaret e o Xel-Há, na Riviera Maya; e finalmente o Dolphinaris, o Delphinus e o Dolphin Discovery, todos na zona hoteleira de Cancún. Este último também possui unidades em outras regiões, como Tulum e Cozumel.

Uma dica para economizar no mergulho com golfinhos em Cancún é comprar os ingressos com antecedência, até mesmo antes de embarcar no voo para o México. As agências costumam oferecer descontos de até 50% para compras antecipadas no site.

No Xcaret, além de snorkel é possível nadar com golfinhos

São inúmeras atividades possíveis, desde um simples mergulho ao lado de golfinhos, algo mais aventureiro — dorsal tow e foot push, ou até mesmo um dia inteiro, onde você participa do adestramento destes lindos animais marinhos.

Os preços variam de acordo com o parque e o tipo de passeio, mas variam de 100 a 200 dólares. Contudo, planejando direitinho você consegue economizar na compra online.

Parques temáticos

Antes de ir para Cancún tínhamos uma ideia de que o legal era reservar um resort 5 estrelas e ficar curtindo as lindas praias com o Mar do Caribe. Ao chegarmos na cidade, nos surpreendemos com as inúmeras atrações turísticas em Cancún, que vão muito além das praias paradisíacas.

Há dezenas de parques temáticos, nos quais é possível nadar com golfinhos, fazer rapel, mergulho com cilindro, observar animais silvestres, remar caiaque, curtir piscinas naturais, entre outras atividades.

Xcaret

O parque ecológico Xcaret, na Riviera Maya

O parque mais famoso é o Xcaret, ideal para quem viaja em família e pretende um lugar gostoso para passar o dia com crianças pequenas. É o parque com ingresso mais caro.

Sinceramente não gostamos muito, pois muitas atividades são pagas à parte, e acreditamos ser mais divertido para quem viaja com crianças. De qualquer forma, valeu a experiência, pois o parque é muito bonito, boa infraestrutura, bons restaurantes e boa comida.

O destaque fica por conta do espetáculo no final do dia, onde dezenas de atores encenam um pouco da história da região, contando um pouco sobre a civilização Maya, seus costumes até a chegada do homem branco nas Américas. Uma apresentação impecável e maravilhosa. Diríamos que o show compensa o valor do ingresso.

Pagamos 120 dólares com direito ao transporte (o parque fica à 60 km de Cancún) e almoço à vontade mais uma bebida por pessoa. Foi o valor mais barato que achamos já que não estávamos com carro alugado.

A empresa que conseguimos o melhor preço foi a VIP Tour Cancún. Aliás, recomendamos que pesquisem os passeios com o Jaime antes de fechar com qualquer outra agência de viagens em Cancún. Eles costumam ter os melhores preços em diversos passeios, e a dica é fechar todos os passeios que for fazer de uma vez só, assim dá para negociar um preço mais barato.

X-Hel

O isolado e paradisíaco Parque Xel-Ha, a 120 km de Cancún

Não chegamos a conhecer o parque, mas é mais indicado para quem curte aventura e deseja pagar menos por isso. Encravado na selva caribenha, a estrutura do parque é impecável e você entra em contato com a natureza exuberante de Cancún.

O parque ecológico fica ainda mais distante do centro de Cancún, são 120 km, por isso mesmo um pouco mais vazio que o Xcaret. Algumas atividades, como o Sea Trek (mergulho com escafandro) e interação com golfinhos são pagas à parte.

X-plor

Para quem deseja ainda mais aventura e curte esportes radicais como tirolesa. O parque possui um dos maiores circuitos de tirolesas de Quintana Roo. Além disso, é possível praticar caiaque, percorrer grutas em jipes 4×4 e relaxar nas águas cristalinas dos cenotes localizados dentro do parque, que fica a 75 km de Cancún.

Civilização Maya

A pirâmide de Chichén-Itzá é uma das atrações imperdíveis em Cancún

O território mexicano é repleto de sítios arqueológicos com vestígios e construções bem conservadas que preservam a espólio arquitetônico e cultural da civilização Maya.

Uma das atrações memoráveis é a pirâmide de Chichen-Itza.

