Início / Brasil / Fortaleza – O que fazer na capital do Ceará
A praia de Iracema, em Fortaleza, não é boa para banho

Fortaleza – O que fazer na capital do Ceará

Fortaleza é uma cidade vibrante

A cidade de Fortaleza, a capital do Ceará, é um dos principais destinos do Nordeste. São 25 km de litoral com paisagens maravilhosas.

Em Fortaleza, a avenida que beira a praia de Iracema concentra grande parte dos turistas à noite, ótimo lugar para sentir a brisa e aproveitar o clima agradável da capital cearense.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, tem uma agitada vida noturna, praias movimentadas e é ponto de partida para conhecer inúmeros destinos.

Algumas das praias de Fortaleza, como Cumbuco, Morro Branco, Canoa Quebrada, Aquiraz, além do Beach Park – Fortaleza, um dos mais conhecidos parques aquáticos do Brasil. Ou até a mais distante Jericoacoara, a vila entre dunas que guarda uma das praias mais bonitas do Brasil –e do mundo.

A capital do Ceará é um dos principais destinos turísticos do Nordeste, com festas populares famosas, como o Réveillon de Fortaleza em Iracema e o São João. Na nossa opinião, ainda vale a pena conhecer Fortaleza.

Onde ir em Fortaleza de dia e à noite

Roteiro de viagem em Fortaleza

turismo fortaleza

Praia de Iracema, onde ocorre o Réveillon em Fortaleza

Entre as atrações, vale explorar a vida noturna, com destaque para o forró e shows do Pirata Bar, saborear peixes e frutos do mar no excelente Mercado dos Peixes e conhecer a agenda cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Também nos divertimos à noite, em lugares tradicionais e bares moderinhos.

Para quem gosta de banho de mar, vale a pena explorar praias perto de Fortaleza, seja alugando um carro e indo por conta própria ou seja fazendo um passeio com agência turística.

Cumbuco tem bons hotéis, como o Duro Beach Hotel

Com espreguiçadeiras protegidas pela sombra, o Duro Beach Lounge é charmoso para ir em Cumbuco

Melhores praias de Fortaleza

A praia de Iracema, a mais famosa da capital cearense, não é recomendada para banho, por causa da qualidade da água. Já a praia do Futuro, é a praia mais procurada pelos turistas, tem ótima estrutura, com barracas cheias de atração, tem ondas e eventualmente água com aspecto barrento, além de trechos impróprios.

Para famílias, a praia do Futuro é o melhor lugar para ficar em Fortaleza. Tem bons hotéis, como o Crocobeach Hotel, mas o destaque são as mega-barracas –de novo, a bandeira Crocobeach oferece boas atrações.

Com piscinas, restaurante com bons preços (e que serve o famoso caranguejo de Fortaleza) e uma ampla área de mesas bem sombreadas por coqueiros, a barraca de praia Crocobeach é cercada por tendas de massagens frequentadas por pessoas de todas as idades.

Praias de Fortaleza

Com sol quase todos os dias, Fortaleza encanta com suas praias.

A Praia do Futuro é a mais turística, mais para gringo mesmo. E também um lugar legal para ir com crianças.

A Praia do Futuro tem cerca de 8 km de extensão é a melhor para o banho de mar na região central de Fortaleza. Há muitas barraquinhas, o que garante a infraestrutura para os gringos, turistas e famílias com crianças que fazem-se presentes.

Eu sinceramente não gosto. Por isso, minha dica é pegar um táxi ou mesmo ônibus e seguir em busca de praias mais bonitas como a Praia das Fontes, Praia de Morro Branco ou Mucuripe.

morro-branco-fortaleza

Falésias na Praia de Morro Branco, perto de Fortaleza | Muita Viagem

Fortaleza também pode ser considerada uma das melhores cidades para o turista fazer passeios de barco e jangada. Fazer um passeio mar a dentro nas escunas que saem de Mucuripe é um programa muito bacana. A dica é fazer o passeio no fim da tarde para apreciar o pôr-do-sol da embarcação.

