Início / Antes da Viagem / Carnaval 2018: datas e lugares onde passar os dias de folia
Com criatividade, dá para sair bem na foto no Carnaval

Carnaval 2018: datas e lugares onde passar os dias de folia

Em 2018, a maior festa popular do Brasil acontece no início de fevereiro. Neste próximo ano, o feriado de Carnaval começa no dia 9 de fevereiro, sexta-feira, e vai até 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.

Planejar a viagem de Carnaval 2018 já deve estar nos seus planos, especialmente se optar em viajar para destinos tradicionais como o Rio de Janeiro, Salvador, na Bahia, ou Olinda, no Pernambuco.

Com a grandeza dos mais belos desfiles de Carnaval, abrimos alas para os melhores lugares para viajar na data. Escolha a sua fantasia, samba no pé, mala nas mãos e boa viagem!

Pousadas perto de SP para o Carnaval

Lugares onde passar o Carnaval 2018

Blocos de Carnaval em SP e BH

É notável a ascensão e o sucesso dos bloquinhos de carnaval de rua de capitais como São Paulo e Belo Horizonte, dois destinos que podem surpreender quem escolher passar o carnaval.

Com excelente infraestrutura turística e ampla rede hoteleira tanto a capital paulista quanto a mineira são lugares bons para se divertir, fazer compras e turismo ao mesmo tempo.

Em São Paulo a Prefeitura ainda não definiu os locais, porém é certo que muitos paulistanos e turistas irão se divertir pelas ruas da capital durante os dias de folia, que se estenderão por 3 semanas.

O carnaval de rua de SP começa no fim de semana antes do feriado (03 e 04/02), com o Pré-carnaval. Depois o carnaval oficial do dia 9 ao dia 13 de fevereiro, sábado a terça de carnaval, fechando com o Pós-carnaval no fim de semana entre os dias 17 e 18 de fevereiro.

Resorts de luxo perto de São Paulo

Em Belo Horizonte, a exemplo dos anos anteriores, o carnaval 2018 mais uma vez coloca a cidade mineira na lista dos melhores destinos carnavalescos.

O evento que conta com bloquinhos e baterias de escolas de samba levou mais de 3 milhões de foliões para as ruas de BH na última edição. Os bares da Savassi ficam lotados e bem animados.

Carnaval de rua no interior de SP

Rede na varanda com vista para as montanhas em São Bento do Sapucaí

No interior de SP destacamos a cidade de Votuporanga. Apesar da distância de 500 km de São Paulo, a vizinha São José do Rio Preto conta com aeroporto. Dali são apenas 80 km.

O carnaval de Votuporanga costuma atrair milhares de foliões. Para este ano, uma ação conjunta da Prefeitura deverá resultar em festa voltada para todas as idades, como os antigos bailinhos e desfiles carnavalescos que as ruas do centro recebiam nos anos 90.

Campos do Jordão a 170 km de São Paulo sempre é dica de destino. A cidade nas montanhas costuma ter desfile com bonecos gigantes e alguns eventos carnavalescos, além de muitas opções de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas.

A pequena vila de São Bento do Sapucaí a 30 km de Campos do Jordão, é uma alternativa para quem prefere a contemplação ao agito. Bucólica e romântica, a cidadezinha é destino certo para fugir da bagunça, comer bem, passear e caminhar em contato com a natureza.

Voltando um pouco à folia,  Socorro a 120 km de São Paulo – é indicada para quem gosta de carnaval, mas prefere curtir os blocos de rua e marchinhas com o clima rural do interior.

A cidade turística pertinho de São Paulo ainda coloca-se como possível escolha para quem prefere passar o Carnaval no meio de trilhas e rios ou num belo hotel fazenda.

Por sua vez, Nazaré Paulista a 90 km de São Paulo – é um dos melhores destinos para celebrar o folclore e as tradições da festa religiosa. A cidade ganha cores e muita animação com as marchinhas, abadás, confetes e serpentinas pelas ruas. Os Moiados são um dos blocos tradicionais.

Blocos de Carnaval no Sul de MG

Tiradentes é a mais charmosa das cidades históricas de Minas Gerais

São Lourenço a 300 km de São Paulo – Nessa estância hidromineral no sul de MG, turistas do interior de SP, Rio de Janeiro e de várias partes do país se reúnem para um agitado carnaval de rua. Além disso, a cidade turística oferece atrações como um parque de águas, bons hotéis e pousadas.

Gonçalves  a 220 km de São Paulo, com seus bosques e araucárias é uma das mais belas cidadezinhas românticas e turísticas de MG. O cheirinho de campo predominante no ar acalanta o stress e nos torna parte da natureza. O carnaval ali é sinônimo de tranquilidade.

Tiradentes a 200 km de Belo Horizonte e a 480 km de São Paulo, a cidade histórica é uma síntese do melhor que as cidades do circuito da Estrada Real oferecem aos viajantes.

Tiradentes fica bastante movimentada no feriado de Carnaval e recebe um dos melhores carnavais de rua de Minas Gerais, alem de ser palco de um dos circuitos religiosos que mais atraem turistas durante a Semana Santa.

Monte Sião  a 160 km de São Paulo, a pequena vila no Sul de MG é ótima para comprar roupas e malhas, além de contar com tradicionais blocos de rua que desfilam nas ladeiras da cidade. Uma vez na região, vale a pena também fazer o roteiro por cidades como Águas de Lindóia, Socorro e Serra Negra, com fontes de águas mineiras e parques aquáticos.

Desfile de escolas de samba no interior do RJ

Por fim, para quem prefere passar o carnaval 2018 em cidades cariocas, os melhores destinos no RJ são Niterói, Maricá e Cabo Frio.

Em Niterói, além do carnaval de rua, o turista também pode assistir ao desfile das escolas de samba. Em Maricá a 60 km do Rio de Janeiro, o maneiro é a festa descentralizada por diversos cantos da cidade.

No Vale do Café, hotéis fazenda e casarões antigos promovem desfiles, com destaque para os bloquinhos de rua das cidades de Miguel Pereira Vassouras a 120 km do Rio de Janeiro.

Já na região serrana, a cidade de Nova Friburgo a 135 km do Rio de Janeiro, agrada ao público ávido por desfiles de escolas de samba, sendo também um destino para fugir do carnaval e relaxar em meio à natureza, em uma das regiões mais bonitas do RJ.

No litoral, a dica é ir para Arraial do Cabo a 165 km do Rio de Janeiro, onde estão as melhores praias para turistas e foliões caírem no samba.

Se for beber, beba com moderação e não faça xixi na via pública.

Muita Viagem

Blog com dicas e histórias de viagens.

É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*