Início / Mundo: viagens internacionais / América do Sul / Visto, passaporte e regras para viajar para o Chile
Dicas Chile
Viajar para o Chile é gostoso em qualquer época do ano.

Visto, passaporte e regras para viajar para o Chile

Apesar de não fazer fronteira com o Brasil, não pertencer ao Mercosul e parecer estar em um outro continente, o Chile não exige visto para brasileiros, até mesmo para estudantes em cursos com até 90 dias de duração.

Ah, também não é preciso nenhum tipo de vacina para entrar no país.

Para quem ainda não conhece o Chile, é mais um motivo para fazer uma viagem até SantiagoValle Nevado, Deserto do Atacama, Viña Del Mar e Valparaíso, Patagônia ou outras regiões turísticas.

— Onde ficar em Santiago? Dica de hotel no Chile

Passaporte ou RG?

Visto não precisa. Aí você pergunta – mas qual documento levar? Posso entrar só com o RG ou preciso de passaporte para viajar para o Chile?

Apesar do Chile fazer parte de um acordo que permite a livre circulação de brasileiros portando somente a cédula de identidade, acho legal levar o passaporte, até mesmo para ganhar um carimbo de souvenir.

Documentos para levar em viagem mochilão

Para quem não tiver o passaporte e não quiser tirar o documento, é importante lembrar que o RG deve ter sido emitido há menos de 10 anos, caso contrário será necessário solicitar um novo documento antes da viagem para evitar problemas na aduana e imigração chilena.

Como tirar o novo passaporte brasileiro?

Cuidados com o Ministério da Agricultura do Chile

Vou contar o perrengue que passei em Santiago por conta de uma maçã e uma pêra na mala. Quem viaja com frequência sabe que é proibido entrar em qualquer país com alimentos de origem vegetal ou animal. (Ironicamente, sou comissário de bordo e repito este discurso em todos os voos internacionais).

Acontece que, por conta do horário do voo, eu não tive tempo de jantar e levei as frutas de casa pensando em comê-las durante a viagem. O voo foi tão complicado , com muita turbulência, e acabei esquecendo-as na mala.

Ao passar pelo raio-x o fiscal peguntou o que eu tinha na mala. Na hora lembrei das frutas e logo avisei. Ele chamou um outro agente que separou e pesou as frutas e pediu para que eu aguardasse.

Já passava da meia-noite. Fiquei aguardando por mais de uma hora até conversar com o superior, que me deu uma dura e um sermão, dizendo que eu deveria saber por trabalhar em uma companhia aérea, mas que dessa vez ficaria apenas na advertência verbal e uma anotação no passaporte. Ou seja, na próxima vez eu não escapo da multa!

A multa é altíssima e pode variar de acordo com a quantidade, reincidência, o fiscal e até uma atitude ou comportamento mais agressivo por parte do turista – a infração começa com multa de US$ 170 e pode chegar a 18 mil dólares.

Comissário depressão – e para não ficar só no meu vacilo, em outro voo, fiz o briefing com a tripulação alertando sobre geleias, sanduíches e frutas na mala antes de desembarcar e o que acontece no raio-x? Um comissário tinha uma banana na mala. Pernoite no aeroporto – 2 horas de chá de cadeira.

Por isso, a dica é sempre fazer um checklist na hora de desembarcar em qualquer país. A minha experiência me ensinou também que o que não pode é mentir – se você tem dúvida se algo pode ou não, sempre mostre ao fiscal antes de passar no raio-x. Caso contrário, ele vai entender que você tentou enganar ele e não que estava na dúvida se podia ou não.

Como disse, em nenhum país é permitido entrar com estes tipos de alimentos, porém é frequente os fiscais fazerem vista grossa – até nos Estados Unidos eu já passei com fruta. O fato é que os chilenos são chatos e cuidadosos com as vinícolas, fundamentais para a economia do país. A alegação é que qualquer descuido pode ser fatal para a produção dos vinhos chilenos.

Dicas para visitar as vinícolas chilenas

A dica é seguir as recomendações para uma viagem sem transtornos. No avião, você receberá este formulário do Ministério da Agricultura para preencher. O verso do documento explica detalhes sobre os produtos proibidos.

Leia atentamente e confirme se realmente não há nenhum item proibido na mala – é bizarro, mas conheço um tripulante que foi barrado por causa de um lápis (madeira = origem vegetal). É mole?

O fato é que eles são chatos, barram tudo – artesanatos, penas, madeira, bambu… Agora, se toda essa implicância realmente ajuda manter a qualidade dos vinhos chilenos, que continuem encardidos!