Para quem curte kite surf, uma dica é ir até a praia de Cumbuco, com geografia que favorece a prática deste esporte.

Para famílias que viajam com crianças, a dica é tirar um dia para ir até o Beach Park, um dos melhores parques aquáticos do Brasil.

O melhor tobogã é o Insano, com altura de 41 metros e queda livre em 5 segundos.

Passeios culturais em Fortaleza

Centro Dragão do Mar

Além das belas praias, Fortaleza possui outras atrações para o turista. Um lugar legal para visitar é o Centro Dragão do Mar.

O complexo cultural abriga um anfiteatro, cinema, planetário, museus e muitas lojinhas de artesanato. Vale a pena comprar redes artesanais, esculturas, quadros, cerâmicas, tapetes, etc.

O centro cultural está localizado na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Theatro José de Alencar

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer é o Theatro José de Alencar. A construção é um exemplo da arquitetura de ferro no Brasil. O edifício data de 1910 é um raro exemplar de teatro à italiana, com o palco visível da rua.

Museu da Cachaça

O museu deste líquido alcoólico, tão apreciado por cearenses e turistas em geral, é exposto em garrafas antigas e muitas fotos com cerca de 600 marcas de cachaças brasileiras.

Visitar o Museu da Cachaça é mergulhar na história da cachaça. Pertinho de Fortaleza, ainda em sua região metropolitana, encontra-se um vasto acervo de documentos, fotos, garrafas, tonéis de bálsamo, mapas.

O Museu da Cachaça, que fica lá no Município de Maranguape – Sítio Ypióca, tem até uma passarela em meio a um canavial. É lá também que está o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros, além de parque com área para esportes radicais.

Para visitar combine com um taxista. O museu fica a  25 km de distância de Fortaleza.

Onde ir à noite em Fortaleza

Festas em Fortaleza

Um dos melhores lugares onde ir em Fortaleza à noite é o Pirata Bar

O Pirata Bar é a balada mais famosa de Fortaleza – Divulgação

À noite, a Crocobeach (Av. Clóvis Arrais Maia, 3125 – Praia Do Futuro) recebe programação especial, como shows de forró ao vivo ou os reconhecidos shows de humor cearenses –estes, às quintas-feiras.

Quem quer um lugar para paquerar e menos família, tem outras boas opções de barracas, como a Órbita Blue  (Av. Clóvis Arrais Maia, 3879 – Vicente Pinzon, Fortaleza) que tem baladinhas e até shows na sua programação noturna.

Imperdível na noite em Fortaleza é o Pirata Bar (Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema, Fortaleza).

Com uma estrutura imponente, que recebe muitas pessoas –de famílias a turistas estrangeiros atrás de paquera– o Pirata Bar é famoso pela “segunda-feira mais louca do mundo”.

Realmente impressiona: no palco (e no chão), além do forró, bandas trazem músicas brasileiras para dançar.

Além do evento na segunda-feira, o Pirata Bar abre apenas às sextas, com o forró como carro-chefe da diversão.

Mas há outras opções mais calmas e sofisticadas, para fugir do esquema turismo de massa.

Bar e restaurante em Fortaleza

O Giz é um bom lugar para ir à noite de casal em Fortaleza

O Giz Cozinha Boemia tem boa cozinha e cartas de drinques e cervejas – Divulgação

Para comer comida regional, entre outras opções, beber cerveja ou uma cachaça especial e ouvir boa música –a programação musical de artistas nordestinos é um destaque–, o Cantinho do Frango é ótima opção.

O lugar surpreendeu e foi um dos lugares mais bacanas que fomos em Fortaleza. Quando estiver na capital cearense, um lugar onde volto é o Cantinho do Frango.

Se a ideia é apenas bebericar cervejas especiais ou ótimos drinques, o Giz Cozinha Boemia é charmoso, bem legal para sair a dois em um ambiente aconchegante, mas sofisticado (Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Meireles, Fortaleza).

