Início / Melhores destinos / Itanhaém – SP reúne história e praias baratas no litoral paulista
Itanhaém, litoral sul de SP

Itanhaém – SP reúne história e praias baratas no litoral paulista

Itanhaém, a cidade litorânea possui belas paisagens e monumentos que contam um pouco da história do povo paulista. É uma dica de praia perto de São Paulo para visitar em 2024!

Para começar, entre praias e esculturas, Itanhaém é uma ótima opção para quer quem relaxar numa praia barata perto da capital. Certamente, em Itanhaém dá para recarregar as energias e ainda conhecer um pouco da história de São Paulo. Aliás, tudo isso com o adicional de ser bem pertinho da capital – são apenas 90 km de distância.

Itanhaém, no litoral sul de SP

Itanhaém conta com 14 praias – cartão de visitas da cidade, conhecidas por suas belezas naturais e praias com grandes extensões de areia escura. Entre as mais populares estão: Praias dos Sonhos, do Cibratel e dos Pescadores, onde o fluxo turístico é intenso, principalmente, por suas ótima balneabilidade durante o ano inteiro.

Além disso, vale a pena conferir a agenda municipal que sempre oferece shows, esportes, aulas de ginástica à beira do mar, especialmente durante as férias de verão. Itanhaém é, certamente, um ótimo destino para programar uma viagem em família.

Atrações turísticas

Ali, aproveitando a maresia, um dos pontos a serem vistos é a Cama de Anchieta. Segundo a lenda, o beato José Anchieta escolheu a formação rochosa na Praia dos Sonhos para descansar e encontrar inspiração para escrever seus poemas.

Do mesmo modo, turistas também podem encontrar inspiração no Portal Místico do Morro de Pernambuco, formação rochosa de forma peculiar que ficou famosa por conta de simpatias e citadas por esotéricos de todo Brasil. Fato é, independente de qualquer crença, trata-se de uma bela paisagem para qualquer um recarregar as energias e tirar belas fotos para o Instagram.

Após relaxar e recarregar as energias, uma dica é mergulhar na história do município. Importante patrimônio histórico, a Casa de Câmara e Cadeia tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição.

Leia também: O que fazer em Mongaguá

Durante a suposta data de fundação da cidade, já havia a parte inferior, onde funcionava a Cadeia. Sendo assim, em 1561, sofreu sua primeira reforma, quando a parte superior foi ali construída. Aliás, a construção funcionou como cadeia até o ano de 1964.

Já o Monumento Paulo Leandro de Lima é responsável por prestar uma homenagem aos pescadores da região – grande atividade econômica da região. Homem íntegro, Paulo Leandro de Lima, natural de Iguape, chegou a Itanhaém em 1946 e utilizava-se da piroga, uma espécie de canoa indígena para realizar seu trabalho.

Mulheres de Areia

Aliás, em uma história mais recente, a praia de Itanhaém, conta com o nome “Mulheres de Areia” escrito em suas páginas. Esculpida por Serafim Gonzalez, ator que participou da primeira versão da novela transmitida pela extinta TV Tupi, o monumento é um marco das gravações na cidade. Desse modo, é possível ver a escultura na Praia dos Pescadores.

Vale lembrar ainda que Itanhaém faz parte do projeto Caminha São Paulo: a rota Passos dos Jesuítas – Anchieta. Trata-se de um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo 360 km.

Como chegar em Itanhaém

Passos dos Jesuítas

Por fim, um roteiro pelo litoral paulista pode incluir os “Passos dos Jesuítas – Anchieta”, que é uma rota inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.