Início / Destinos / Extrema, no sul de Minas, pertinho de São Paulo
Pôr do sol na represa do Jaguary, na região de Extrema-MG

Extrema, no sul de Minas, pertinho de São Paulo

Extrema, no sul de Minas Gerais, é uma ótima opção para quem quer passar um final de semana tranquilo perto de São Paulo. Entretanto, a simpática cidade do sul de Minas e a região também oferece coisas para fazer para aventureiros e quem procura atividades de ecoturismo.

A cidade está distante cerca de 480 km de Belo Horizonte e 110 km de São Paulo.

Às margens da represa do Jaguary e cercada por montanhas, cachoeiras e águas, a região na Serra da Mantiqueira oferece trilhas em meio à mata, lugares para escaladas e mirantes e esportes de água, como caiaque e rafting.

Uma outra atração de Extrema e da região entre o interior de Minas Gerais e o interior de São Paulo é a cultura caipira.

O destaque se traduz em comidas feitas no fogão à lenha, doces e queijos mineiros e festas populares tradicionais em torno da praça do Santuário Santa Rita. O local é cercada por bares e restaurantes.

Extrema – Sul de Minas

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

Além disso, o clima da região é muito agradável, com noites amenas mesmo durante o verão -e com um gostoso frio durante o inverno, graças as montanhas e ao verde que cercam o lugar.

Não raro, as temperaturas chegam a menos de 10 graus durante a noite. É uma ótima opção de viagem barata para casais que procuram um lugar verde e friozinho perto da capital paulista.

Extrema fica a quase mil metros de altitude e, nos arredores, o ponto mais alto, a Pedra do Cume, fica a 1780 metros. O acesso é feito pela BR-381 / Fernão Dias, km 939.

Extrema é fácil de chegar e um destino perfeito para uma viagem de final de semana: fica a cerca de 110 km de São Paulo e de Campinas e 60 km de Monte Verde.

Bate volta Joanópolis – SP

Para aproveitar Extrema e as atrações da região no domingo, vale a pena ficar na própria cidadezinha ou na vizinha Joanópolis, no interior de São Paulo onde fica a cachoeira do pretos, uma das maiores do Brasil.

Vista da represa do Jaguary que banha Extrema, no sul de MInas Gerais

Vista da represa do Jaguary que banha Extrema, no sul de MInas Gerais

Onde ficar em Extrema

A cidade de Extrema ainda precisa melhorar no quesito pousadas e hotéis, mas é possível encontrar boas acomodações na região.

A dica para quem procura algo mais sofisticado, mas em meio a lugares verdes e com um lago, pode ficar no Spa Saúde Melhor, com banheira de hidromassagem no quarto.

As diárias nessa pousada em Extrema para dezembro de 2021 estavam por a partir de R$ 376,00 quando pesquisamos o preço em 27 de setembro de 2021.

Já o Sítio Cachoeira é opção econômica para grupos de amigos ou família grande. A fazenda oferece casa com 3 quartos e muito espaço e natureza para curtir com as crianças.

As diárias nessa fazenda em Extrema para dezembro de 2021 estavam por a partir de R$ 700,00 quando pesquisamos o preço em 27 de setembro de 2021. A casa acomoda até 6 pessoas.

Trilhas e cachoeiras em Extrema

Trilha cercada de verde para um mirante na Serra do Lopo

Trilha cercada de verde para um mirante na Serra do Lopo

A grande atração de Extrema é o Serra do Lopo, um monte com várias trilhas, pedras e mirantes para uma bela visão da Serra da Mantiqueira, do vale do Jaguary e da represa do Jaguary.

A Serra do Lopo possui duas rampas para salto de asa-delta, mas quando eu fui, pegamos uma trilha alternativa (leia: errada) e acabamos não encontrando as rampas.

Tudo bem, porque a vista é sensacional, mesmo com o tempo nublado.

Serra do Lopo – Extrema, MG

Conheça as trilhas, os mirantes e os picos da Serra do Lopo, em Extrema-MG.

Para quem procura aventuras na água, a região oferece agências que fazem rafting no rio Jaguary e lugares com acesso à represa do Jaguary, onde é comum ver caiaques, lanchas e jet-skis.

Além disso, há alguns parques privados com cachoeiras, como a Cachoeira do Salto Grande localizada na Estrada Municipal Pedro Rosa da Silva e horário de funcionamento das 8h às 17h de segunda a domingo.

Sem dúvida, a região na Serra da Mantiqueira é um grande berço de águas, com mananciais protegidos entre a mata nativa. Há muitas opções de ecoturismo.

Por fim, Extrema é palco de festas populares e eventos, especialmente no entorno da praça da igreja matriz durante os meses de junho e julho, no inverno, mas também durante o ano inteiro.

Não deixe de conferir o calendário da programação cultural da cidade.

Chegando na cidade há um centro de informações ao turista. Para saber mais sobre as atrações turísticas em Extrema, vale espiar também o site de turismo da cidadezinha no sul de Minas Gerais.

Post atualizado em 27 de setembro de 2021.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem. Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

2 comentários

  1. Que legal, uma ótima opção para passar o fds!

  2. Vale a pena olhar os destinos do interior de SP também!

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.