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

39 comentários

  1. Boa noite Dan

    Meu nome é Lucas e irei ao Chile junto com minha esposa Aline no dia 5/10/2016.
    Será a nossa primeira viagem internacional
    Estamos empolgados,aflitos e ansiosos um misto de tudo mais um pouco rsrs
    Gostaríamos de saber se possível for, que tipo de passeios poderíamos fazer. E quais os roteiros que serão imprescindíveis para a primeira visita. a nossa viagem será para Santiago. Não iremos gastar muito rsrs a crise nos afetou
    Fico grato pela atenção

  2. Olá Lucas,

    Santiago é facilmente explorada a pé e de metrô. Veja algumas dicas e roteiros que já escrevemos sobre a cidade: https://muitaviagem.com.br/b/santiago/

    Não deixem de passear pelo romântico bairro de Belavista, Parque Arauco, ir até o Parque Metropolitano, andar de funicular e subir até o Cerro San Cristobal (vale ir para ver o pôr de sol), visitar uma das casas de Pablo Neruda (Museu La Chascona) e visitar uma das vinícolas na região.

    Caso tenha mais tempo vale a pena fazer uma viagem bate-volta de ônibus até Valparaíso, no litoral, e quem sabe até passar uma noite por lá.

    Aproveitem e boa viagem!

  3. Olá, Dan! Vou nas férias de julho à Santiago, fui convidada por um amigo pra passar o mês lá e estou naquela situação: valores (o que é caro/barato, quanto levar (no mínimo), questão de maquiagem, etc. É minha primeira viagem internacional e estou repleta de dúvidas.;s

  4. Adimilson da Silva Tibúrcio

    Olá Dan, boa tarde.
    Moro em Vitória/ES e estou planejando ir com minha família (4 pessoas), de carro para o Chile, em janeiro/2017, pretendendo ficar 10 dias na região.
    Preciso de orientação!
    Grato.

  5. Depende. Fique alguns dias em Santiago e depois siga para as melhores praias do Chile, em Valparaíso e Viña del Mar.

  6. Olá Dan, eu estou indo para Chile em Dezembro nesse ano, tenho amigos lá, eu tirei meu passaporte e é preciso ter visto para entra ou só o RG mesmo, mais tudo atualizado?
    Estou com medo de ter problemas na viagem!

  7. Olá Dan!
    Vou fazer intercâmbio no Chile (Santiago) em 2018 pela agência COINED, vou fazer trabalho voluntário para não precisar pagar a hospedagem.
    Como você fez em relação ao dinheiro?

  8. Para entrar no Chile é preciso ter passaporte válido ou RG emitido a menos de 10 anos. Visto não é exigido.

  9. Nas viagens costumava trocar o dinheiro (dólar) por peso chileno no hotel, mas não é a melhor dica.

    É melhor levar peso chileno daqui do Brasil! Siga as dicas deste post sobre como pesquisar a menor cotação de moeda estrangeira no site do BC e leve uma quantia em peso chileno.

  10. Você sabe me informar qual o valor máximo que posso levar em espécie?

  11. Bola
    Sabe me dizer como esta para fazer compras em Santiago
    O que compensa
    Esse é tranquilo compra eletrônico lá

  12. Olá Dan,

    Estou planejando uma viagem com meu noivo para Buenos Aires, e de lá embarcamos para Santiago.
    Já viajei para as duas cidades anteriormente apenas com RG sempre embarcando do Brasil para lá, mas nunca embarquei de um país para outro apenas com RG.
    Minha duvida é: Conseguimos embarcar de Buenos Aires para Santiago apenas com RG?

    Agradeço desde já.

  13. Sim. Poderá fazer a viagem sem problema algum. Mas por precaução, caso tenha válido, é sempre bom levar o passaporte.

  14. Danilo, boa tarde.

    Ótimas dicas as tuas; pretendo ficar 4 dias por lá. Tens alguma sugestão para esse período?

    Abraço

  15. O Chile é demais! Fui em 2014 e estou querendo voltar agora em 2017. Desta vez quero subir as montanhas e gastar uma semaninha aprendendo a esquiar! :)

  16. e ai campeão, tranquilo!? tenho 20 anos e nao sou disposto ao alistamento militar até hoje, não tenho certificado ou dispensa militar. Gostaria de saber se a viagem ao Chile exige o certificado tanto de alistamento quanto o de reservista, sendo que nao fui me apresentar e tenho a disponibilidade de visitar o mesmo.

    Abraços, estou ao aguardo da resposta

  17. Boa noite Danilo,

    Tenho um viagem programada para o Chile no mês que vem (abril), porém, quando peguei meu passaporte, percebi que ele vence no dia 24 de julho de 2017 e minha identidade tem mais de 10 anos de emissão. Será que terei problemas para entrar no país?

    Abraço.

  18. Pode ser que não, mas para evitar transtornos tente emitir um novo RG no Poupatempo antes da viagem, e caso não consiga, leve outros documentos com foto (CNH, carteira de classe, etc.) e o passaporte mesmo com essa data de vencimento próxima.

    Boa viagem!!