O Moleskine Gastrobar, pertinho, também é um lugar descontraído e acolhedor que vale a pena conhecer –o destaque é a happy hour. O bar em Fortaleza conta com vários ambientes com decoração moderninha e charmosa interessantes para momentos a dois (Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles).

Onde comer peixe e frutos do mar

O Mercado dos Peixes é um dos melhores lugares onde comer peixe em Fortaleza

Escolha peixes e frutos do mar frescos no mercado em Fortaleza

Aqui, voltamos a um lugar menos moderninho e mais raíz. Gostei tanto que fui duas vezes nos dez dias em que estive viajando por Fortaleza.

Se tivesse apenas um dia em Fortaleza, com certeza passaria lá: o Mercado de Peixes do Mucuripe (Av. Beira Mar – Meireles, Fortaleza, na altura do número 4632).

Ali, a beira-mar, encontram-se bancas –por indicação, fomos ao Box 17– que vendem pescados e frutos do mar frescos e por ótimos preços.

Camarões enormes, lagostas suculentas, peixes fresquinhos, tudo muito atraente aos olhos e paladar.

Para começar a noite em Fortaleza, um peixinho cai bem

É legal comer o peixe, o camarão ou a lagosta à beira-mar, no começo da noite, no Mercados dos Peixes de Fortaleza

O legal é escolher um dos restaurantes colados e pedir para fritar –-ou fazer no bafo– o peixe, o camarão, a lagosta fresquinha logo ali, enquanto toma uma cerveja vendo o mar –o final da tarde é uma delícia no Mercado dos Peixes do Mucuripe, em Fortaleza.

Os preços para fritar também são muito bons.

É um lugar popular, com vendedores ambulantes e eventuais pedintes entre as mesas.

Alguns turistas reclamam da limpeza (mas o mercado foi reorganizado recentemente), mas achei tudo muito bom e recomendo sem dúvidas –menos para quem se considera fresco, é claro. E obviamente tem cheiro de peixe.

Restaurantes em Fortaleza

Tronco do Gaúcho Grill

O dono do bar é o ex-jogador de futebol Solimar Rossini, o que fica evidente na decoração do local. Um dos destaques da casa é o famoso “Trio Castelão”, composto de linguiça, mandioca e cachaça. O endereço é Rua Alto Santo, 12 – José Bonifácio.

Tempero do Mar

Outro restaurante que gosto muito é o Tempero do Mar, um lugar para comer bem em Fortaleza. O restaurante é familiar e tem serve pratos bem simples, mas deliciosos e com preço acessível para não dizer muito barato. Recomendo a moqueca de camarão e a farofa de arraia.

O endereço é Rua Juvêncio Vasconcelos, 30, no Mucuripe – Fortaleza – Ceará.

Coco Bambu

O Coco Bambu não é um restaurante barato, porém continua sendo um dos mais procurados por turistas em Fortaleza, cidade onde fica a matriz do restaurante que também possui unidades em São Paulo, SP.

Peça um prato com camarão que não irá se arrepender. Minha sugestão é o camarão com catupiry, pesado, mas nada que uma caminhada na feirinha de Fortaleza não resolva.

O restaurante fica localizado na Rua Canuto de Aguiar, 1.317, Meirelles.

Hotéis em Fortaleza

O CrocoBeach Hotel, em Fortaleza, fica a poucos passos da areia da praia do Futuro, a principal e melhor estruturada praia para turismo da capital do Ceará.

É um ótimo hotel para casais em viagem a dois, com suítes de luxo, mas também para famílias que querem ficar próximo a beira do mar, perto de barracas de praia com atrações para crianças e boas opções para comer.

O hotel em Fortaleza tem linda piscina e vista para o mar

O CrocoBeach Hotel é um dos melhores hotéis de Fortaleza para famílias

O hotel quatro estrelas em Fortaleza, na praia tem ótimos quartos com varandas espaçosas com vista para o mar, academia com bela vista panorâmica da praia mais turística da capital do Ceará, piscina charmosa com bar molhado, sauna…

Um dos destaques de quando passamos 5 dias no hotel CrocoBeach no começo de 2019, pouco depois do Réveillon, nas férias de verão, foi o café da manhã: irrepreensível, com frutas, doces, pães e tapiocas feitas na hora, entre outras gostosuras para começar bem o dia na famosa praia nordestina.

