Para além das belezas da capital, confira dicas de cidades na Espanha perto de Madrid para viagem bate e volta de trem ou carro.
Para começar, queremos dizer que se visitar a cidade de Madrid está nos seus planos, não se deixe enganar pela agitação e a modernidade típica das grandes metrópoles europeias, e desfrute de bons momentos em cidades na Espanha perto da capital.
Nesse sentido, a capital espanhola é um oásis urbano cravado em um entorno surpreendentemente velho – no melhor sentido da palavra. Ou seja, é possível alugar um carro, ou mesmo ir de ônibus ou trem e visitar diversas cidades na Espanha. Certamente, estes destinos irão enriquecer o seu roteiro nos arredores de Madrid.
Leia também: Hotéis em Madrid – os melhores bairros para ficar
Cidades na Espanha perto de Madrid
Cercada por pequenos pueblos que parecem ter parado no tempo, as viagens de um dia pelos cidades na Espanha, nos arredores madrilenos, oferecem efervescência cultural, gastronômica, histórica e, claro, todo o carisma de um povo extremamente cativante e acolhedor.
Toledo – cidade medieval na Espanha
Para começar, uma das cidades na Espanha, como Toledo deve estar nos seus planos uma vez em Madrid. Isso porque é o tipo de cidade que parece um portal para outra Espanha.
Logo na chegada ao centro, há uma vista linda do Rio Tejo e das pontes que unem a “nova” Toledo ao que eles chamam de “ciudad murada”.
Aliás, é a parte histórica da cidada de Toledo, toda cercada por muros de pedras. Por ali mesmo, você pode começar uma aventura e fazer tirolesa. No entanto, importante ter em mente que, no inverno, o frio e a umidade em Toledo são de lascar.
Mosteiro San Juan de los Reyes

Mosteiro San Juan de los Reyes, em uma das cidades na Espanha para conhecer perto de Madrid. – Foto: Luiza Sahd
A cidade, de facílimo acesso viajando de trem (30 minutos, saindo da estação Atocha, em Madrid) é atípica também por guardar, além de catedrais e conventos católicos, muitas mesquitas e sinagogas.
As influências de diferentes religiões por ali ao longo dos séculos deixou um legado tão rico que se reflete tanto na arquitetura como na sociedade e na gastronomia.
Nesse sentido, a melhor dica para os visitantes de Toledo é a seguinte: compre o Bono Turístico, uma pulseirinha que custa baratinho e garante o seu acesso a seis atrações pagas da região da cidade medieval de Toledo, na Espanha.
Por ali, quase tudo é pago e o bono vai te poupar tempo e dinheiro.
Assim, mesmo que se ande completamente sem rumo pela cidade murada, você vai tomar um susto atrás do outro com monumentos e vistas inesquecíveis. Aconselho fortemente a compra de um mapa para, ao menos, saber sair de lá.
Além disso, não deixe de passar pela Sinagoga de Santa María la Blanca, pelo Alcázar (castelo), pelo Mosteiro San Juan de Los Reyes e descanse da infinidade de ladeiras tomando um bom vinho na Plaza Zocodover.
Leia também: Rota dos vinhos verdes em Portugal
Aranjuez
Em seguida, viajando apenas 44 quilômetros ao sul de Madrid chega-se a Aranjuez, uma das cidades da Espanha rica em arquitetura. A cidade, cortada pelos rios Tajo e Jarama, tem como atração principal o Palácio Real e um sem-fim de jardins que foram declarados Patrimônio Histórico da Humanidade.
Palácio Real

Aranjuez, cidade próxima de Madrid, tem belezas como o Palácio Real – Fernando Garcia
Em poucas horas de passeio (cinco são mais do que suficientes), é possível percorrer os pontos mais interessantes da região.
Um deles, o Museo de Falúas, além de pinturas, reúne uma coleção de barcos cobertos de ouro usados pelos reis para navegar o Tajo e o Mar de Ontígola.
Aliás, outros passeios lindos são as visitas a edifícios históricos como a Iglesia de San Antonio de Padua e o convento de San Pacual, além das Casas de Caballeros y Oficios, de Infantes e de Labrador.
A gastronomia local, além de deliciosa, tem preços muito mais convidativos e fartura do que você poderia encontrar na capital espanhola.
Alcalá de Henares – cidade na Espanha de Miguel Cervantes
Ainda, um outro Patrimônio Histórico da Humanidade, Alcalá de Henares tem fácil acesso saindo de Madrid por trem e, de carro, basta fazer o trajeto de 36 km pela Via A-2.
Antes de mais nada, a visita vale muito a pena para os amantes da literatura e das artes porque a cidade foi o berço de Miguel de Cervantes e há muito o que descobrir sobre o maior escritor de língua espanhola (e um dos maiores entre todos, de todos os tempos) por lá. A cidade tem toda uma aura artsy.
Leia também: O que fazer na cidade do Porto, Portugal
Palácio de Laredo

Palácio de Laredo, em Alcalá de Henares, fácil de ir de Madrid de trem ou carro – Universidad de Alcalá
Em Alcalá de Henares, não deixe de relaxar na Plaza de los Santos Niños, vá caminhar pela Calle Maior, fique de queixo caído com as cores do Palácio de Laredo, entre na Catedral Magistral e na capela de San Idelfonso, que são divinas mesmo (em termos arquitetônicos, mesmo que você não seja lá muito religioso).
Um ponto interessantíssimo em Henares é o Museu de Escultura ao ar livre da cidade. Basicamente, trata-se de uma exposição pública e permanente de arte contemporânea, inaugurada em 1993 e organizada pelo escultor José Noja. Por fim, uma dica óbvia, mas sempre necessária: visite a Casa Natal de Cervantes!
Segovia
Finalmente, se você é mais uma vítima da paixão bandida por leitão à pururuca, Segovia é a sua cidade na Espanha, nos arredores de Madrid. Por lá, o prato tradicional é o cochinillo, um porquinho assado que arrebata multidões de turistas babões.
Com acesso rápido por trem (30 minutos) ou ônibus (1 hora) desde Madrid, além da gastronomia sedutora, muitas atrações podem acelerar seu coração, e não por causa do teor de colesterol.
Uma das mais famosas é o Alcázar de Segovia, que, dizem as línguas locais, serviu de inspiração para Walt Disney no desenho do castelo da Cinderela.
Catedral de Santa María de Segovia

Catedral de Santa María de Segovia, em uma das cidades mais bonitas perto de Madrid. -Foto: Turismo Segovia
Segovia foi toda construída em torno dos arcos de um aqueoduto romano erguido há mais de dois mil anos. Ao chegar, você dá de cara com ele e se pergunta como algo tão majestoso foi erguido a tanto tempo — e como segue ali, em perfeito estado de conservação.
Na cidade, dê uma volta passando pela Catedral de Santa María de Segovia, visite o antigo bairro judeu chamado La Judería.
O destaque é a Antigua Sinagoga Mayor. Em seguida, passe pela Casa de los Picos, um símbolo do Renascimento na arquitetura local. Ainda, se sobrar fôlego, suba as escadas que dão na torre da Puerta de Santiago. Além de aproveitar uma vista incrível, a subida pode te ajudar a digerir o cochinillo.
Por fim, para não errar nas próximas férias, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram. Acompanhe!