Viajar para a Europa e descobrir cidades medievais, além das grandes capitais, também cidades menores, que parecem ter parado no tempo, e vivem como se estivéssemos em outro século, é, sem dúvida, uma experiência para guardar para sempre na memória.
Elencamos abaixo 7 cidades na Europa, entre vilas históricas e cidades medievais, para você conhecer quando estiver viajando pelo Velho Mundo.
Cidades medievais na Europa
Cesky Krumlov – República Tcheca
Cesky Krumlov cresceu em torno do castelo, o maior da Europa.
Para começar, a minha favorita – Cesky Krumlov. Já estivemos duas vezes em uma das cidades medievais mais bonitas da Europa. Localizada, ao sul da República Tcheca, a cidadezinha ainda abriga um castelo medieval que, além de ser o maior da Europa, é também um dos mais bonitos.
Cesky Krumlov tem ótima infraestrutura turística – há pousadas românticas, hostel, cafés, sorveterias e agências de turísmo, que oferecem passeios de caiaque pelo rio Vltava. Assim, recomendamos ficar entre dois e três dias nesta bela cidade medieval pertinho de Praga.
A República Tcheca é o melhor país para conhecer vilas medievais
Salzburg – Áustria
Fim de tarde em Salzburg. | Foto: Glawster
A cidade natal de Mozart é pequena e por isso mesmo tão agradável. Artistas de música clássica se apresentam na rua e a trilha sonora combinada com a arquitetura medieval convidam o turista a voltar no tempo.
O jeito mais fácil de chegar em Salzburg, uma das cidades medievais na charmosa região da Bavária, é fazer o bate-volta saindo de Munique, na Alemanha. Aliás, a cidade austríaca é uma alternativa à rota romântica alemã, entre Würzburg e Füssen. A distância de Viena também é curta.
Leia também: Roteiro de dois dias em Viena, na Áustria
Bruges – Bélgica
Os moinhos em Bruges, Bélgica, faz parecer que estamos na era medieval
Famosa no mundo todo por seus canais e moinhos de vento, Bruges é uma das extraordinárias cidades medievais na Europa que podem ser exploradas em apenas em um dia. Ou seja, vale incluir no roteiro uma viagem bate-volta saindo de Bruxelas, ou ainda ficar 2, 3, 4… quantos dias for!
Sem dúvida, Bruges é uma cidade romântica, com arquitetura medieval intacta e muitas coisas para fazer – você pode alugar uma bicicleta, fazer passeios de barco, visitar museus, ou ainda passar a tarde em algum café, chocolaterie ou bar. (Chocolates e cervejas belgas são premiados e reconhecidos no mundo todo).
Leia também: Bruges, dica para viagem bate-volta saindo de Bruxelas
Bled – Eslovênia
A cidade de Bled, famosa por competições de canoagem.
A Eslovênia é um país incrível, sendo a natureza da região sensacional com paisagens que aguçam a nossa imaginação.
Bled, em especial, é uma das cidades medievais mais charmosas por onde passamos. Aliás, é fácil chegar a partir de Ljubljana, a capital do país. Recomendo alugar um carro. Assim, indicamos o destino para casais que buscam lugares bonitos para uma viagem romântica na Europa.
Leia também: Guia com dicas de viagens e turismo na Eslovênia
Maastricht – Holanda
em 2007… primeira vez na Europa.
Estivemos nesta pequena cidade estudantil em 2007. Fomos ao festival de música Pink Pop, pois o evento acontece em Harleen.
No entanto, ficamos hospedados em Maastricht. Com pouco tempo na livre na pequena cidade na Holanda, fizemos apenas um passeio com uma bicicleta emprestada de anfitriã do Couch Surfing, explorando apenas o suficiente para perceber que precisaríamos voltar um dia.
Dubrovnik – Croácia
Fortaleza da cidade velha de Dubrovnik
A cidade, que já serviu de cenário para os filmes da série “Game of Thrones“, é um dos melhores destinos para quem curte arquitetura rústica e medieval. Nesse sentido, caminhar pelas muralhas da cidade velha de Dubrovnik é uma experiência incrível. É como se você estivesse na Idade Média, em uma das cidades medievais mais fascinantes de um roteiro na Europa.
Leia também: O que fazer em Dubrovnik
Volendam – Holanda
A cidadezinha holandesa faz parte de roteiro nos países baixos
Finalmente, no roteiro por cidades medievais na Europa, encontras vilas bucólicas na Holanda, entre as inúmeras vilas do interior do país que vivem estagnadas no tempo. Em resumo, a graça do passeio, bate-volta saindo da Estação Central (Amsterdam), é curtir a natureza e sentir a vida bucólica como se estivesse nos tempos da Europa feudal.