Fizemos o passeio com o Jaime, recomendamos a agência de viagens. Fale com ele que viu no blog Muita Viagem e consiga o melhor preço.

Cerimônia de Temazcal em povoado Maya

O tour realizado pelo Jaime faz uma parada em comunidade na cidade de Kaua – Yucatan, que preserva as tradições Mayas. É possível caminhar tranquilamente pela propriedade, participar da cerimônia de Temazcal com folhas de chaya, emitir certidão de nascimento Maya, provar comida típica e entrar em contato com descendentes desse povo.

Outras ruínas de construções da Civilização Maya que impressionam ficam nas cidades de Tulum e Cobá. Para chegar nestes lugares, alugar um carro em Cancún pode ser a melhor opção para grupos de mais de 2 pessoas. Quem viaja sozinho pode fechar um pacote ou simplesmente ir de táxi, a opção mais cara.

Baladas em Cancún

O quarteirão das baladas em Cancún

Se Cancún tem muita coisa para fazer de dia, também tem muitas atrações à noite. Algumas baladas em Cancun são o La Vaquita, Mandala, The City e a famosa Coco Bongo, todas localizadas no quarteirão da Boulevard Kukulcan na altura do Shopping e do Centro de Artesanatos.

Todas estas casas noturnas em Cancún são bastante animadas e atraem jovens do mundo todo. Destaque fica por conta dos shows artísticos e espetáculos aéreos da Coco Bongo, até quem não bebe muito fica estonteado com as apresentações e decoração da casa.

O La Vaquita, Congo Bar e o Mandala permitem que o público que passa pela rua veja de perto dançarinos, com um número bem maior de mulheres, fazendo coreografias. É bem animado e também bastante caro, como quase toda balada em Cancún. O valor do ingresso pode ultrapassar 100 dólares para o open bar.

Uma das melhores opções, entretanto, para nós, é o Dady’O, com mais privacidade, atrai um público mais maduro.

Bar no Hostel Señor Frog, em Cancún

Por fim, uma dica para curtir sem gastar muito é chegar nos bares de hostels de Cancún, em especial o Señor Frog. Ficamos lá por 4 dias e curtimos não apenas a hospedagem como também as noites no bar. Além de hostel, o local funciona como bar, onde é possível beber drinks caribenhos e cervejas. Costuma ter sempre boa música, karaokê e animação.

Playa del Carmen

Portal Maya, em Playa del Carmen

Distante 70 km de Cancún, a cidade de Playa del Carmen destaca-se pelos restaurantes na quinta avenida e a proximidade de algumas atrações turísticas, como Tulum, Puerto Morelos e Akumal, os cenotes e a ilha de Cozumel.

Cenotes em Cancún

Salto em cenote, na selva mexicana

Após 12 dias em Cancún, é possível dizer que o tour pelos cenotes é obrigatório. O melhor passeio em Cancún em nossa opinião.

Os cenotes são poços de água formados por rios subterrâneos de água cristalina.

São mais de vinte cenotes espalhados pelas selvas mexicanas. Recomendamos o passeio Xenotes, onde é possível conhecer 4 deles em roteiro de 1 dia em Cancún.

Caiaque no Xenotes Oasis Maya

O circuito é composto por 4 cenotes com características diferentes. Há tirolesa, nado em rio, salto, flutuação, remar de caiaque, além de admirar a beleza das raízes das árvores buscando a água dos rios subterrâneos que formam os cenotes.

Cozumel

A ilha Cozumel tem praias paradisíacas

A maior das ilhas de Quintana Roo é um paraíso tanto para mergulhadores certificados quanto aos que ficam no snorkelling. Há diversos pontos de mergulho por lá, como Cielo, Colombia e Palancar.

Para chegar em Cozumel, costuma ser melhor se você já estiver em Playa del Carmen, ainda em Quintana Roo. Basta pegar o ferry boat da empresa Ultramar ao custo de 26 dólares ida e volta. Lembrando que Playa del Carmen está a 60 km de Riviera Cancún.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

2 comentários

  1. nilson jose de franca

    uma pergunta cancum faz fronteira com estados unidos ou nao

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*