Início / Melhores destinos / Cesky Krumlov, uma cidade medieval ao sul de Praga
Cidades turísticas na Europa
Cidade medieval de Cesky Krumlov, na Europa

Cesky Krumlov, uma cidade medieval ao sul de Praga

Cesky Krumlov é uma cidade medieval no sul da República Tcheca, sendo uma vila próxima de Praga.

Localizada a cerca de 180 km de distância de Praga, fica bem próxima à Ceske Budejovice. A vila mdieval pertence ao Sumava, o maior Parque Nacional do país, sendo que as origens de Cesky Krumlov datam do século XIII. Sendo assim, o lugar surgiu quando uma família tcheca ganhou de presente o castelo, que sempre esteve sob disputa.

Desse modo, já no século XX permaneceu sob domínio do Império Austro-húngaro até 1918. No entanto, com o fim da I Grande Guerra o exército tcheco recuperou a pequena cidade medieval ao sul de Praga, na República Tcheca.

Por sua vez, a Alemanha nazista anexou a Cesky Krumlov à região dos sudetos em 1938, mas a partir de 1945, com o fim da II Grande Guerra, os alemães foram expulsos e tudo foi voltando ao normal na pacata vila medieval tcheca. Após a Guerra Fria, por volta de 1989, o fluxo de turistas aumentou e até hoje é um destino medieval bastante procurado como rota romântica na Europa.

Cidade medieval ao sul de Praga

Sob o ponto de vista de cidade medieval, Cesky Krumlov é um exemplo de preservação. Aliás, a arquitetura é pitoresca e secular, sendo um dos maiores castelos da Europa.

O que fazer em Cesky Krumlov

castelo cesky krumlov

Vista do Castelo de Cesky Krumlov da ponte. | Muita Viagem

Visitar e tirar fotos de diferentes ângulos do castelo, caminhar nas vielas e ruas de paralelepípedo, passar de lojinha em lojinha vendo artesanatos de madeira e artesanatos feitos com cera de abelha são coisas que você deve fazer em Cesky Krumlov.

Fizemos a viagem à República Tcheca em maio, e vimos uma cidade medieval bem animada. Na primavera e verão, principalmente nestes meses de junho, julho, agosto e setembro é fácil ouvir músicos tocando Mozart e Beethoven na ponte que leva ao castelo.

Leia também: O que fazer em Ouro Preto, MG

A vila medieval e o castelo de Cesky Krumlov

Para começar, o castelo medieval de Cesky Krumlov fica aberto aos visitantes e é bem legal conhecer. Assim, a melhor maneira é fazer uma visita guiada, que te permite conhecer todo o complexo como se a majestade fosse você. Nesse sentido, a torre foi o que mais me impressionou, pois a vista desta pequena vila medieval lá do alto é deslumbrante.

Aliás, todo o complexo é maravilhoso. Pátios, fontes e adornos pitorescos, ponte de pedra que atravessa toda uma alegoria nesta cidade-castelo na Bavária tcheca. Por fim, um dos pontos para tirar uma foto bonita do castelo é em um mirante que tem na rua Parkán, ali no miolinho da cidade medieval. É esta foto logo abaixo.

cidade medieval

Um mirante com vista para o castelo da cidade medieval. | Muita Viagem

Além disso, um outro lugar bem bacana é já lá em cima da torre. Ao longo da subida há vários pontos para tirar fotos. Apesar de perder algumas características medievais por conta dos inúmeros cafés e lojinhas de souvenirs, Cesky Krumlov é um destino gostoso para turistas um pouco por conta disso.

Basta ficar com os olhos bem abertos para viajar para longe e imaginar como era a vida no tempos medievais, com a cavalaria cruzando a ponte e a realeza vivendo neste castelo incrível.

Leia também: O que fazer em Sarajevo, na Bósnia

Jardins do castelo na vila medieval

ônibus para cesky krumlov

Sem dúvida, onde há castelo, há jardins, e os do castelo de Cesky Krumlov – The Castle Gardens (Zámecká zahrada) está entre os mais belos do Leste Europeu. O bom é que diferente do tour no castelo, os jardins podem ser visitados de forma gratuita nessa bela cidade medieval na Europa.

