Início / Antes da Viagem: planeje melhor / Qual cidade escolher para viver no Canadá?
Outono no Canadá, em Ottawa

Qual cidade escolher para viver no Canadá?

Escolher o melhor lugar para viver no Canadá exige um conhecimento prévio das características de cada cidade, como clima, ofertas de emprego, mercado de trabalho e custo de vida (preço de produtos em supermercados locais, refeições em restaurantes, escolas e universidades, etc.)

Apesar de já ter vivido no Canadá entre 2007 e 2008, alguns meses em Victória (British Columbia) e outros tantos em Montréal (Quebéc), acredito que hoje o cenário seja um pouco diferente.

Pensei por um tempo em voltar a morar neste país da América do Norte, e perguntei à uma amiga canadense que vivia em Ottawa e mudou-se recentemente para Toronto o que ela poderia me dizer sobre esta pergunta que me persegue desde que decidi viver no Canadá.

– Como adicionar número do Canadá no WhatsApp?

Achei muito legal as dicas dela e compartilho com quem está pensando qual o melhor lugar para viver no Canadá e deseja acertar na escolha da cidade para morar no país.

Por Catherine Lavergne

Toronto, a maior cidade do Canadá

Toronto eleita melhor lugar para viver pela Economist | Foto: D. Jarvis

“Se você deseja mudar-se do Brasil para o Canadá por um tempo, venha até Toronto! É uma cidade muito grande e por isso mesmo há muito o que fazer em Toronto. Sim, a comunidade de brasileiros que vive em Toronto é imensa.

Contudo, a cidade é bem agitada e divertida, principalmente no verão. As pessoas costumam sair para beber e assistir jogos de beisebol sob o sol do verão.

Trabalhar na aviação no Canadá

Vancouver, British Columbia – Canadá

Como já fui comissário de voo, ela sugeriu que eu pudesse conseguir trabalhar na Poter Airlines ou na Air Canadá, ambas linhas aéreas com base de tripulantes em Toronto, Ontário.

Outras cidades com boas oportunidades na aviação são Calgary, Montreal ou Vancouver, que são os maiores hubs para voos internacionais no Canadá.

Na minha opinião pode ser uma boa ideia no começo – trabalhar como comissário de voo, juntar um dinheiro e, em seguida, fazer um curso para conseguir algo melhor em um novo trabalho.

Estudar e trabalhar no Canadá: dicas e informações

Esta ideia dela é bem legal, não fosse o meu pouco entusiasmo em seguir na mesma profissão no Canadá. Por mais de 6 anos fui comissário de voo e prefiro não seguir voando.

Claro que esta experiência no Brasil poderia me ajudar a conseguir um emprego na área de check-in, aeroportos ou mesmo áreas administrativas dada também minha formação em Relações Públicas e Pós Graduação em Comunicação Organizacional.

Esta é uma dica dela que deve ser analisada por quem deseja imigrar para o Canadá. Reflita sobre a sua experiência e busque empresas canadenses onde poderia exercer funções diversas ou até a mesma dentro da mesma área de atuação.

Custo de vida em Toronto

Perguntei à minha amiga quanto ela gasta vivendo em Toronto (casa para alugar, custos de telefone, internet, etc.), supermercado, ônibus e outros gastos.

“Eu me mudei de Ottawa para Toronto há cerca de 3 anos, no começo de 2012. A mudança foi muito grande, mas eu não me arrependo nenhum pouco.

Toronto é demais! E não falo isso só porque vivo aqui, mas porque sou honesta em dizer que é verdade. Claro que como em todo lugar do mundo há coisas boas e coisas ruins, mas no geral é bem legal!

Lugar para morar em Toronto

Toronto é cheia de condomínios e apartamentos para alugar. Eu e meu marido vivemos bem no centro da cidade (downtown). É um prédio em edifício antigo de Toronto, o que nos custa o preço de CAD$ 1.050 de aluguel por mês.

Alguns custos podem variar dependendo da estação. A hydro, por exemplo, custa cerca de CAD$ 160 ou mais a cada 2 meses, porém no verão fica bem mais barato do que isso.

Gasto aproximadamente CAD$ 100 com minha conta de telefone celular, mas tenho dos melhores planos com ligações e pacote de dados. Minha Internet e TV a cabo saem por cerca de CAD$ 130 por mês.

Passagens aéreas em promoção

Compras no supermercado é barato, por isso recomendo fazer quantas refeições puder em casa. Gastamos no supermercados cerca de CAD$ 250 dólares a cada 2 semanas. Fazemos compras para refeições, almoços e jantares em casa. É mais barato comprar produtos de marcas menos conhecidas mas de igual qualidade. Pode comprar sem medo alimentos das marcas President’s Choice, Selection e Irresistibles.

Após viver por muitos anos em Ottawa, após mudar para Toronto percebi que o custo de vida é mais alto aqui, porém meu salário aqui é maior. Ganho mais e tenho mais opções tanto de estudo, trabalho ou lazer.

Aluguel aqui é mais caro do que Ottawa, mas os salários são geralmente ajustados para equilibrar. E se conseguir economizar com aluguel sobra bastante dinheiro. Você pode conseguir apartamentos em condomínios e pagar entre CAD$ 2.000 até CAD$ 10.999 por mês. É uma loucura!

