Início / Destinos / Campos do Jordão, SP / Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021 terá edição histórica
Dicas para o festival de inverno

Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021 terá edição histórica

O Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021 já tem data marcada. Entre os dias 9 de junho e 15 de agosto de 2021 o festival terá várias apresentações gratuitas espalhadas pela cidade mais alta do Brasil.

Nós separamos os principais destaques do evento e o que fazer em Campos do Jordão durante o Festival de Inverno abaixo, além de mostrar como comprar ingressos para os espetáculos.

Mas antes temos que lembrar que uma das cidades mais frias do Brasil fica lotada durante a temporada de inverno, então vale a pena reservar as acomodações com antecedência.

Booking: melhores pousadas em Campos do Jordão

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Programação 2021

A maior parte da programação do Festival de Inverno de Campos é gratuita, com alguns eventos especiais com ingressos pagos.

O Festival de Campos do Jordão terá edição histórica em 2021. A 51ª edição do mais importante evento de música clássica da América Latina acontecerá entre junho e agosto; serão 164 concertos em 7 palcos (80% gratuitos).

A 51ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão foi remarcada e irá ocorrer de 19 de junho a 15 de agosto de 2021. Trata-se do mais importante evento de música clássica da América Latina.

Com cerca de dois meses de duração, o Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021 terá um número recorde de atrações artísticas e receberá, em seu Núcleo Pedagógico, a maior quantidade de jovens bolsistas e professores da história. Esta edição marcará também a inauguração do novo auditório do Parque Capivari, mais amplo e moderno do que a Concha Acústica.

Serão ao todo 164 concertos, sendo 80% gratuitos, distribuídos por sete palcos: Auditório do Parque Capivari, Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além, Igreja Santa Terezinha e Palácio Boa Vista, em seus três espaços (Capela, Átrio e Jardim).

A Programação Artística manterá, como em 2019, a estruturação em dois eixos principais: Clássico, com curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, e Popular-Sinfônico, com curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil.

Boa parte dos concertos será transmitida ao vivo pela TV Cultura ou pela plataforma #CulturaEmCasa e pelo site da Osesp, de modo a alcançar um público ainda maior do que na edição de 2019, quando o evento bateu os recordes de atrações, de público e de impacto econômico.

Em 2019, o Festival de Inverno de Campos do Jordão comemorou 50 anos. A 51ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão estava inicialmente prevista para ocorrer em 2020, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19.

A reclassificação da região para a Fase Amarela do Plano São Paulo, anunciada em 30 de novembro, levou à decisão final de realizá-la em junho, julho e agosto de 2021, com duração maior e mais concertos. A previsão é de que em junho a região estará na Fase Verde ou na Fase Azul do Plano São Paulo e a vacinação já terá ocorrido.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

A tradicional abertura do Festival será feita pela Osesp, no dia 19 de junho de 2021, tendo à frente seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer.

Entre as principais atrações previstas estão os concertos dos grupos formados pelos bolsistas do programa pedagógico: a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival.

Haverá ainda um Festival de Piano, com músicos da nova geração que têm se destacado no cenário internacional, e um quarteto de cordas residente, a ser anunciado.

NÚCLEO PEDAGÓGICO

Nesta edição, o Núcleo Pedagógico volta a ter sua base na cidade de Campos do Jordão, que receberá cerca de 230 bolsistas brasileiros e estrangeiros para aulas, master classes e ensaios, além de se apresentarem na Orquestra, na Camerata e no Grupo de Música Antiga do Festival.

O evento receberá cerca de 70 professores brasileiros e estrangeiros, que ministrarão aulas durante quatro semanas. Os alunos tocarão em formações de câmara, dividindo o palco com seus professores em concertos e recitais gratuitos.

Acompanhe as novidades da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão no Facebook do evento.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*