Alugar casa na praia para passar as férias com a família e parentes ou amigos próximos antes da vacina contra o Covid-19 é uma forma econômica e segura, após o fim da sua quarentena, para curtir o verão.
E para quem não estiver de folga, é possível encontrar aluguel de casa de temporada que inclui wi-fi e espaço para home-office.
As compras online e serviços delivery avançaram durante a pandemia, e sempre com alguns cuidados, fazer compras pela Internet torna-se cada vez mais seguro e dá para fazer excelentes negócios.
Claro, siga sempre a regra número 1 do viajante moderno e faça o crosscheck das ofertas online, em especial ao alugar uma casa para temporada.
Em 2014, por exemplo, um grupo de amigos perdeu R$9 mil no aluguel de duas casas para o réveillon no Guarujá (era golpe).
Portanto, até mesmo em sites confiáveis, como o Booking e o Airbnb, é seguro confirmar as informações do local antes de viajar.
No Booking.com, por exemplo, é possível verificar as “Políticas” e “Comodidades” na página do imóvel. Segundo o próprio site, caso não encontre uma resposta, é possível encontrar em contato com o Serviço de Apoio ao Cliente por telefone ou e-mail, que a equipe esclarece suas dúvidas junto à propriedade.
Após efetuar a reserva, o consumidor consegue visualizar os dados de contato da propriedade na confirmação online.
Contate o dono do imóvel, se possível antes de viajar. Peça mais fotos e descrições do imóvel e das ruas ao redor.
Pesquise casas para temporada pelo Booking
Localização da casa de aluguel
— Flexibilização da quarentena: cidades na fase amarela
Muitas pessoas ficam preocupadas somente com a casa para alugar, mas é recomendável saber se há supermercados, padaria, bancos e farmácia no bairro. A casa deve ser boa e a localização também.
Solicite referências de outros hóspedes e busque avaliações de demais turistas sobre o bairro e os locais ao redor. Não avalie uma casa de temporada apenas por fotos em sites de classificados.
Pesquise no Street View do Google Maps e o Google Images.
Use o Street View para ver as ruas e terrenos ao lado da casa para alugar.
Muitas ruas do litoral norte de SP são de terra, e há várias casas em sites de aluguel de temporada com terrenos abandonados ao lado dos imóveis para alugar. Olhar o endereço com a ferramenta do Google evita furadas.
Estado de conservação dos móveis e da casa
O ideal é visitar a casa de temporada antes da viagem, mas não sendo possível, ao chegar no imóvel, é importante que tenha alguém que apresente a casa para os hospedes de aluguel. Este é o momento de conferir se tudo está em perfeito estado e listar os itens com defeitos ou avarias no prédio.
Se algo não estiver de acordo com o combinado, registre por escrito. Caso sinta-se lesado, vale pedir um desconto antes de instalar-se.
Segundo o Livro Viajando Direito, o aluguel não é uma relação de consumo, ou seja, não é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor.
O aluguel de casa para temporada tem o prazo máximo de 90 dias e segue a Lei do Inquilinato – Lei nº 8.245/1991.
Alugar casa na alta temporada
É recomendável que você planeje o aluguel da casa para temporada com antecedência.
Para as férias de fim de ano, em dezembro; verão, em janeiro; e no inverno, em julho; comece as pesquisas 3 meses antes da viagem. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, é recomendável deixar as reservas para a última hora – veja nos dicas para viagens e turismo antes da vacina.
Por fim, não esqueça de confirmar (e ter por documento escrito) a quantidade de pessoas que o imóvel comporta, bem como data de entrada e saída da casa, e se é possível levar animais de estimação (pet friendly). E claro, exija sempre um recibo pelo seu pagamento.
Hotéis em SP, MG e RJ que aceitam animais de estimação
Foto: PamelaAndrey
Tem que ter paciência com isso e procurar alguém do ramo que seja sério e não cobre uma fortuna.
Verdade Keilla. É preciso seguir algumas dicas acima para não cair numa furada.