O ar condicionado também surpreendeu: bastante silencioso, só se percebia que estava ligando pela boa climatização do quarto. O quarto, espaçoso, tinha uma bela vista panorâmica da praia, e uma varanda grande de verdade: dava até para passar a tarde ali.

O hotel é um dos melhores hotéis para ficar na capital do Ceará e fica próximo ao aeroporto e no caminho para o Beach Park

O hotel na praia do Futuro tem piscina, bar molhado, sauna e academia – Divulgação

Além disso, o hotel, em estilo contemporâneo e com boa limpeza, faz parte de um complexo turístico que inclui a barraca de praia Crocobeach, a mais famosa das barracas de fortaleza, sempre movimentada nas férias e na temporada.

O hotel na praia do Futuro fica a apenas 200 metros da CrocoBeach.

Entre outras atrações pé na areia, o Complexo CrocoBeach tem duas piscinas (uma com atividades para crianças), um restaurante com bons preços e eventos, como os famosos shows de humor de Fortaleza e banda ao vivo de forró, entre outras atividades na programação, com muitas coisas para fazer nas férias.

CrocoBeach e outros lugares para aproveitar a praia do Futuro

Os hóspedes do Crocobeach Hotel, além de terem acesso a estrutura do complexo praiano, têm desconto de 15% no que consomem na barraca, que tem um restaurante com preços justos.

Além das mesinhas sobre coqueiros e das mesas pé na areia, o local é cercado por simpáticas barracas de massagem e tratamentos estéticos com bons preços.

A maioria dos profissionais que fazem massagem na praia são mulheres, mas há homens também. Todas são bastante profissionais, e as famosas barracas de massagem de Fortaleza são procuradas por homens e mulheres de todas as idades.

O hotel CrocoBeach é bem localizado, no começo da praia do Futuro –ou seja, é razoavelmente próximo da Avenida Beira-Mar, com bom acesso ao centro e à praia de Iracema para quem está de carro.

Fica a 10 km do centro Dragão do Mar, do Pirata Bar e do Aeroporto de Fortaleza, entre outros pontos de interesse da capital cearense.

O hotel em Fortaleza também é bem localizado para quem pretende ir para o Beach Park, uma das principais atrações perto de Fortaleza e ótimo lugar para viajar com a família em julho.

O parque aquático mais famoso do Nordeste fica em Aquiraz e está a apenas 18 km do CrocoBeach, trajeto que pode ser feito em cerca de 25 minutos de carro. É mais fácil de chegar do que da praia de Iracema ou da Beira-Mar.

Hotéis da Praia do Futuro – Fortaleza

A praia do Futuro é um dos melhores lugares de Fortaleza para aproveitar as férias com a família

O complexo na barraca CrocoBeach tem piscina, restaurante, barracas de praia e outras atrações – foto: Muita Viagem

A praia do Futuro guarda alguns dos mais prestigiados hotéis de Fortaleza. Além do famoso CrocoBeach, elencamos algumas outras sugestões de hotéis nessa parte da capital do Ceará.

Gran Mareiro Hotel Outro hotel quatro estrelas de Fortaleza bom para viajar com a família, tem bela piscina e conta com parquinho infantil, salão de jogos e academia, entre outras atrações.

Próximo à praia, o Gran Mareiro Hotel tem quartos com vista para o mar e boa estrutura para casais ou famílias.

Vila Galé Fortaleza Muito procurado por casais, o hotel tem piscina, academia e spa, além de parquinho infantil. Com dois restaurantes, é elogiado pelas especialidades da gastronomia portuguesa.

Hotel Praia do Futuro Com preços mais baratos que as opções acima, é um hotel em Fortaleza bem localizado, com boa relação custo-benefício, principalmente para quem não busca comodidades no próprio hotel.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.