Início / Destinos / Joanópolis: cachoeiras e esportes náuticos em SP
Cachoeiras em Joanópolis - SP | Elias Gomes

Joanópolis: cachoeiras e esportes náuticos em SP

Uma cidade bonita e bem próxima de São Paulo, Joanópolis é uma cidade romântica e tranquila para viagem de casal ou família.

Encravada num vale da Serra da Mantiqueira, a singela e acolhedora Joanópolis é o endereço certo para os turistas que buscam um pouco de paz e ar puro, longe das aglomerações das praias e o estresse das grandes metrópoles.

O jeito simples e pacato de uma típica cidade do interior encantam: ruas e caminhos de terra, povo simpático e hospitaleiro, carroças circulam tranquilamente pela praça da matriz, o coreto, a antiga pharmácia (com a grafia antiga mesmo), além da igrejinha de São João Batista.

Roteiros de Ecoturismo e Turismo sustentável

O que fazer em Joanópolis

Cachoeiras em SP

Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis – SP | CC

Com 154 metros de queda, o cartão postal da cidade é a cachoeira dos Pretos – uma das maiores cachoeiras de SP. Situada em área de preservação ambiental, o local abriga a nascente do Rio Piracicaba.

Ao contrário do que muitos pensam, o nome da cachoeira não tem nada a ver com escravos. A origem advém do sobrenome de uma família de bandeirantes que morou e que ainda é dona das terras na região.

A Cachoeira dos Pretos é uma das maiores quedas d’agua de SP, com mais de 150 m de altura. A cachoeira é indicada para a prática do rapel, mas cuidado — não é indicada para mergulho por causa da quantidade de pedras que existem lá embaixo.

Outras cachoeiras legais para nadar na região são a Cachoeirinha, que fica no caminho para a Cachoeira dos Pretos, e Cachoeira dos Pires, que requer uma caminhada de 40 minutos em trilha de nível médio.

Outro ponto de interesse é a represa do Rio Jacareí também é bastante visitada pelos turistas. Com uma área total de 50 quilômetros quadrados, o local possui vários mirantes que proporcionam lindos visuais – isso sem falar da prática de esportes náuticos como passeios de barco, jet ski, caiaque e pescaria.

Gigante adormecido | foto: Elias Gomes

Você também não pode deixar de conhecer a formação rochosa que ganhou o nome de Gigante Adormecido – o recorte das montanhas com o céu produz uma silhueta que lembra um homem deitado. Ela fica na divisa com o município de Extrema (MG). Dali é possível ver diversas cidades da região. O ponto mais alto é o Pico do Lopo com 1.725 metros de altitude. Neste local existem rampas para a prática de asa delta.

Para quem curte a mata, riachos e animais, caminhadas e trekking são excelente opção – não se esqueça de levar uma câmera para fotografar as paisagens e uma garrafa com água.

Se quiser algo mais radical, opte pelo mountain bike. A cidade oferece diversas trilhas de bike perto de SP. Já para roteiros de jipe em 4×4 e mapas de motocross para motoqueiros, há várias rotas pelas estradas que ligam Joanópolis às cidades do sul de Minas, como Extrema e Monte Verde.

Por fim, outra atração na cidade é o resort Monte das Oliveiras. Um dos melhores hotéis de luxo de SP e um dos resorts mais próximos de SP.

O resort em Joanópolis é um lugar bastante procurado para viagem de lua de mel em SP. No entanto, para férias em família, há acomodações mais econômicas em pousadas e chalés também.

Como chegar em Joanópolis?

Localizada a 115 km de distância de São Paulo, o acesso à Joanópolis é feito rodovia Fernão Dias (BR-381). Vá até o Km 2 e pegue a saída para Joanópolis – SP.

Continue o trajeto por mais 18 km pela estrada entre Serras e Águas.

Post atualizado em 18 de agosto de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.