Início / Destinos / Delta do Parnaíba, um mosaico de paisagens entre o Piauí e o Maranhão
A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus

Delta do Parnaíba, um mosaico de paisagens entre o Piauí e o Maranhão

A Parnaíba está localizada no litoral do Piauí. É o portal de entrada para o Delta do Parnaíba. A cidade é repleta de atrações históricas, em espcial na região do Porto das Barcas e viva de natureza.

O Delta do Parnaíba, onde o rio se encontra com o mar em uma formação rara, é uma das atrações da Rota das Emoções, o celebrado roteiro de viagem por três Estados nordestinos –Maranhão, Piauí e Ceará.

A Rota das Emoções percorre cenários como as dunas dos Lençóis Maranhenses e as lagoas e praias da região de Jericoacoara. A viagem no Piauí para conhecer o Delta do Parnaíba é um sonho realizado.

A distância compensa e visitar esta região do nordeste brasileiro é, sem dúvida, conhecer melhor o Brasil.

O Delta do Parnaíba na Rota das Emoções

A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus

A saída para o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba foi do Porto de Tatus

Até fazer o passeio à foz do rio, achava que o delta era uma atração menor no roteiro que fiz com apoio da Rastro Nordestino, agência especializada na Rota das Emoções. Erradíssimo.

Partindo de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, visitar o maior delta das Américas, o terceiro maior do mundo, é conhecer um cenário único, que não deve nada para os passeios em rios na Amazônia.

Piauí – Delta do Parnaíba

um roteiro por três estados do Nordeste

Fizemos o roteiro no Delta do Parnaíba com a agência Rastro Nordestino, turismo especializado na Rota das Emoções

O que fazer em São Luís: turismo no Maranhão

O passeio do Delta do Parnaíba é um retrato impressionista da variedade de paisagens da Rota das Emoções. Não por acaso, fica no coração do roteiro nordestino, quase na metade do caminho entre São Luís e Fortaleza.

A paisagem no delta mistura praias de rio, mangues e dunas

A paisagem no delta mistura praias de rio, mangues e dunas

Encontre pousadas na cidade pelo Booking.com

Delta do rio Parnaíba

Apesar da maior parte do delta encontrar-se no Maranhão, o acesso mais fácil para o turista é por Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, com cerca de 150 mil habitantes. Do centro de Parnaíba até o porto dos Tatus, onde embarquei em uma lancha para o passeio do delta, é preciso fazer uma curta viagem de carro.

Na cidade, dá para marcar vários passeios pelo delta (como assistir a revoada dos guarás e até um safári noturno) e pelo Piauí, estado que tem um dos maiores acervos arqueológicos do mundo.

Para ir até a foz do rio, naveguei de lancha pelo riozão aberto e por igarapés, vi dunas e mangues até descansar e almoçar em uma praia paradisíaca já no Maranhão, na Ilha das Canárias, entre o rio e o mar.

Passeio no Delta do Parnaíba

Um banco de areia imenso, plano e com muito vento está na fronteira entre Maranhão e Piauí

Um banco de areia imenso, plano e com muito vento está na fronteira entre Maranhão e Piauí

Pouco antes, parei em um banco de areia muito extenso e plano, já no Maranhão, onde venta muito, mas muito forte. Do outro lado do banco estava o Piauí.

Antes de chegar ao encontro do rio com o mar, o barco entra em igarapés fechadinhos, a ponto de ter que abaixar a cobertura da lancha e desviar da vegetação, passa por pescadores e coletores de caranguejo, praias de rio…

Nos igarapés, é preciso desviar da vegetação do mangue

Nos igarapés, é preciso desviar da vegetação do mangue

Quem dá sorte (eu tive) consegue ver um outro pequeno jacaré (à noite, existe o safári no Parnaíba, quando bichos maiores estão à espreita; outro passeio na região é para ver a revoada dos guarás, pássaros vermelhos por causa da cor dos caranguejos que comem).

Cheguei na Ilha das Canárias, um povoado já no Maranhão, e almocei na pousada e restaurante Paraíso das Canárias.

Como estava sozinho, pedi uma refeição individual (não tinha no cardápio) e fui atendido com muita simpatia. Comi peixe frito e guarnições por R$ 27 e fiquei bem curioso em saber como era ficar hospedado no lugar, bem isolado.

Margens do rio Parnaíba

A Ilha das Canárias, no lado maranhense do Delta do Parnaíba, tem restaurantes e pousadas, mas é isolada

A Ilha das Canárias, no lado maranhense do Delta do Parnaíba, tem restaurantes e pousadas, mas é isolada

O Delta do Parnaíba é o terceiro maior do mundo e tem boa estrutura para receber turistas. Ilhas como Canárias, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia possuem pousadas e restaurantes.

Pouco transformado pelo homem, a região está na Área de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba.

Parnaíba é uma cidade que quero voltar. Passei dois dias e gostei muito do clima calmo, de caminhar na beira-rio e de tomar cerveja à noite no Porto das Barcas.

Espero que o aeroporto de Parnaíba, que já está quase pronto para funcionar, entre em operação rapidamente. A bucólica cidade está entre São Luís e Fortaleza e é uma ótima opção para visitar a partir dessas capitais nordestinas.

Onde ficar na Parnaíba

Onde ficar em Barra Grande – Parnaíba, no Piauí.

Confira abaixo dica de pousadas aconchegante no roteiro pela Rota das Emoções. Uma viagem muito legal no nordeste do Brasil!

onde ficar parnaiba

Pousada na praia de Parnaíba

Pousada Vila Parnaíba

Percorri a Rota das Emoções com apoio da Rastro Nordestino e, em Parnaíba, fiquei hospedado, a convite, na charmosa Pousada Vila Parnaíba.

A pousada é muito bem localizada, pertinho do centro histórico da cidade e da Avenida Beira-Rio.

A Pousada Vila Parnaíba é uma opção acolhedora para se hospedar na cidade: a decoração é de materiais naturais, o jardim é bem aparado, há várias redes para descansar.

Tudo é bem cuidado e o clima é de tranquilidade, ideal para quem quer relaxar na rede ou curtir a piscina, que não é muito grande, mas perfeita para se refrescar no calor piauiense.

Faça a reserva pelo Booking.com

onde ficar parnaiba turismo piaui

Eu estava quebrado depois de percorrer os Lençóis Maranhenses e o interior do Maranhão e pude recarregar as energias na Pousada Vila Parnaíba (até exagerei no farto café da manhã, com dezenas de opções). 

Gostei do interior do quarto que fiquei: espaçoso, com decoração clean, televisão grande, uma boa mesinha que me serviu de escrivaninha para trabalhar.

A Internet funcionou direitinho, fazia tempo que não conseguia entrar direito na rede. E ar-condicionado, fundamental no calor piauiense.

Eu estava sozinho na pousada e fiquei satisfeito com o atendimento, só lamentei não estar acompanhado: charmoso, acolhedor e com quartos com boa privacidade.

A Pousada Vila Parnaíba me pareceu perfeita para casais e famílias.

Além ser uma boa opção de onde ficar em Parnaíba, no Piauí, a pousada oferece pacotes especiais de lua de mel, carnaval e Réveillon e também passeios por essa linda e pouco explorada região brasileira.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

Um comentário

  1. Matheus Machado

    Esse passeio é incrível, já fiz esse e outros. Tem também um que é muito bom, o passeio Delta Revoada dos Guarás. Quando fui a Parnaíba fiquei na Pousada Vila Parnaíba que está na lista das 10 melhores pousadas de Parnaíba.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*