Início / Destinos / Guararema: o que fazer na capital histórica do interior paulista
Guararema fica a menos de 100 km de São Paulo

Guararema: o que fazer na capital histórica do interior paulista

Guararema – SP é uma cidade histórica e bucólica, por isso muito romântica. Às margens do Rio Paraíba do Sul, a pequena cidade bem perto de São Paulo se destaca pela paisagem de natureza e ares de interior.

Alguns dos destaques turísticos de Guararema, além das belas acomodações rústicas em hotel fazenda e sítios, são as celebrações de Natal e também a igreja com a imagem de São Longuinho.

Resorts próximos de SP

Como chegar em Guararema, SP

A distância para Guararema de São Paulo é de 80 km, em viagem de carro dá pra fazer em pouco mais de uma hora com poucos pedágios. É possível também fazer a viagem de ônibus, com linhas saindo do Terminal Rodoviário do Tietê.

O que fazer em Guararema – SP

A cidade turística se destaca pelo cultivo de orquídeas, o Natal iluminado e outros eventos.

O turista que visita Guararema pode conhecer um pouquinho mais sobre a história de uma região bucólica cercada por natureza e paisagens românticas, como o Parque da Pedra Montada e a Igreja de Nossa Senhora da Escada, com a imagem de São Longuinho.

Recanto Américo-Pau D´Alho

Comece o roteiro em Guararema sabendo que o nome da cidade provém do tupi e significa Pau D’Alho, uma espécie de árvore bastante comum na região.

Aliás, no Recanto Américo-Pau D´Alho – localizado na rua Cel. Ramalho, 849-1055 – Itaoca, Guararema – SP, detém uma árvore da espécie com mais de 30 metros de altura.

Vale a pena passar a tarde relaxando à beira do Rio Paraíba do Sul. O parque fecha às 17h. O telefone de contato é (11) 4693-8000.

Parque Municipal da Pedra Montada

Já no Parque Municipal da Pedra Montada, o destaque são as formações rochosas, numa escultura natural belíssima com mais de de metros de altura.

Trem de Guararema

Na Estação da Estrada de Ferro do Brasil, o turista tem a chance de voltar no tempo e conhecer o principal marco da fundação da cidade – e fazer viagem no trem de Guararema. A construção em estilo inglês, de 1876, foi transformada em Centro Cultural e hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura.

O passeio de trem no interior de SP remete ao passado. O trajeto turístico faz roteiro que sai do centro de Guararema e percorre a região até o Bairro de Luís Carlos.

O que fazer em Paranapiacaba – SP

Ilha Grande

Outro ponto turístico bonito para tirar belas fotografias é a Ilha Grande. Localizada na rua Admeleto Gasparini, no centro de Guararema, o local chama atenção pelas trilhas, playground e pelos belos jardins.

A ilha possui aproximadamente 400 metros de trilha para caminhada e deck para contemplação do Rio Paraíba do Sul.

Pesquise hotéis em Guararema

Turismo religioso no interior de SP

Guararema possui um rico acervo religioso, são várias igrejas que despertam olhares admirados e também aguçam a fé.

Um exemplo é a Igreja Nossa Senhora da Escada, construída em 1652 pelos jesuítas. Esta é a única capela no Brasil que possui no altar a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o santo dos objetos perdidos.

Já a Igreja de São Benedito retrata uma parte da história da cidade de Guararema, sendo considerada a igreja matriz do município. A construção teve origem quando a escrava Maria Florência, com suas economias e a ajuda de outros fiéis, em 1875, conseguiu construir a capela em homenagem ao santo de sua devoção.

Já para chegar à Igreja Nossa Senhora D´Ajuda o fiel vai precisar subir 81 degraus. Entretanto, do mirante é possível observar a construção de 1692, às margens do Rio Paraíba do Sul, que também abriga a imagem da santa.

Viagens bate-volta saindo de São Paulo

Guararema Natal

Guararema – Cidade Natal cancelado em 2020 | Wanderley Costa/Prefeitura de Guararema

Cidade Natal

O Natal na cidade de Guararema tem atrações especiais. A véspera e a noite de Natal proporcionam ao turista grande programação com ruas decoradas e apresentações artísticas.

Evento cancelado

Entretanto, em 2020 o evento foi cancelado. A Prefeitura de Guararema decidiu cancelar a edição 2020 do evento natalino Guararema – Cidade Natal, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A tradicional decoração natalina, que é feita desde 2009, só tinha sido cancelada em 2016.

Post publicado em 23 de dezembro de 2014. Atualizado em 14 de agosto de 2021 por Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.