Latran

Latran é a rua que termina na Ponte Budějovická Gate e dá acesso ao castelo. Além de uma série de casinhas medievais, é lá também que está a Igreja de St. Jost e o Mosteiro da Ordem dos Cavaleiros da Cruz e Estrela Vermelha. Assim, a cidade medieval foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e preserva nas casinhas medievais de Latran um passeio de volta ao tempo.

Nesse sentdio, as ruas de paralelepípedos ficam ainda mais austeras com a alta arquitetura gótica das residencias que mantém viva uma Europa do século XIII. Aliás, para quem gosta de arquitetura, convidamos à leitura do post com dicas de turismo em Valparaíso e Viña Del Mar, no Chile. É gostoso caminhar vendo as casinhas coloridas na costa dos Andes.

Museus em Cesky Krumlov

Cesky Krumlov possui diversos museus, sendo três mais populares – o Museu Fotoatelier Seidel, o Egon Schiele Art Center e o Museu Regional. São opções para quem tem dois ou mais dias na cidade medieval mais bonita da Europa.

cidade medieval de Cesky

Cloak Bridge, no castelo da cidade medieval de Cesky Krumlov. | Muita Viagem

Sendo assim, o Art Center Egon Schiele possui diversas obras de Egon Schiele, pintor que trabalhou com Gustav Klimt. E o Museu Regional, a melhor pedida para os aficionados por história. Além disso, há pinturas que contam a história de Cesky Krumlov ao longo dos anos.

Por fim, o Museu Fotoatelier, um antigo estúdio fotográfico de Frantisek Josef Seidel, e abriga o seu trabalho. E claro, um outro destaque nesta cidade medieval é o Museu de Marionetes, com apresentações em anfiteatro. Parece ser bem divertido.

Igreja de St. Vitus

rota romântica na europa

Paisagem da vila medieval ao sul de Praga, na República Tcheca.

Em seguida, para quem gosta de história, vale visitar a Igreja de St. Vitus. A construção tem arquitetura impressionante com os tetos arqueados. Aliás, como grande parte das casas do vila medieval, a igrejinha remonta aos anos de 1.300.

Canoagem e rafting

vila medieval de Cesky

A cidade medieval oferece passeios de caiaque no entorno do vilarejo.

Por fim, se você quiser experimentar descer as corredeiras do Rio Vltava tem uma agência de esportes radicais na entrada da cidade medieval. Afinal, são vários percursos, que variam de 3 a 35 km (de 1h a 10h) e podem ser feitos em bote ou caiaque. O preço do passeio varia conforme a agência. Pense em gastar até uns R$ 150,00.

Leia também: O que fazer em Liubliana, na Eslovênia

O que fazer em Cesky Krumlov à noite

cidades próximas de Praga

A vila medieval fica ainda mais charmosa à noite.

Tivemos a oportunidade de passar uma noite em Cesky Krumlov e foi muito divertido. Assim, encontramos um bar à beira do Rio Vltava. Pedimos um vinho e ficamos conversando e bebendo até o bar fechar. Eu e a Joyce Vocci conhecemos um brasileiro, o Saša, que trabalha lá com design gráfico.

De lá então, seguimos para um bar, onde experimentamos (e exageramos) nas doses de uma cachaça local (slivovice) e muita cerveja tcheca. Foi bem legal. É fácil se divertir com cerveja barata e boa música. Dica local: Como é permitido fumar em ambientes fechados na República Tcheca, é preciso acostumar-se com a fumaça.

joyce vocci na cidade medieval cesky krumlov

Amigos que fizemos na cidade medieval de Cesky Krumlov, eu e a Joyce Vocci | Muita Viagem

Cervejaria Eggenberg

Falando em cerveja, no dia seguinte, se acordar tarde e perder o passeio de caiaque, vá conhecer a cervejaria Eggenberg. A visita é dica para quem tiver mais tempo na cidadezinha medieval. Sem dúvida, o tour é o costumeiro que já fiz na Heineken, Amsterdam; Kaiser, Araraquara, nos tempos da Unesp, etc. Contudo, vale lembrar que é a cervejaria existe há meio século.