A melhor dica é dividir um quarto com algum amigo por um tempo até ter dinheiro para encontrar o seu próprio apartamento.

Sim é caro viver aqui, mas vale a pena. Há sempre muita cultura, eventos, esportes e serviços à comunidade. Além disso, você irá encontrar muitos brasileiros por aqui para matar a saudades do Brasil. Aliás, terá lugares que você vai se sentir como se estivesse morando em São Paulo, de tanto brasileiro!”

Transporte em Toronto

“Outra coisa boa em Toronto é que você não precisa de um carro. É muito fácil se locomover com transporte público na cidade. Você pode pegar o ônibus e metrô cujo bilhete mensal ilimitado custa CAD$ 133 ou usar carros compartilhados (street car) em qualquer rua.

Sim, em alguns horários, muitas vezes o trânsito também fica congestionado, mas é a vida… Eu amo a diversidade aqui e a cidade é bastante segura.”

O Oeste do Canadá

A vida em Vancouver

“O Oeste do Canadá é muito legal! Uma ressalva fica por conta do custo de vida em Vancouver. A cidade, apesar de ter o título de melhor lugar para viver no Canadá, é muito cara. Já uma grande vantagem em morar lá é poder ir para a Califórnia (EUA) com mais facilidade.

O que fazer em Vancouver

Victória, você conhece bem, é linda, mas na minha opinião acho que é mais um lugar de férias. De lá, pode ir para Tofino, um lugar divino, mas é sempre isso.

Castelo Carigdaroch é uma das atrações turísticas de Victória, BC. | Foto: Lazlo

Você pode até gostar de cara, mas com o tempo irá enjoar. Pode ser um bom lugar para economizar durante o primeiro ano para estudar inglês, mas por ser um lugar pequeno, pode ser mais difícil encontrar um bom trabalho. É uma pena porque é um dos lugares mais bonitos que já estive na vida.”

– O que fazer em Victória, Canadá – British Columbia

Calgary e a indústria do petróleo

A ponte da paz (peace bridge) em Calgary, Alberta – Canadá

“Viver em Calgary também diria que é complicado. Muitas pessoas de fora do Canadá mudaram-se para lá para ganhar dinheiro há alguns anos. Muitos economistas afirmam que todo o dinheiro do país está naquela região.

Você pode ganhar muito dinheiro trabalhando na indústria do petróleo, pois é lá que estão localizadas todas as refinarias do Canadá. Contudo, nos últimos meses (início de 2015), muitos trabalhadores perderam seus empregos porque a economia está ruim.

Sinceramente não considero uma boa opção para você, pois é muito diferente do que está acostumado. Definitivamente não me sinto atraída por aquela cidade mesmo sem nunca ter vivido em Calgary por longo período.”

Ottawa, a capital

“Ottawa é legal, mas fica chato depois de um tempo. É mais difícil encontrar emprego lá porque você quase precisa ser bilíngüe devido à grande quantidade de órgãos do governo.

A maioria dos empregos e postos de trabalho lidam diretamente com o governo e é necessário falar inglês e francês.”

Halifax, uma vila de pescadores

Halifax, a pequena vila de pescadores na Nova Escócia

Ah, um último lugar que eu gostaria que você desse uma checada é a pequena cidade de Halifax, no leste do Canadá.

Eu nunca estive lá, mas parece uma cidade agradável, bonita e legal. O Oceano Atlântico banha toda a sua costa e é formada por uma vila de pescadores basicamente. É um lugar barato para viver no Canadá e muito encantador, além do que existe um aeroporto menor, o que poderia ser um lugar bom para você.”

Halifax é provavelmente a maneira mais barata para viver no Leste do Canadá.

O blog Canadá Diário comentou a pesquisa que saiu no site MoneySense listando as melhores cidades do Canadá para você viver de acordo com o seu perfil – família com crianças, aposentados, imigrantes, baixa criminalidade, bom sistema de saúde, etc. Leia aqui a resenha do Dimitri sobre a pesquisa.

Sobre aprender inglês

“Não se preocupe com o seu nível de inglês, pois para qualquer lugar que você vá morar no Canadá é possível desenvolver o idioma. Sim, há muitos imigrantes de diferentes nacionalidades em todas as cidades, canadenses, muitos que não falam quase nenhuma palavra em inglês e vivem aqui tranquilamente.

Se você estudar, irá perceber que é algo que vem com o tempo, então eu não me preocuparia muito com esse lance de aprender inglês, será inevitável! Aliás, você já tem um bom nível no idioma (meu nível atual é Upper-Intermediate).

Cursos gratuitos para aprender idiomas

O único lugar que eu não recomendo para você é a província de Québec. Apesar de ser um lugar super legal, pode ser ainda mais difícil para se adaptar no começo por conta das rigorosas regras em cumprimento a leis francesas. Você pode ficar frustrado.

Espero que todas as dicas ajudem você escolher o melhor lugar para viver no Canadá. Se tiver outras dúvidas, pode perguntar. Faz 5 anos que não nos vemos, mas você está sempre no meu coração como um melhor amigo“.

Gostei das dicas dela, e você?

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.