  19. Oi Danilo,

    estou com viagem marcada para daqui 13 dias e quando fui pegar meu passaporte, vencido!!! Eu estava tranquila achando que ele tinha validade de 10 anos, mas não…é da época dos 5 anos!!
    Eu até paguei a taxa e vou tentar marcar, mas com quase certeza nao chegará a tempo.
    Você disse que o RG tem que ser de emissão há menos de 10 anos…é isso mesmo? O meu faz 167 anos que tirei!!! Será que terei algum problema? Estou hiper preocupada após ler seu post! :(
    Obrigada

  20. Nanda,

    Você pode tentar emitir uma segunda via do seu RG no Poupatempo. Outra opção é verificar a possibilidade de um passaporte de emergência na Polícia Federal.

  21. Adorei seu post!

  22. ola…… eu tenho um problema de saude e tomo remedio controlado. e queria conhecer o Chile. Tem algum problema em levar meu remedio?

  23. Giovanna Ribeiro

    Olá bom dia! Tenho 17 anos e no meu passaporte meus pais autorizaram eu sair do país sem a presença deles. Quero ir para o Chile com minha tia e meus pais não irao. Voce sabe me informar se eu preciso de algum tipo de autorização ou com o passaporte autorizado eles permitem minhas ENTRADA no país?

  24. Olá Giovanna,

    Sim, leve o passaporte com a autorização válida e certidões de nascimento que comprove o parentesco com a sua tia. Leve 3 fotocopias simples dos documentos.

    Segue as regras conforme a Polícia Federal do Chile:

    Menores que NÃO viajem acompanhados de seus pais:

    – Passaporte ou carteira de identidade válida;

    – Certidão de Nascimento ou documento que comprove o parentesco com o menor, em original, mais três fotocopias simples.

    – Certidão de Óbito, em caso de estar falecidos ambos os pais, mais três fotocopias simples.

    – Autorização de ambos os pais, conforme a legislação em vigor em seu país, entregando seu consentimento para a saída do menor, em original, mais três fotocopias simples.

    Para mais informações acesse também o site do Ministério de Relações Exteriores do Chile.

  25. Giovanna Ribeiro

    Ah simmm!! Mais uma dúvida rs nós vamos em datas diferentes quando eu chegar ela ja vai estar lá. Eu consigo entrar no país sozinha?

  26. QUAL O VALOR PERMITIDO PRA ENTRAR NO AEROPORTO NO PAIS DO CHILE, CASO JA TROCADO DINHEIRO EM ALGUMA CASA DE CAMBIO AQUI NO BRASIL ?

  27. Olá.

    Boa Tarde.

    Tenho uma viagem programada para o Chile no mês que vem 21 de Agosto de 2017, porém, quando peguei meu passaporte, percebi que ele vence no dia 20 de Dezembro de 2017 e minha identidade tem mais de 10 anos de emissão. Será que terei problemas para entrar no país?

    Abraços. aguardo um retorno

  28. Leve este passaporte, mas sugiro emitir um novo RG.

  29. Olá Dan, por favor Poderia entrar em contato comigo , preciso muito tirar uma dúvida. Por favor preciso muito de uma ajuda sua obrigado pela atenção.

  30. Olá Antonio,

    Qual a sua dúvida?

  31. Danilo!
    Vou ao Chile em duas semanas, e uma prima minha que mora lá (onde me hospedarei) me pediu pra levar alguns alimentos (café, tapioca, chocolate), que eu levaria na mala despachada. Estes se enquadram na regra, e devo citá-los no formulário?

  32. Olá Leo,

    Os produtos citados são de origem vegetal. Você deve declarar para evitar transtornos, chá de cadeira e até uma multa. Alertamos que mesmo declarando os itens, a aduana do aeroporto pode, inclusive, apreender os produtos. Depende um pouco dos fiscais ali do momento. O importante é você declarar e não mentir no formulário. O argumento para que eles não barrem tais produtos é alegar que são industrializados.

    Boa viagem!!

  33. Opa! Eu seria capaz de falar que já estive neste blog antes, mas depois de ler o teu artogo eu percebi que é ótimo para mim. Até mais abraço.

  34. Boa noite, Danilo.

    Isso aconteceu comigo também, em fevereiro, na aduana de Paso Jama, na entrada de San Pedro do Atacama. Na oportunidade, declarei que não tinha produtos vegetais, por orientação do guia de viagem, mas possuía 50 gramas de ervas, para combater os efeitos da altitude.

    Foi instaurado um processo administrativo, apresentei a defesa em San Pedro e recebi por e-mail a decisão de absolvição, sem aplicação de multa.

    Vocês sabe me dizer a não declaração de produto vegetal também configura crime no Chile? Ainda, esse procedimento administrativo te impediu de ingressar em outros países?

  35. Sim, eles são muito rigorosos, mas nunca foi impeditivo de fazer outras viagens internacionais.

  36. Oi Nanda, você consegui fazer sua viagem? estou com o mesmo problema…

  37. vou ao chole por 90 dias . posso ficar esta quantidade de dias neste pais como turista ?

  38. Sim, sem problemas! Apenas com RG brasileiro.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.