Início / Dicas / Horto Florestal, a Mata Atlântica na zona norte de São Paulo
Além de fauna e flora diversa, o parque ainda conta com áreas de lazer e atrações

Horto Florestal, a Mata Atlântica na zona norte de São Paulo

O Horto Florestal (SP) é um pedaço de Mata Atlântica em parque na zona norte de São Paulo.

Ao longo do texto abaixo, falo sobre o parque, curiosidades e atrações do espaço, que conta com campo de futebol, pista de cooper, equipamentos de ginástica, além do parque da Pedra Grande e macaco prego, típico da Mata Atlântica costumam recepcionar os visitantes na entrada, Rua do Horto, 931.

Parque Estadual Alberto Löfgren

Para começar, o Horto Florestal leva o nome de Parque Estadual Alberto Löfgren, em homenagem ao naturalista e cientista sueco, radicado no Brasil, e idealizador do local. Assim, apesar do nome oficial, todos conhecem o local como “Horto”, ao menos é assim como todos o chamam.

Em seguida, outro dado é que toda área do parque foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em 1983 (um ano após eu nascer). Além disso, em uma área próxima do museu do Horto Florestal passa o Trópico de Capricórnio, a linha geográfica imaginária que divide a zona tropical da temperada no Hemisfério Sul.

Horto Florestal – SP

Todo mundo lembra de um lugar que gostava de ir quando era criança. O Horto Florestal (SP), na zona norte de São Paulo é um destes lugares na minha memória. Quantos lembranças não trago comigo quando penso, caminho ou vejo fotos do parque.

Cresci indo passear no parque aos sábados de manhã. Meu pai Bóris sempre levava eu e meus irmãos – Sabrina, Bruno e Pedro.

 

como chegar no horto florestal de ônibus

O parque Horto Florestal, na zona norte de SP, está aberto diariamente das 6h às 18h

Assim, é o Horto Florestal (SP), um parque nem muito pequeno, nem muito grande no tamanho, apesar de contar com áreas de natureza preservada e de acesso proibido na Serra da Cantareira. Aliás, anexo ao parque Horto Florestal temos o núcleo da Pedra Grande, área que compõe a Serra da Cantareira.

Leia também: Spa’s no interior de SP

horto florestal sp

A casa de verão do Governador fica a alguns metros da entrada do parque Horto Florestal, na zona norte de SP, que está aberto com entrada gratuita.

Voltando ao Horto Florestal, o parque é limpo e conta com diversas lixeiras. Além disso, os brinquedos do parquinho infantil estão em bom estado, há aparelhos de ginástica (alguns já velhos) em pontos estratégicos do parque – perto dos lagos, campos de futebol e banheiros. E, claro, não podemos esquecer das trilhas em mata preservada, pista para corrida, ciclovia para bicicletas e até campo de futebol e áreas para piquenique (churasco é proibido).

Certamente quem viaja com filhos, deve conferir a lista de destinos e lugares para passar férias com crianças pequenas.

Parque Horto Florestal – Zona Norte

Durante os dias da semana, pela manhã, as pessoas gostam de caminhar e correr nas pistas por entre os lagos do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo (SP). Aos finais de semana fica mais difícil, pois o parque costuma ficar lotado e os espaços são mais disputados.

No entanto, é sempre possível encontrar um espaço para caminhar com os filhos, correr, ver macaquinhos, tartarugas e apreciar a flora da Mata Atlânrtica tão bem preservada nesse belo parque gratuito (ainda) em São Paulo (SP).

Vai lá! Trilhas de bike no interior de SP

parque do horto florestal sp

Espaço para andar de bike e pista de cooper no Horto Florestal (SP).

Animais de estimação também não são permitidos no parque (apesar de não ser difícil ver ora ou outra alguém com cães). Faça por você, respeite as regras e não leve cachorro ou gato para o parque.

Leia também: Hotéis pet friendly para viajar com animal de estimação

Museu Florestal

Para quem planejar a visita, é possível conhecer o Museu Florestal Otávio Vecchi, com grande acervo de tipos de madeiras, que abre de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 (exceto dias de chuva).

Caso o museu esteja fechado no dia ou horário da sua ida (o que não é muito difícil), não perca tempo e vá conhecer um local bacana logo ali ao lado – a marcação por onde passa o Trópico de Capricórnio. As crianças gostam da curiosidade e aprendem um pouco sobre Geografia.

parque horto florestal zona norte sp

O Horto é um ótimo parque para ir com as crianças no final de semana

Acervo de madeiras do Museu Florestal

O Museu Florestal Octávio Vecchi, situado dentro das dependências do Horto Florestal, é considerado um acervo de madeiras da floresta local.

Disponibilizadas em diferentes formas de utilização, as madeiras estão expostas em pranchas com entalhes de flores e frutas, construídas a partir dos próprios troncos de cada espécie do Parque. Além disso, as mobílias, bem como os soalhos e os forros do local também são verdadeiros mostruários de madeiras brasileiras.

