Início / Melhores destinos / Cidades históricas de Minas Gerais – Roteiro fácil
ouro preto mg
Pôr do sol em Ouro Preto-MG

Cidades históricas de Minas Gerais – Roteiro fácil

Óh, cidades históricas de Minas Gerais!

O Estado mineiro possui inúmeros destinos que atraem o visitante para viagens culturais. As maiores cidades de Minas Gerais ainda têm cara de interior. Portanto, para quem vai às Minas Gerais certamente irá comer culinária e comida mineira muito saborosa, o mais difícil é escolher o roteiro para fazer entre as cidades históricas de MG perto de SP.

Para quem quer conhecer Minas Gerais, algumas sugestões de roteiro são as Cidades Históricas de Minas Gerais (MG), além de outras rotas em cidades do interior de Minas e cidades turísticas.

As melhores pousadas em MG pelo Booking.com

Roteiro por cidades históricas em Minas Gerais

São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Branco, Mariana, Ouro Preto, Santa Barbara, Caete, Sabará, Betim e Brumadinho.

As cidades históricas mineiras são uma viagem pela História do Brasil. É possível reviver momentos do Brasil Colônia visitando as igrejas, casas e museus que compõem ótimo roteiro turístico.

Nesse sentido, as cidades históricas de Minas Gerais são verdadeiro patrimônio da sociedade brasileira. As cidades possuem vasto e valioso acervo de obras de arte e arquitetura, nas igrejas, museus, ruas e casas preservados. Assim, o legal de organizar uma viagem por entre as cidades históricas é que sempre há atrações e festivais nestas cidades, como festivais de cinema, artesanatos e gastronomia.

Destaques na rota:

Brumadinho – famosa por abrigar o Instituto Inhotim, a cidade recebe milhares de turistas interessados em admirar a mistura entre a arte e a natureza. São mais de 500 obras distribuídas por diversos pavilhões e áreas abertas, cercados por jardins, lagos, montanhas e vales.

Cidades históricas em Minas Gerais

A visita às cidades históricas mineiras – Caeté, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Santa Bárbara, São João Del Rei, Serro e Tiradentes, é um dos roteiros de viagem rodoviária mais interessantes do Brasil. Desse modo, a melhor época para ir é de janeiro a agosto, preferencialmente durante o Carnaval e a Semana Santa.

Alguns lugares que você tem que fazer uma parada para fotos são a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Santuário do Caraça, em Santa Bárbara; a Matriz de N.S. do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, estes últimos em Ouro Preto (MG).

Congonhas  – 85 km de BH

Você pode começar o roteiro pela cidade de Congonhas, destino rico de construções barrocas, incluindo esculturas em pedra-sabão do Aleijadinho na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos. Aliás, durante os feriados da Semana Santa acontece encenação da Paixão de Cristo, festas religiosas, procissões e cerimônias, como o lava-pés, a Vigília Pascal, novenas e apresentações musicais.

Por fim, uma outra celebração religiosa é o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, realizada desde 1.770 entre os dias 7 e 14 de setembro. O festival recebe mais de 100 mil peregrinos todos os anos, com missas ao longo de todo o dia.

Bixinho-MG, em Prados, refúgio da arte em MG

Diamantina  – 305 km de BH

cidade em minas gerais

Diamantina (MG), cidade histórica no coração de Minas Gerais. | Foto: Glauco Umbelino

A mais cobiçada das pedras preciosas (o diamante, é claro) empresta o seu nome a uma das cidades históricas mais bem preservadas de Minas Gerais (MG). Sendo assim, a cidade histórica é agitada, com muitos turistas e intenso comércio intenso, Diamantina está sempre com as pousadas e restaurantes lotados.

Mariana  – 116 km de BH

A mais antiga cidade mineira, foi a primeira capital de Minas Gerais. Mariana tem belas e conservadas igrejas, preservando a arquitetura colonial no centro histórico.

Uma dica na viagem às cidades históricas de Minas Gerais é dar uma volta no centro da cidade, especialmente nas comemorações de aniversário da cidade no dia 16 de julho. Na Semana Santa são feitas as encenações da Paixão de Cristo. O espetáculo é dividido em duas parte, entre quinta-feira e sexta-feira. Sábado há shows com música e queima do Judas.

Já no domingo de Páscoa à tarde as ruas ficam cobertas com serragem, pó de café e carpetes coloridos feitos artesanalmente pelos próprios moradores.

Capitólio-MG, viagem pela Serra da Canastra

Ouro Preto – 107 km de BH

cidades históricas minas gerais

Pôr do sol em Ouro Preto-MG

Famosa pelo carnaval de rua e festas de república de estudantes, Ouro Preto é uma das cidades mais importantes da história do Brasil e um dos destinos que mais valem a pena no roteiro pelas cidades históricas mineiras. Assim, Ouro Preto reúne o conjunto arquitetônico e artístico mais valiosa do barroco em suas igrejas e residências.

Desse modo, dentro das igrejas de Ouro Preto estão algumas das mais preciosas obras de Aleijadinho, talvez o maior mestre da escultura nacional. Na época em que Vila Rica era a cidade mais importante do Brasil, Ouro Preto fervilhava com o primeiro movimento pela independência nacional, a Inconfidência Mineira, que teve início nas ruas da cidade histórica de MG.

Aliás, durante o Corpus Christi, as ruas são cobertas de flores e tapetes de serragem coloridas durante a preparação para a celebração religiosa realizada entre maio e junho. Já em abril, o turismo em Ouro Preto ganha destaque com o Festival de Cinema.

As melhores pousadas em Ouro Preto pelo Booking.com

Sabará  – 24 km de BH

Rodeado por colinas e com ruas antigas bem íngremes, Sabará é uma das cidades históricas mineiras mais próximas de Belo Horizonte (BH). Por isso mesmo, uma das que mais recebe turistas em viagens curtas e baratas em MG.

No centro da cidade, algumas ruas estreitas formam um maravilhoso complexo arquitetônico dos tempos coloniais. As igrejas também mantém intacta a arte barroca de Aleijadinho.

Santa Bárbara (120 km de BH)

É o destino mais perto do Santuário do Caraça, uma área protegida, onde os visitantes podem avistar um dos melhores pôr-do-sol das cidades históricas mineiras. Assim, uma das atrações da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que abriga arte barroca.

Tiradentes – 195 km de BH

cidades históricas mg

A Matriz de Santo Antônio é a principal igreja de Tiradentes-MG

Tradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, sendo uma das que mais atrai turistas no roteiro das cidades históricas mineiras. Além de sua rica herança histórica, a cidade vem se destacando também pelo Festival Gastronômico, em agosto. Tiradentes atrai turistas atrás da variedade de bares e restaurantes onde comer.

Por fim, para quem gosta de atividades culturais, a cidade histórica de Tiradentes abriga um dos festivais de cinema mais importantes do país – o Festival de Cinema de Tiradentes. Além disso, a cidade histórica agrega vasta riqueza arquitetônica como a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Fonte de Tiradentes e a Igreja da Santíssima Trindade.

Sites para planejar viagens para MG

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.