Início / Destinos / Bauru – SP, A Cidade Sem Limites do Noroeste Paulista
Bauru, Cidade Sem Limites | Celso Mellani

Bauru – SP, A Cidade Sem Limites do Noroeste Paulista

Bauru-SP está a 330 km de distância de São Paulo. Só o nome da cidade, que inspirou o tradicional sanduíche, já dá vontade conhecer, não é mesmo?

Fiz faculdade na cidade e sou suspeito para falar. Aproveitei bastante meus tempos de universitário na UNESP, de 2000 até 2003. Era comum festas em república estudantil ou em bares da Av. Getúlio Vargas, Duque de Caxias e no SESC – Bauru. Hoje em dia já é um pouco diferente, quase não hás festinhas.

Agora, se pensa em fazer turismo, a cidade conta com algumas atrações interessante como o Museu Ferroviário Regional, o Parque Vitória Régia e a Catedral do Divino Espírito Santo. Além disso, quem vai à cidade precisa experimentar o churros da Praça da Paz e fazer compras no calçadão da Batista.

Como chegar em Bauru

Localizada na região central de SP, Bauru e outras cidades do Centro Oeste Paulista estão em posição estratégica e possuem papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil, com forte setor comercial, industrial, de serviços e turismo. Por isso mesmo Bauru é conhecida como “A Cidade Sem Limites“.

Para chegar em Bauru, saindo de São Paulo, basta seguir pela Rodovia Castelo Branco. A estrada é excelente, mas há muitos pedágios. Eu já cortei alguns para economizar na viagem, mas não acho que vale a pena.

Para ir de ônibus, como fui muitas vezes, é preciso ir até o Terminal da Barra Funda. A viação Expresso Prata faz o trajeto em cerca de 4h30. O preço da passagem varia entre R$100 e R$150.

Onde ficar? Pesquise hotéis e pousadas em Bauru

O que fazer em Bauru – SP

Marcos Pontes, o astronauta brasileiro

Algumas outras curiosidades sobre a cidade: o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que está Ministro das Ciências e Tecnologias, nasceu em Bauru, e o Rei Pelé começou a jogar bola no time de futebol local – o Noroeste Futebol Clube.

As vias ferroviárias que interligam a produção é um atrativo há parte, e guarda marcas históricas que podem ser revisitadas em circuito turístico.

As riquezas histórico-culturais são destaques da região, com museus, construções arquitetônicas e até mesmo tribos indígenas!

E o melhor, a cidade está preparada para receber turistas. Há excelente estrutura hoteleira, com hotéis, pousadas e motéis, além de bons restaurantes e lugares onde comer o tradicional lanche da cidade.

Turismo em Pesca no Oeste Paulista

Museu Histórico

Em Bauru-SP, uma parada obrigatória é o Museu Histórico, que reúne diversas fotos, textos e peças de mobiliários relacionados ao passado da cidade.

Endereço: Rua Rio Branco, 3-16 – Centro | Bauru – SP | Telefone: (14) 3232-4721

Outros pontos turísticos são o Museu Ferroviário Regional, o Parque Vitória Régia – onde ocorrem shows e sarau, e a Catedral do Divino Espírito Santo.

Museu Ferroviário Regional

No Museu Ferroviário Regional, o turista encontra o espaço que visa preservar a memória histórica. No terceiro domingo de cada mês é possível fazer um passeio gratuito, de 3 km, a bordo da Maria Fumaça 278.

Na cidade de Bauru, a relação cidade–ferrovia é ainda maior do que nas demais cidades do interior paulista. A cidade cresceu e se desenvolveu ao redor da estação.

Conheci a fundo a história da ferrovia Noroeste. Participei como voluntário de uma pesquisa do historiador Célio Losnak, onde revela no livro “Nos trilhos da memória: Ferro e sangue“, histórias de vida de ferroviários da Noroeste do Brasil e RFFSA.

A relação das ferrovias com a formação das cidades também deixou sinais na arquitetura. A imponência e o glamour dos quais os trens desfrutavam podem ser observados em alguns prédios dos municípios que abrigaram as ferrovias, como observa o historiador Losnak, em entrevista para Unesp Ciência.

O Museu Ferroviá­rio de Bauru, instalado no antigo prédio administrativo da EFNOB, bem como a estação ferroviária (hoje abandonada), são exemplos disso. Ambos são construções com influência francesa.

O endereço é Rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n – Centro | Bauru – SP | Telefone: (14) 3212-8262.

Passeios de trem em SP

Catedral do Divino Espírito Santo

Ao lado da Praça Rui Barbosa, está a Catedral do Divino Espírito Santo. Com uma arquitetura moderna e torres altas, chama a atenção de quem passa por Bauru.

Parque Vitória Régia

Para os casais que curtem a natureza, o Parque Vitória Régia é um dos cartões-postais da cidade e dica de passeio romântico em Bauru. Com muito verde, o local é ótimo para levar a família ou filhos pequenos também, já que possui pistas de caminhada e também quadras esportivas.

Outra opção de passeio legal no interior de SP é conhecer o Zoológico de Bauru. O espaço, inaugurado em 1980, possui centenas de animais – pingüins, macacos, leão, aves e répteis, além do lobo guará, mico-leão-dourado e o papagaio-de-peito-roxo, em perigo de extinção.

É possível fazer visitas monitoradas no Zoo de Bauru de terça a sexta, no período da manhã ou da tarde e duram em média 2h. Um técnico (Biólogo ou estagiários de biologia) acompanha o grupo de visitantes explorando o parque. Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232. Telefone: (14) 3203-5229 / (14) 3231-2632.

Compras em Bauru

Para ir às compras no interior, vale a pena conhecer as lojas do shopping, que conta com cinema também. Bem como caminhar em busca de promoções em roupas e malhas no comércio do centro, que fica ali no calçadão da Batista. Ou ainda, fazer uma viagem de carro até Jaú – pólo produtor de artigos de couro, como sapatos e botas.

Fran’s Café Bauru

Depois das compras, minha sugestão é tomar um café no Fran’s Café, a franquia começou na cidade. Em 1972, Francisco Conte, o Fran, decide criar uma cafeteria onde mulheres pudessem tomar um bom café em um ambiente diferenciado, elegante e descontraído. E logo abriu a primeira loja Fran’s Café, no centro de Bauru.

7 Cidades do interior de SP para fazer compras

Universidades

Ainda vale destacar as universidades em Bauru, reconhecidamente pólo de pesquisa científica em SP, o que atrai muitos visitantes, estudantes e pesquisadores. A cidade universitária é sede de escolas técnicas, universidades — Unesp, USC, USP, Unip, institutos e hospitais.

Sobre Danilo Hadek

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.