O passeio com direito à degustação não é muito caro. Assim, as excursões são feitas em tcheco, alemão (tem muito turista alemão na cidade) e inglês, diariamente às 11:00. Na alta estação (verão), nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro há tours às 14:00 também.

Hotéis em Cesky Krumlov

Minha irmã tinha o contato da Penzion Ingrid e ficamos lá. A pousada é boa, pois está bem localizada, é boa e barata para casais e família com crianças.

castelo medieval Cesky

A Pensão Ingrid é boa opção de hospedagem na cidade medieval de Cesky Krumlov

 

Já estive duas vezes nesta bela cidade medieval perto de Praga, esbelta com um dos maiores castelos da Europa e graciosa com as curvas sinuosas do Rio Vltava. Sem dúvida, ao lado de Viena, na Áustria, Cesky Krumlov é um dos meus destinos românticos favoritos na Europa.

Souvenirs em madeira e ginger bread

Para quem gosta de sourvenirs e lembrancinhas, as inúmeras lojinhas para turistas possuem peças e artesanatos em madeira, cera de abelha e pão de gengibre (gingerbread), produtos típicos da região. As ruas da ciedade medieval repletas de cafés, são um convite para experimentar os chocolates caseiros, sorvetes e doces tchecos.

Restaurantes em Cesky Krumlov

A vila medieval é um ótimo destino romântico para viagem de casal, especialmente para os casais amantes de gastronomia. Há várias opções de restaurantes em Cesky Krumlov com boa comida thceca e alemã. Dessa forma, Almoçamos no restaurante do hotel Old Inn na pracinha central de Cesky Krumlov. Escolhemos porque estávamos com fome e foi um lugar que achamos bom para a pequena Belinha, de apenas 2 meses.

cidade de Praga

Jantamos no restaurante Konvice. Pedi um prato tcheco (foto acima). Estava uma delícia e foi bem gostoso aproveitar o pôr-do-sol e passar a noite com minha família. Fiz pesquisas e pelo que vi, para roteiros de mais dias, vale a pena experimentar o restaurante do hotel Barbakán pela localização e vista privilegiada da vila medieval.

Como chegar na cidade medieval

sul de praga

A pintura do castelo e da torre são demais. | Muita Viagem

Como dissemos, Cesky Krumlov já é há tempos, um dos principais destinos turísticos da República Tcheca, por isso mesmo de fácil acesso para quem deseja viajar de carro, trem ou ônibus turístico. Há algumas formas de ir de Praga à Cesky Krumlov. A cidade medieval fica bem perto da capital, sendo bem fácil chegar.

Como ir de praga à Cesky Krumlov

Se for de carro, siga via Benešov, Tábor e depois siga para Borek (E55 / D3).

Para quem opta pelo trem, os mesmos partem da estação central de Praga – Hlavní Nádrazí para Cesky Krumlov. Chegando lá procure pelo nome Špičák ou Autobusové nádraží para pegar um ônibus até o centro de Cesky Krumlov . A passagem de trem custa cerca de 10 euros.

Para ir de ônibus, você deve ir até a estação Praha, Florenc. A empresa de turismo que realiza as viagens é a Agency Student ou a FlixBus.

A passagem de ônibus é mais barata, sai por cerca de 8 euros. Para quem viaja de ônibus, a estação final do ônibus fica a apenas 15 minutos a pé do centro de Old Town. Caso esteja sem malas ou apenas mochilas é bem legal já fazer esta caminhada. Fora da alta estação (verão), procure mais informações com antecedência sobre os horários do transporte público na República Tcheca.

Apesar de integrar a comunidade europeia, a República Tcheca ainda não adota o euro como moeda. É preciso fazer o câmbio para coroas tchecas. As melhores casas de câmbio costumam ficar no centro de Praga, basta ver onde tem mais fila, é a casa que oferece a melhor cotação!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.