A Parnaíba está localizada no litoral do Piauí, sendo o portal de entrada para o Delta do Parnaíba.
Antes de começar, vale lembrar que a cidade de Parnaíba é repleta de atrações históricas, em especial na região do Porto das Barcas e viva de natureza. Aliás, o Delta do Parnaíba, onde o rio se encontra com o mar em uma formação rara, é uma das atrações da Rota das Emoções, o celebrado roteiro de viagem por três Estados nordestinos –Maranhão, Piauí e Ceará.
Nesse sentido, a Rota das Emoções percorre cenários como as dunas dos Lençóis Maranhenses e as lagoas e praias da região de Jericoacoara. A viagem no Piauí para conhecer o Delta do Parnaíba é um sonho realizado. A distância compensa e visitar esta região do nordeste brasileiro é, sem dúvida, conhecer melhor o Brasil.
Guia com roteiro pela Rota das Emoções:
O Delta do Parnaíba na Rota das Emoções
Até fazer o passeio à foz do rio, achava que o delta era uma atração menor no roteiro que fiz com apoio da Rastro Nordestino, agência especializada na Rota das Emoções. Erradíssimo.

A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus
Partindo de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, visitar o maior delta das Américas, o terceiro maior do mundo, é conhecer um cenário único, que não deve nada para os passeios em rios na Amazônia.
Piauí – Delta do Parnaíba
Fizemos o roteiro no Delta do Parnaíba com a agência Rastro Nordestino, turismo especializado na Rota das Emoções O passeio do Delta do Parnaíba é um retrato impressionista da variedade de paisagens da Rota das Emoções. Não por acaso, fica no coração do roteiro nordestino, quase na metade do caminho entre São Luís e Fortaleza.
um roteiro por três estados do Nordeste

A paisagem no delta mistura praias de rio, mangues e dunas
Pousadas no Delta do Parnaíba pelo Booking.com
Delta do rio Parnaíba
Apesar da maior parte do delta encontrar-se no Maranhão, o acesso mais fácil para o turista é por Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, com cerca de 150 mil habitantes. Do centro de Parnaíba até o porto dos Tatus, onde embarquei em uma lancha para o passeio do delta, é preciso fazer uma curta viagem de carro.
Na cidade, dá para marcar vários passeios pelo delta (como assistir a revoada dos guarás e até um safári noturno) e pelo Piauí, estado que tem um dos maiores acervos arqueológicos do mundo. Para ir até a foz do rio, naveguei de lancha pelo riozão aberto e por igarapés, vi dunas e mangues até descansar e almoçar em uma praia paradisíaca já no Maranhão, na Ilha das Canárias, entre o rio e o mar.
Passeio no Delta do Parnaíba

Um banco de areia imenso, plano e com muito vento está na divisa entre Maranhão e Piauí
Pouco antes, parei em um banco de areia muito extenso e plano, já no Maranhão, onde venta muito, mas muito forte. Do outro lado do banco estava o Piauí. Assim, antes de chegar ao encontro do rio com o mar, o barco entra em igarapés fechadinhos, a ponto de ter que abaixar a cobertura da lancha e desviar da vegetação, passa por pescadores e coletores de caranguejo, praias de rio…
Leia também: O que fazer no Jalapão – TO

Nos igarapés, é preciso desviar da vegetação do mangue
Quem dá sorte (eu tive) consegue ver um outro pequeno jacaré (à noite, existe o safári no Parnaíba, quando bichos maiores estão à espreita; outro passeio na região é para ver a revoada dos guarás, pássaros vermelhos por causa da cor dos caranguejos que comem).
Paraíso das Canárias
Cheguei na Ilha das Canárias, um povoado já no Maranhão, e almocei na pousada e restaurante Paraíso das Canárias. Como estava sozinho, pedi uma refeição individual (não tinha no cardápio) e fui atendido com muita simpatia. Comi peixe frito e guarnições e fiquei bem curioso em saber como era ficar hospedado no lugar, bem isolado.
Leia também: O que fazer em Jericoacoara
Margens do rio Parnaíba

A Ilha das Canárias, no lado maranhense do Delta do Parnaíba, tem restaurantes e pousadas, mas é isolada
O Delta do Parnaíba é o terceiro maior do mundo e tem boa estrutura para receber turistas. Ilhas como Canárias, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia possuem pousadas e restaurantes. Pouco transformado pelo homem, a região está na Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba.
Certamente, a Parnaíba é uma cidade que quero voltar. Passei dois dias e gostei muito do clima calmo, de caminhar na beira-rio e de tomar cerveja à noite no Porto das Barcas.
Em resumo, espero que o aeroporto de Parnaíba, que já está quase pronto para funcionar, entre em operação rapidamente. A bucólica cidade está entre São Luís e Fortaleza e é uma ótima opção para visitar a partir dessas capitais nordestinas.
Melhores praias no Brasil
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!