Já a curiosidade é que, em 1931, ano de inauguração do Museu Florestal, o aeronauta brasileiro, Santos Dumont, que viveu em Petrópolis-RJ, realizou uma visita ao local com suas irmãs e sobrinho. No Museu é possível conferir a assinatura do inventor em um antigo caderno de controle de visitantes.

Faz parte do passado, uma pena, mas o Museu Florestal já teve uma escola de charão, xilografia e sala de cinema O Museu Florestal já dispôs de uma escola de Charão, técnica milenar feita a partir de uma resina vegetal retirada da árvore japonesa, Urushi. Alguns artefatos são datados de 1.500 a.C. Com o passar do tempo, passou a ser objeto de decoração, pratos e cumbucas.

No local também já teve uma escola de xilografia, técnica chinesa de gravura em madeira que lembra o carimbo, onde o artesão grava na madeira, com uma ferramenta chamada buril, a imagem que pretende reproduzir, e utiliza tinta para ilustrar o papel.

Já na sala do Tríptico, de Hélios Seelinger, funcionou um cinema que passava filmes educativos, em sua maioria, relacionados à preservação ambiental e à natureza.

Café colonial no Palácio de Verão

Para amantes do café, erguido na década de 1930, no Horto Florestal, temos o Palácio de Verão era a casa de veraneio utilizada pelos governadores do Estado de São Paulo, o qual foi aberto ao público em 2008.

Nessa época, era oferecida uma programação que incluía oficinas e exposições de arte, palestras e uma visita mediada aos ambientes da casa que continham uma coleção de pinturas, desenhos, gravuras, móveis e objetos relacionados ao Governo do Estado de São Paulo, à história do parque e ao Serviço Florestal. Já a casa do zelador do Palácio, residência menor ao lado da piscina, era a sede da antiga Fazendo da Pedra Branca, onde cultivava-se chá e café.

Hoje, a edificação conta com um café colonial, idealizado pela Urbia em parceria com O Velhão, tradicional restaurante localizado na Serra da Cantareira. Disponível aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h, os visitantes podem saborear um café da manhã com diversas opções que incluem bebidas, pães variados, bolos, dentre outros. O buffet é servido à vontade e o valor é de R$59,90 por pessoa.

Serra da Cantareira e o Parque da Pedra Grande

Parque Estadual da Pedra Grande

A Pedra Grande é uma área ao lado do Horto Florestal (SP) com quatro trilhas pela Mata Atlântica. O acesso ao núcleo se dá ao final da Rua do Horto, 1799. Abre só aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h (aberto com entrada até às 15h).

Sem dúvida, uma programa muito legal para um sábado ou domingo à tôa em casa, especialmente para quem gosta de ecoturismo. Vá até o Horto Florestal, na zona norte, e aproveite para fazer um dos belos passeios em SP, a partir das trilhas do núcleo da Pedra Grande (SP) – parque anexo ao Horto Florestal.

pedra grande - trilhas em sp

Mirante do alto da Pedra Grande, na Serra da Cantareira (SP)

A Serra da Cantareira e as diversas espécies de animais

O Horto Florestal conta com três lagos e todos são de responsabilidade da Urbia, que realiza a manutenção e o tratamento periódico. Nesses lagos, os visitantes podem encontrar espécies de peixes, aves e animais semiaquáticos, como as Carpas Japonesas (Cyprinus rubrofuscus), a Garça Branca Pequena (Egretta Thula), o Socó-Dorminhoco (Nycticorax Nycticorax), o Frango D’água (Gallinula Chloropus) e a Tartaruga-Tigre-D’água (Trachemys Scripta Elegans).

Além disso, um dos lagos do parque abriga uma família de Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) ao seu redor, e por isso, foi nomeado como Lago das Capivaras.

Lago das Carpas – Pedra Grande/Horto Florestal

Após tirar fotos e admirar o visual, você pode continuar a caminhada até o Lago das Carpas (600 metros). Sempre vamos, mas não vale muito a pena. O bacana desse passeio em SP é mesmo a vista do mirante do alto da Pedra Grande. De lá é fácil ver boa parte da Zona Norte de São Paulo.

horto florestal zona norte

Aproveite o fim de semana para entrar em contato com a natureza nas trilhas do Horto Florestal (SP)

Igualmente, as outras três trilhas são interessantes, sendo a Trilha das Figueiras com 1.200 metros, a Trilha da Bica com 1.500 metros e a Trilha do Bugio, com apenas 300 metros de percurso. No entanto, ver uma vegetação tão viva e fauna silvestre diversa a 10 km de distância do centro de São Paulo é impressionante.

Aliás, sempre que recebo amigos, em especial de outros países, gosto de levá-los até lá. É um passeio em São Paulo para crianças, amigos, família e casais.

Certamente, o melhor passeio em SP, verde (e barato) para fazer com crianças de todas as idades. O ingresso aumentou bastante após a concessão à iniciativa privada, porém atualmente é possível pagar com cartão de crédito, pois antes só aceitavam dinheiro. Estudantes continuam pagando meia entrada, por isso não esqueça a sua carteirinha..

