Início / Destinos / Chiang Mai – Roteiro pelas montanhas ao Norte da Tailândia

Chiang Mai – Roteiro pelas montanhas ao Norte da Tailândia

Seguimos com o roteiro mochilão pelo sudeste asiático, agora rumo às montanhas de Chiang Mai, na Tailândia.

Assim, de volta a Chiang Mai após uma semana de retiro e meditação em templo Budista, pude explorar melhor esta cidade tão encantadora, incluindo experimentar a culinária local, fazer massagem com deficientes visuais, e conhecer novas pessoas.

O que fazer em Chiang Mai

Tailândia

Muito fofo este menino!

Apesar de trilhas e aventuras no meio do mato não estarem no topo da minha lista de diversão, me inscrevi no próprio albergue Eagle House para fazer um trekking de três dias e duas noites nas montanhas da Tailândia.

Assim, em um um grupo de nove pessoas mais o guia de turismo local, partimos logo cedo. Fomos na traseira de uma pick-up, chacoalhando nas estradas esburacadas de terra até nosso ponto de partida.

Já no meio da mata, cada um com seu cajado de bambu para servir de apoio, passamos por imensos campos de arroz onde pessoas trabalhavam. Ainda, comemos frutas silvestres, e todos do grupo, sem exceção, pareciam exaustos quando finalmente chegamos na tribo nativa onde passaríamos a noite acampados.

Acampamento nas montanhas de Chiang Mai

A tribo que nos hospedou é chamada de Karen, e muitos deles vem de Burma, um país vizinho, oficialmente República da União de Myanmar, comumente abreviado para Myanmar, um estado soberano no sudeste da Ásia, fazendo fronteira com Laos, Tailândia, China, Bangladesh e Índia.

As pessoas da tribo vivem de uma forma extremamente simples. Assim, moram em casas de bambu, criam galinhas, porcos e, às vezes, vacas, mas apenas para o consumo da carne e não para o leite. É uma tribo autossustentável, e o dinheiro que recebem vêm da venda de animais. Além disso, os souvenirs e artesanatos que fabricam vendem aos turistas mochileiros e viajantes que circulam pelo sudeste asiático.

O acampamento da tribo possui energia elétrica apenas durante a noite e por poucas horas. A energia é obtida através de painéis solares, doados pelo governo. Vivem em comunidade familiar sempre na mesma casa. As mulheres da tribo normalmente casam-se com homens de outras vilas no sudeste asiático.

Cultura tailandesa

As casas são pequenas e extremamente simples, e cozinham sentados no chão, ao redor de uma fogueira. Já a comida foi preparada em conjunto pelo guia de turismo tailandês e algumas pessoas da comunidade tribal, literalmente um trabalho em equipe, com a contribuição de praticamente todos do grupo, e foi uma das comidas mais deliciosas que já provei.

Chiang Mai

Meu super mergulho no rio que atravessa as montanhas de Chiang Mai

Para quem nunca provou a comida tailandesa, não sabe os sabores que está perdendo… A primeira noite foi bem difícil, pois dormimos no chão duro, apenas com o saco de dormir.

Rio Ping e temperatura na Tailândia

Apesar das altas temperaturas durante o dia, a noite nas montanhas de Chiang Mai, na Thailândia, são bastante frias, com temperaturas extremamente baixas. O segundo dia foi de longas caminhadas, muitas subidas com calor escaldante e um banho delicioso no rio Ping para refrescar, com pernoite em uma outra tribo nativa.

Já o terceiro dia foi mais leve e tranquilo, com uma boa dica sobre o que fazer na Tailândia. Ou seja, o passeio de jangada no rio Ping, e visita a uma cachoeira na Tailândia, próxima ao Doi Intahon Park, a região onde estávamos, antes de pegarmos a estrada de volta para Chiang Mai.

Leia também: Viagem de Phnom Phen a Ho Chi Minh

Curso de culinária tailandesa

Apesar do cansaço, uma experiência altamente enriquecedora. Em meu último dia em Chiang Mai participei de um curso de culinária tailandesa, o que foi mais uma entre tantas experiências gratificantes.

É um programa que pode ser feito em diversas cidades na Tailândia e atrai habitantes locais interessados em aprimorar seus conhecimentos em gastronomia e culinária, mas especialmente turistas e viajantes.

Desse modo, o curso inclui visita ao mercado local para comprar ingredientes frescos, além do preparo de cinco pratos típicos da Tailândia a nossa livre escolha, finalizando com um almoço em grupo. É um passeio que recomendo muito, especialmente para mergulhar mais a fundo na cultura do país por meio da gastronomia, além excelente dica para conhecer pessoas com os mesmos interesses que você durante a viagem de mochilão pelo sudeste asiático.

The Chilli Club Thai Food Cooking Academy

comida tailandesa

Curso de Culinária na Tailândia, Ásia

Fiz o curso ministrado pela própria guest house Eagle House, que é bastante elogiado por quem já fez. Soube deles e do albergue por conta do Lonely Planet. O nome do curso é The Chilli Club Thai Food Cooking Academy e recomendo. Contudo, você também pode pedir uma dica de lugar na recepção do hotel, albergue ou guest house que ficar hospedado na Tailândia.

Algumas outras empresas que oferecem o curso de culinária na cidade de Chiang Mai são a Asia Scenic, a Baan Thai e a mais famosinha Chiang Mai Thai, devido a ser do chef Sompon Nabnian, que apresenta programa de televisão na Tailândia.

Como relatei acima, o curso de culinária é um programa turístico muito comum no sudeste asiático. Finalizei o dia visitando o grande mercado de rua de Chiang Mai. Lá é possível encontrar de tudo, de roupas a comidas, de acessórios e massagens.

Super recomendo experimentar uma sobremesa típica da região, uma espécie de panqueca de banana chamada rotee. Andei até cansar, e caí dura na cama para acordar cedo no dia seguinte dando continuidade ao meu roteiro de viagem mochilão pela Ásia rumo às melhores praias da Tailândia. Vem comigo!

Leia também: Cruzando a fronteira entre a Tailândia e o Camboja 

Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.