A Serra da Cantareira e as espécies em risco de extinção

Como são consideradas áreas de conservação, os Parques Horto Florestal e Floresta Cantareira são abrigos para uma série de plantas em risco de extinção.

Dentre as espécies presentes na área, temos a Palmeira Jussara (Euterpe Edulis), a Samambaia-açu (Dicksonia Sellowiana), o Pau Brasil (Paubrasilia Echinata), o Jacarandá Paulista (Machaerium Villosum) e o Fumo Bravo (Solanum Mauritianum). Na parte da fauna, temos a Araponga (Procnias), o Sauá (Callicebus Personatus), o Sagui da Serra Escuro (Callithrix Aurita), o Pichochó (Sporophila Frontalis) e o Gavião Pombo Pequeno (Buteogallus Lacernulatus).

Floresta Cantareira

Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e outras regiões do País, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Na época, era costume armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros e a prateleira onde eram guardados chamava-se Cantareira.

A área é composta por quase 8 mil hectares, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

A maior parte está fixada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, sendo de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. Em 1994, foi declarada parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

serra da cantareira - pedra grande

Trilhas em SP

Trilha do mirante da Pedra Grande

A trilha do Mirante da Pedra Grande é a melhor e mais legal para fazer, porém a mais longa, com um total 9,6 km (ida e volta).

Até a grande rocha leva-se cerca de duas horas em ritmo lento. A subida é íngreme, mas o visual do mirante compensa – o lugar tem uma das melhores vistas panorâmicas de SP, sendo possível avistar, em dias claros, a Serra do Mar.

12 trilhas disponíveis nos parques

A Floresta Cantareira é dividida em quatro núcleos, sendo eles: Núcleo Pedra Grande, Núcleo Engordador, Núcleo Águas Claras (administrados pela Urbia) e o Núcleo Cabuçu (administrado pelo Governo do Estado).

O Núcleo Pedra Grande conta com quatro trilhas diferentes, nomeadas como Trilha do Mirante da Pedra Grande, Trilha da Bica, Trilha da Figueira e Trilha do Bugio.

Já o Núcleo Engordador é composto pela Trilha do Macuco, Trilha da Mountain Bike e Trilha da Cachoeira. É lá que temos cachoeiras abertas para banho.

Assim, para tornar a experiência ainda mais completa nos dias de calor, a Trilha da Cachoeira, do Núcleo Engordador, instalada na Floresta Cantareira, abriga três quedas d’água, todas abertas e disponíveis para banho.

E, por fim, o Núcleo Águas Claras, formado pela Trilha das Águas, Trilha da Suçuaran, Trilha da Samambaia-açu e Trilha do Lago das Carpas. Por fim, o Horto Florestal também oferece uma trilha chamada São João Gualberto.

Café na Pedra Grande

Com o intuito de tornar o ambiente ainda mais atrativo, a Urbia transformou um espaço expositivo, no Mirante da Pedra Grande, em uma cafeteria com mesas internas e externas.

O espaço, de aproximadamente 237m², estava desativado quando a Urbia assumiu a gestão e, pela demanda do público por ofertas de alimentação, optou-se por criar o café. O local é composto por um afloramento rochoso, com cerca de 1.010 de altitude, e uma vista incrível de parte da cidade de São Paulo.

Como chegar no Horto Florestal?

É bem fácil chegar no Horto Florestal (SP), afinal o parque fica em frente ao ponto final de uma linha de ônibus. A estação de metrô com mais linhas de ônibus para chegar no Horto Florestal é a Estação Santana. De lá, pegue o ônibus Vila Rosa (1018-10) ou Vila Albertina (1775). Já do metrô Parada Inglesa, é bem rapidinho com a linha 2020-10 Horto Florestal. Confira o itinerário dos ônibus no site da Prefeitura SP.

Para chegar ao Horto Florestal e Floresta Cantareira, há várias linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa — ambos locais próximos às estações Santana e Parada Inglesa da linha 1-Azul do metrô de São Paulo — que passam pelo local.

Algumas das alternativas de ônibus que partem dos terminais mencionados acima são: 2740/41 Metrô Parada Inglesa — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana — Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana — Vila Albertina. Caso o visitante opte por ir de carro, há estacionamento para veículos no parque com entrada pela Av. José Rocha Viana 62.

Em conclusão, o ponto para desembarcar fica na esquina da Rua do Horto com a Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo. A entrada principal do parque fica a duas quadras. Assim, quem vai de carro precisa chegar cedo aos finais de semana, pois há apenas um pequeno estacionamento.

É possível encontrar vagas nas ruas próximas, por isso vale a dica de estacionar mais longe e caminhar até a entrada desse belo parque na zona norte de SP. Antes de entrar no parque, Rua do Horto, nº 931, compre uma água de coco gelado e siga caminhando. Aliás, ali na entrada do Horto Florestal também é possível comprar algodão doce, pipoca, caldo de cana, e todas as delícias que somente um domingo no parque proporciona aos paulistanos.

Em resumo, o parque fica na Rua do Horto, 931 e abre diariamente das 6h às 18h. Conforme dissemos acima, o parque está aberto e continua com acesso liberado e entrada gratuita.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.